Brasil,

7 dicas indispensáveis para quem saiu da casa dos pais e foi morar sozinho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Lanfranchi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Freepik Crédito: Freepik

CEO da Uliving, pioneira em student housing no Brasil, lista práticas para ajudar nessa transição e equilibrar todos os aspectos da nova rotina

Sair da casa dos pais para morar sozinho é um grande passo. Esse é um processo que exige uma forte adaptação envolvendo vários detalhes, todos muito importantes para que a pessoa faça a transição para uma vida mais independente de forma bem-sucedida.

“Ter um lar só para você traz diversas responsabilidades, que vão desde a organização do espaço até os cuidados pessoais, mas há maneiras de não perder de vista nenhuma delas”, diz Ewerton Camarano, CEO da Uliving, pioneira em student housing no país.

Para ajudar aqueles que estão realizando essa mudança, o especialista, que atua no mercado de moradia universitária profissional há 7 anos, listou sete dicas fundamentais. Confira:

Organize seu dinheiro

O primeiro passo para quem está saindo da casa dos pais é se planejar financeiramente para evitar surpresas no fim do mês. “Organizar despesas com aluguel, contas fixas e até os gastos com lazer é essencial, afinal, ninguém consegue alcançar a independência cheio de dívidas”, pontua Camarano.

Aposte em receitas simples e saudáveis

Muitas pessoas que vão morar sozinhas possuem rotinas corridas e não podem perder muito tempo cozinhando. Por isso, o executivo reforça que apostar em receitas básicas e saudáveis é um excelente caminho para manter uma boa alimentação no dia a dia.

“Não é porque a pessoa tem uma agenda cheia que precisa consumir só alimentos ultraprocessados e gordurosos”, ressalta. “Cozinhar aquela comida caseira básica e clássica é totalmente viável para qualquer um que sai da casa dos pais. Cozinhar porções maiores, fracioná-las e congelar é algo que traz praticidade e economia de tempo”, completa. E, ainda ligado à dica anterior, organize e limite os consumos de delivery. Sim, aproveite a conveniência, mas não conte apenas com eles. Deixá-los para o final de semana pode ser uma boa forma de equilíbrio.

Pratique atividade física regularmente

Os esportes e exercícios em geral não apenas melhoram a saúde física, mas também a mental. O especialista ressalta que essas atividades não podem ser deixadas em segundo plano por aqueles que estão indo morar sozinhos.

“Para quem não pratica esportes regularmente, a dica é entrar em atividades coletivas, pois a experiência compartilhada motiva e deixa qualquer prática esportiva muito mais animada”, aconselha. A rotina com atividades físicas melhora a disposição para os estudos e trabalho, o sono e o estresse / ansiedade, naturais nesse período de adaptação.

Equilibrar a vida pessoal, profissional e acadêmica

Ainda no sentido de organizar uma agenda cheia, é essencial que aqueles que estão saindo da casa dos pais equilibrem suas atividades profissionais, acadêmicas e pessoais, inclusive no que se refere ao lazer e ao descanso. “Se a pessoa não está tirando um tempo para relaxar e ter uma boa noite de sono, ou sente que está correndo com os estudos constantemente ou ficando sempre até mais tarde no trabalho, é hora de parar e distribuir melhor as tarefas”, afirma Camarano.

Crie uma rotina de limpeza e organização doméstica

Sem outros responsáveis pela casa, manter o espaço limpo e organizado é uma das maiores responsabilidades para garantir um ambiente agradável e funcional. Quem mora sozinho precisa estabelecer uma rotina de limpeza para evitar o acúmulo de sujeira e bagunça, o que pode acabar gerando estresse e comprometer a qualidade de vida.

“Dividir as tarefas domésticas ao longo da semana é uma ótima estratégia para manter tudo em ordem sem sobrecarga”, sugere o CEO. “Definir dias específicos para lavar a roupa, organizar os cômodos e varrê-los, por exemplo, ajuda a deixar o local sempre arrumado e confortável”, complementa. Outra dica para não acumular e dar mais preguiça de colocar tudo em ordem é, diariamente, encarar a organização. A regra “sujou, lavou”, por exemplo, ajuda muito a evitar o acúmulo de louça na pia e a manter os espaços em ordem. A manutenção evita a necessidade de grandes horas em faxina depois.

Decore a casa com a sua cara

No quesito decoração, tornar o espaço acolhedor é uma das principais dicas para quem vai morar sozinho. Quando se caracteriza o espaço com o que realmente o agrada, ele reflete a sua identidade no local.

“Fotos de amigos ou familiares, um brinquedo da infância, e tudo que mostre a personalidade e história da pessoa agrega um grande valor ao novo lar. Não é preciso investir financeiramente na decoração, muitas vezes o que precisamos para garantir a sensação de lar são as memórias dos bons momentos e objetos de valor sentimental”, destaca o especialista.

Nunca esqueça dos amigos e familiares

A solidão também é um fator que pode ser desafiador, e buscar manter contato com amigos e familiares ajuda a aliviar esse sentimento. Segundo Camarano, “ganhar independência não deve ser sinônimo de morar sozinho. Busque fazer parte de uma comunidade”.

“Se conectar a um grupo de colegas e amigos e ter convivência ativa com pessoas próximas sempre será algo importante em qualquer fase da vida”, enfatiza. “Nas nossas moradias universitárias percebemos o quanto isso faz diferença quando vemos a interação entre estudantes de diferentes cursos, universidades, cidades e países. A rede de apoio que formamos em cada empreendimento prova que desde as atividades cotidianas até os momentos decisivos na vida dos jovens não são enfrentados sozinhos”, conclui.

Sobre a Uliving

Fundada em 2012, a Uliving Student Housing é uma das maiores redes de moradias universitárias do Brasil. A empresa oferece 2,2 mil camas e uma estrutura completa de moradia aos jovens que saem de casa para estudar. Além de apartamentos totalmente mobiliados e espaços de convivência, a companhia também visa criar ambientes que promovem o bem-estar, o desenvolvimento integral e o senso de comunidade e pertencimento. A empresa busca impactar as histórias de vida e impulsionar a jornada dos jovens universitários em busca de seus objetivos e sonhos.

No início de 2018, a marca se associou à VBI Real Estate, gestora de Fundos de Private Equity, e a Grosvenor, consolidando assim seu plano de expansão, e já possui oito unidades em funcionamento com studios e apartamentos para locação exclusiva de universitários nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Campinas (SP).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar