Brasil,

Cidadania Italiana atrai cada vez mais jovens brasileiros, aponta estudo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cris Barboza
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

(Créditos: Freepik) (Créditos: Freepik)

Segundo levantamento da Gioppo & Conti, referência em cidadanias europeias, os interessados têm entre 18 e 34 anos

Uma pesquisa da Gioppo & Conti, escritório especializado em cidadanias europeias, revela uma tendência crescente entre os jovens brasileiros: o interesse pela cidadania italiana como estratégia de mobilidade, estudo e carreira no exterior.

Segundo o levantamento, que analisou cerca de 3.200 clientes, 40% dos brasileiros que iniciam o processo de reconhecimento da cidadania italiana têm entre 18 e 34 anos. A distribuição entre gêneros é equilibrada — 50% homens e 50% mulheres —, mostrando que o fenômeno é amplo e plural.

O levantamento traz um retrato atual das novas motivações da juventude brasileira, que enxerga na dupla cidadania não só um vínculo cultural, mas um passaporte real para novas oportunidades. Para o advogado Fábio Gioppo, especialista em Direito Internacional, os dados refletem uma mudança geracional. “Desde 2021, atendemos mais de 3 mil brasileiros, e esse recorte etário mostra como a cidadania passou a ser vista como uma estratégia de futuro”, afirma.

Mais do que um documento europeu, o estudo mostra que o passaporte italiano representa uma série de oportunidades acadêmicas, profissionais e de qualidade de vida. Entre os principais atrativos estão:

- Facilidade de mobilidade internacional: O passaporte italiano permite entrada em 170 países da União Europeia sem necessidade de visto, além de facilitar a entrada nos EUA via o programa ESTA.

- Estudos acessíveis na Europa: Jovens ítalo-brasileiros podem estudar em universidades de ponta com taxas muito inferiores às cobradas de estrangeiros não europeus.

- Oportunidades profissionais e empreendedorismo: Com cidadania, é possível trabalhar legalmente em empresas europeias ou abrir negócios com menos burocracia e incentivos fiscais.

- Acesso à saúde e benefícios sociais: Cidadãos têm direito ao sistema público de saúde italiano (SSN) e à aposentadoria, desde que cumpram os requisitos de contribuição.

- Estilo de vida e segurança: Qualidade de vida, segurança e estabilidade são fortes atrativos. Países como Itália, Alemanha e Portugal oferecem infraestrutura de ponta e boas condições para viver.

De acordo com Gioppo, o crescimento no número de jovens interessados tem base concreta: “Muitos sonham em estudar no exterior, ter uma formação de alto nível e estabelecer uma carreira internacional. A cidadania italiana viabiliza esse projeto de vida”, conclui.

Sobre Fábio Gippo

Fábio Alex Gioppo é advogado especializado em Direito Internacional e Imigração, e CEO da Gioppo & Conti, referência em cidadania europeia. Formado em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), possui MBA em Direito Internacional e de Imigração, pós-graduação em Direito Tributário pelo Centro de Direito Damásio Educacional e especialização em Direito e Processos do Trabalho pela Escola Paulista de Direito.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar