Lounges em alta: brasileiros evitam alta temporada e impulsionam fluxo em aeroportos do eixo Rio-SP
"Comportamento de consumo mais estratégico leva milhares aos aeroportos em abril e maio — e os lounges viram o novo "upgrade" da experiência de viagem"
Evitar aeroportos lotados, fugir dos preços exorbitantes de passagens e hotéis e, ao mesmo tempo, aproveitar melhor cada etapa da viagem. Essa é a fórmula que tem levado cada vez mais brasileiros a optarem por viagens fora da alta temporada — e os meses de abril e maio vêm registrando um crescimento expressivo de passageiros nos principais terminais do país.
Nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), dois dos mais movimentados do país, esse novo comportamento de consumo tem reflexos diretos na infraestrutura — especialmente nos espaços voltados a experiências premium, como os lounges.
Mais movimento, mais exigência
O Priority Pass, maior rede de acesso a lounges do mundo, viu o número de visitas a seus espaços crescer 10% em janeiro de 2025 em comparação com o mesmo mês de 2024. O movimento segue em alta, impulsionado pela nova forma como o brasileiro tem encarado a jornada de viagem.
Dado que reforça a tendência: uma pesquisa recente da PANROTAS com a Fecomercio-SP revela que 6 em cada 10 brasileiros que viajaram no primeiro trimestre de 2025 optaram por períodos fora da alta temporada, em busca de economia e mais tranquilidade.
Lounges se reinventam: muito além do Wi-Fi e do café
Para atender à crescente demanda e aos novos perfis de viajantes, o Priority Pass expandiu sua rede em 12% em 2024, com a adição de 201 novas experiências em aeroportos ao redor do mundo.
Nos aeroportos de Guarulhos e Galeão, os usuários agora têm acesso a espaços como:
Cápsulas para dormir, ideais para longas conexões
Lounges com jogos, realidade aumentada e entretenimento
Spas com massagens e terapias rápidas, para quem quer relaxar antes do embarque
Segundo a Collinson International, operadora do Priority Pass, a ideia é que viajante tenha escolha. Se ele quer descansar, trabalhar ou apenas relaxar, a experiência no lounge precisa oferecer isso.
Tecnologia para evitar filas e frustrações - O aeroporto como parte da viagem
Em paralelo à expansão física, a rede também investe em tecnologia para melhorar a experiência e gerenciar o fluxo de visitantes em horários de pico.
Entre as novidades:
Pre-Book: permite a reserva antecipada do acesso ao lounge, com suporte a múltiplos idiomas e moedas.
Pre-Book Assist: ainda em fase de testes, usa inteligência artificial para prever a lotação dos lounges, ajudando o passageiro a decidir quando vale a pena reservar.
Esses recursos já estão sendo implementados em mercados estratégicos e devem chegar em breve a mais regiões — incluindo Brasil.
A ideia de que a viagem começa no destino ficou para trás. Cada vez mais, o brasileiro quer transformar o aeroporto em parte da experiência, aproveitando o tempo de espera de forma mais confortável, produtiva e exclusiva.
Seja para trabalhar entre reuniões, tirar uma soneca entre voos ou apenas relaxar com um bom café, os lounges se tornaram uma nova forma de consumir a viagem — e a tendência é que esse comportamento continue crescendo.
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