SEGS Portal Nacional

Demais

Onda de calor: especialistas afirmam que arquitetura contemporânea pode causar um maior desconforto térmico

  • Quinta, 20 Fevereiro 2025 18:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula de Paula
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Onda de calor deve perdurar até sexta-feira. (Crédito: Freepik)

As arquitetas Belisa Mitsuse e Estefânia Gamez, sócias do BTliê Arquitetura, analisam como o design dos edifícios influencia diretamente na sensação térmica e na nossa qualidade de vida.

O Brasil enfrenta desde a segunda-feira, 17, a terceira onda de calor do ano. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas elevadas devem perdurar, pelo menos, até a próxima sexta-feira, 21. Quase todas as capitais brasileiras terão máximas na casa dos 30°C. Fora dos grandes centros urbanos, cidades de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Piauí e Pernambuco podem atingir temperaturas superiores a 40°C.

Esse não é um problema isolado do nosso país. O planeta está cada vez mais quente devido às mudanças climáticas. Segundo a Organização Meteorológica Mundial, agência da ONU responsável por monitorar o tempo, o clima e a hidrologia, 2024 foi o ano mais quente já registrado na história, um reflexo direto do aumento das emissões de gases do efeito estufa e do impacto da urbanização. E tudo indica que 2025 seguirá a tendência.

Se nas ruas os termômetros estão nas alturas, dentro das casas e escritórios a sensação térmica não é muito diferente. De acordo com as arquitetas Belisa Mitsuse (Bel) e Estefânia Gamez (Tef), especialistas em Feng Shui e sócias do BTliê Arquitetura, vidro, concreto e outras escolhas arquitetônicas contemporâneas podem intensificar ainda mais o calor nos ambientes internos e externos.

"O uso excessivo de fachadas envidraçadas, por exemplo, acaba gerando um efeito estufa interno. O vidro retém o calor e dificulta a dissipação térmica, tornando os ambientes mais quentes e exigindo o uso constante de ar-condicionado", explica Bel. De acordo com a especialista, nos edifícios com vidros espelhados o problema é agravado. “A luz e o calor refletidos aumentam criticamente a temperatura do entorno”, afirma.

Além disso, Bel explica que edifícios com janelas fixas reduzem a ventilação natural e a circulação de ar, intensificando a sensação de abafamento dentro dos imóveis. "Isso não apenas compromete o conforto térmico, mas também afeta a energia vital dos ambientes, conhecida no Feng Shui como Chi".

Ventilação e Feng Shui

Diferente da abordagem tradicional, um projeto arquitetônico que segue o Feng Shui considera o fluxo de energia vital pelos cômodos do imóvel, e isso está diretamente ligado à ventilação e às janelas. Alguns princípios fundamentais garantem um espaço equilibrado e agradável. "A ventilação cruzada, por exemplo, além de permitir a entrada e saída de ar, também auxilia na renovação da energia dos espaços. Esse é um dos recursos mais eficientes para reduzir a sensação térmica sem depender de climatização artificial”, afirma Tef.

A arquiteta salienta que um ambiente mal ventilado acumula calor e energia estagnada, o que pode impactar diretamente o bem-estar das pessoas, gerando cansaço, estresse e outros problemas de saúde. O posicionamento das janelas também faz diferença. "No Feng Shui, recomendamos que as aberturas estejam alinhadas a pontos de entrada de vento para facilitar a circulação de ar e a movimentação do Chi", explica.

Elementos naturais

Além da ventilação, a escolha dos materiais pode influenciar tanto a temperatura quanto a harmonia do ambiente. "O concreto, tão comum nas construções atuais, não é um bom isolante térmico. Em dias quentes, ele absorve o calor externo e retém a temperatura por muito tempo. Por isso é comum encostar na parede ao final do dia e ela ainda estar quente, o que também aquece o cômodo”, afirma Tef. A orientação da especialista é optar por materiais naturais sempre que possível. "Madeira, pedra e tijolos ecológicos ajudam a manter a temperatura equilibrada dentro das casas e ainda trazem benefícios energéticos”, conclui Tef.

A especialista também reforça a importância da integração da vegetação à arquitetura. "Árvores próximas às janelas, coberturas verdes e jardins verticais ajudam a filtrar o calor e melhorar a qualidade do ar. Além disso, representam o elemento madeira, essencial para o equilíbrio energético dos espaços". Outra estratégia eficaz é a implementação de fontes de água próximas às janelas. "O espelho d’água ajuda a resfriar o ambiente e traz umidade para o ar seco das cidades. No Feng Shui, a posição da água também influencia a energia do espaço, garantindo um fluxo mais harmônico", pontua Bel.

Para as especialistas, repensar o design das construções não é apenas uma questão estética, mas uma necessidade diante das mudanças climáticas. "A arquitetura tem um impacto direto na qualidade de vida das pessoas. Precisamos priorizar projetos que respeitem o equilíbrio térmico e energético, garantindo espaços mais frescos, saudáveis e sustentáveis", finaliza Bel.

Sobre Bel e Tef: Belisa Mitsuse (Bel) e Estefânia Gamez (Tef) são arquitetas formadas pela FAU Mackenzie que encontraram, na união entre técnica e espiritualidade, uma maneira inovadora de atuar no mercado. A amizade profissional das duas começou em um escritório de arquitetura, onde trabalharam lado a lado, e se transformou em uma parceria que culminou na criação do BTliê Arquitetura, em 2014.

Inspiradas por sua ascendência japonesa e com uma curiosidade latente pela cultura oriental, Bel e Tef mergulharam no universo do Feng Shui, integrando seus conceitos aos fundamentos sólidos da arquitetura. Esse diferencial permitiu que a dupla desmistificasse práticas supersticiosas e trouxesse uma abordagem prática e transformadora para o mercado brasileiro, rompendo com a visão cética tradicional. Além dos projetos personalizados, voltados para promover harmonia e bem-estar, as sócias expandiram sua atuação com a criação do curso Projetando com Feng Shui, a primeira formação reconhecida pelo MEC nessa área. Com ele, impactaram não apenas a vida dos clientes, mas também a carreira de outros arquitetos e designers que buscam integrar propósito e técnica em seus projetos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Nov 13, 2025 Demais

A vez dos acessórios de cabelo: leveza e elegância no…

Nov 13, 2025 Demais

Por que o formato do vidro diz tudo sobre o seu vinho…

Nov 13, 2025 Demais

Mais de 111 mil voos previstos: alta temporada exige…

Nov 13, 2025 Demais

Os 5 maiores erros que derrubam franquias de…

Nov 13, 2025 Demais

Existe um horário ideal para consumir whey protein?

Nov 13, 2025 Demais

Cabines com karaokê são opção de happy hour intimista…

Nov 13, 2025 Demais

Como a incorporação da inteligência artificial nas…

Nov 13, 2025 Demais

5 curiosidades sobre a Espanha que só os moradores…

Nov 13, 2025 Demais

Brasil 100% conectado: o avanço da infraestrutura…

Nov 12, 2025 Demais

Resíduos sólidos: obrigações legais e riscos para…

Nov 12, 2025 Demais

12.11 Dia do supermercado | O que não pode faltar na…

Nov 12, 2025 Demais

Trabalhar nos EUA: especialista explica vantagens,…

Nov 12, 2025 Demais

Dezembrite aumenta o risco da “síndrome do coração…

Nov 12, 2025 Demais

Quanto vale uma refeição saudável? Novo estudo mostra…

Nov 12, 2025 Demais

Dez razões que tornam o vinho chileno a preferência…

Nov 12, 2025 Demais

COP30: 5 livros para apresentar o tema da…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version