Brasil,

ESG e Saneamento: Como o Brasil Pode Aproveitar essa Oportunidade para o Futuro Sustentável

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriel Soares
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Clovis-Araujo Clovis-Araujo

Clóvis Francisco de Araújo, consultor na Vizca Engenharia e Consultoria*

O setor de saneamento básico no Brasil vive um momento decisivo. Com o novo marco legal ampliando a participação da iniciativa privada, integrar práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) não é apenas relevante – é estratégico. O fornecimento de água tratada e a coleta e tratamento de esgoto já têm relação direta com questões ambientais e sociais. Mas é possível avançar ainda mais.

Tecnologias como a geração de biogás a partir do lodo das estações de tratamento, programas de eficiência energética e controle de perdas representam caminhos viáveis para tornar o setor mais sustentável. Essas iniciativas reduzem emissões de gases de efeito estufa e promovem a economia circular, aliando impacto ambiental positivo à eficiência operacional.

Ao mesmo tempo, o ESG abre portas para novas formas de financiamento. Green Bonds, Social Bonds e títulos sustentáveis ganham espaço no mercado de capitais atraindo investidores comprometidos com causas socioambientais. Um exemplo é o Programa Eco Invest Brasil, criado com recursos do Fundo Nacional sobre a Mudança do Clima, que oferece crédito para projetos de transformação ecológica. Na prática, empresas já estão se movimentando. A Sabesp lançou o programa "Parceiros para o Impacto", incentivando fornecedores a adotarem inovações sustentáveis e sociais. Essa atuação em rede promove uma cadeia de suprimentos mais responsável e estimula a transformação sistêmica do setor. Trata-se de um modelo de governança colaborativa, no qual a inovação tecnológica e a responsabilidade social caminham lado a lado..

A meta de universalizar o saneamento até 2033 exigirá cerca de R$ 700 bilhões em investimentos, segundo a Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon). A entrada de capital privado será essencial para alcançar esse objetivo – e o ESG é uma ferramenta-chave para direcionar e viabilizar esses aportes.

Mais do que ampliar a cobertura dos serviços, é necessário garantir sua qualidade e sustentabilidade. Adotar esses critérios ajuda as empresas a irem além do cumprimento legal: melhora a imagem institucional, atrai investimentos e gera valor para acionistas, colaboradores e comunidades.

A pressão de investidores, consumidores e reguladores por empresas mais comprometidas com o impacto positivo é crescente. No saneamento, isso se traduz em soluções ambientais para para o reaproveitamento de resíduos sólidos, estratégias para valorização e destinação adequada do lodo, ações de inclusão social e diversidade, bem como em práticas de transparência e consolidação de uma governança íntegra e participativa. O ESG já é uma realidade e deve ser visto como uma oportunidade. O setor de saneamento tem condições de liderar a transição para um modelo de infraestrutura mais inovador, eficiente e alinhado às metas globais de desenvolvimento sustentável.

*Clóvis Francisco de Araújo é consultor na Vizca Engenharia e Consultoria Engenheiro civil, com certificação GRI - Global Reporting Initiative, que é o principal padrão global para relatórios de sustentabilidade, focado em ESG (Environmental, Social, Governance) e parceiro da IFRS Foundation para emissão de Relatório Integrado, instituição mundialmente reconhecida por zelar por padrões de confiança em relatórios financeiros. Também tem especialização em gestão ambiental e em gestão de projetos, com mestrado Profissional Internacional BIM Manager. Experiência de mais de 10 anos em gestão de Projetos e Programas, implantação de metodologias, e gerenciamento de obras de saneamento e recursos hídricos


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar