Brasil,

Onda de calor: especialistas afirmam que arquitetura contemporânea pode causar um maior desconforto térmico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula de Paula
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Onda de calor deve perdurar até sexta-feira. (Crédito: Freepik) Onda de calor deve perdurar até sexta-feira. (Crédito: Freepik)

As arquitetas Belisa Mitsuse e Estefânia Gamez, sócias do BTliê Arquitetura, analisam como o design dos edifícios influencia diretamente na sensação térmica e na nossa qualidade de vida.

O Brasil enfrenta desde a segunda-feira, 17, a terceira onda de calor do ano. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas elevadas devem perdurar, pelo menos, até a próxima sexta-feira, 21. Quase todas as capitais brasileiras terão máximas na casa dos 30°C. Fora dos grandes centros urbanos, cidades de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Piauí e Pernambuco podem atingir temperaturas superiores a 40°C.

Esse não é um problema isolado do nosso país. O planeta está cada vez mais quente devido às mudanças climáticas. Segundo a Organização Meteorológica Mundial, agência da ONU responsável por monitorar o tempo, o clima e a hidrologia, 2024 foi o ano mais quente já registrado na história, um reflexo direto do aumento das emissões de gases do efeito estufa e do impacto da urbanização. E tudo indica que 2025 seguirá a tendência.

Se nas ruas os termômetros estão nas alturas, dentro das casas e escritórios a sensação térmica não é muito diferente. De acordo com as arquitetas Belisa Mitsuse (Bel) e Estefânia Gamez (Tef), especialistas em Feng Shui e sócias do BTliê Arquitetura, vidro, concreto e outras escolhas arquitetônicas contemporâneas podem intensificar ainda mais o calor nos ambientes internos e externos.

"O uso excessivo de fachadas envidraçadas, por exemplo, acaba gerando um efeito estufa interno. O vidro retém o calor e dificulta a dissipação térmica, tornando os ambientes mais quentes e exigindo o uso constante de ar-condicionado", explica Bel. De acordo com a especialista, nos edifícios com vidros espelhados o problema é agravado. “A luz e o calor refletidos aumentam criticamente a temperatura do entorno”, afirma.

Além disso, Bel explica que edifícios com janelas fixas reduzem a ventilação natural e a circulação de ar, intensificando a sensação de abafamento dentro dos imóveis. "Isso não apenas compromete o conforto térmico, mas também afeta a energia vital dos ambientes, conhecida no Feng Shui como Chi".

Ventilação e Feng Shui

Diferente da abordagem tradicional, um projeto arquitetônico que segue o Feng Shui considera o fluxo de energia vital pelos cômodos do imóvel, e isso está diretamente ligado à ventilação e às janelas. Alguns princípios fundamentais garantem um espaço equilibrado e agradável. "A ventilação cruzada, por exemplo, além de permitir a entrada e saída de ar, também auxilia na renovação da energia dos espaços. Esse é um dos recursos mais eficientes para reduzir a sensação térmica sem depender de climatização artificial”, afirma Tef.

A arquiteta salienta que um ambiente mal ventilado acumula calor e energia estagnada, o que pode impactar diretamente o bem-estar das pessoas, gerando cansaço, estresse e outros problemas de saúde. O posicionamento das janelas também faz diferença. "No Feng Shui, recomendamos que as aberturas estejam alinhadas a pontos de entrada de vento para facilitar a circulação de ar e a movimentação do Chi", explica.

Elementos naturais

Além da ventilação, a escolha dos materiais pode influenciar tanto a temperatura quanto a harmonia do ambiente. "O concreto, tão comum nas construções atuais, não é um bom isolante térmico. Em dias quentes, ele absorve o calor externo e retém a temperatura por muito tempo. Por isso é comum encostar na parede ao final do dia e ela ainda estar quente, o que também aquece o cômodo”, afirma Tef. A orientação da especialista é optar por materiais naturais sempre que possível. "Madeira, pedra e tijolos ecológicos ajudam a manter a temperatura equilibrada dentro das casas e ainda trazem benefícios energéticos”, conclui Tef.

A especialista também reforça a importância da integração da vegetação à arquitetura. "Árvores próximas às janelas, coberturas verdes e jardins verticais ajudam a filtrar o calor e melhorar a qualidade do ar. Além disso, representam o elemento madeira, essencial para o equilíbrio energético dos espaços". Outra estratégia eficaz é a implementação de fontes de água próximas às janelas. "O espelho d’água ajuda a resfriar o ambiente e traz umidade para o ar seco das cidades. No Feng Shui, a posição da água também influencia a energia do espaço, garantindo um fluxo mais harmônico", pontua Bel.

Para as especialistas, repensar o design das construções não é apenas uma questão estética, mas uma necessidade diante das mudanças climáticas. "A arquitetura tem um impacto direto na qualidade de vida das pessoas. Precisamos priorizar projetos que respeitem o equilíbrio térmico e energético, garantindo espaços mais frescos, saudáveis e sustentáveis", finaliza Bel.

Sobre Bel e Tef: Belisa Mitsuse (Bel) e Estefânia Gamez (Tef) são arquitetas formadas pela FAU Mackenzie que encontraram, na união entre técnica e espiritualidade, uma maneira inovadora de atuar no mercado. A amizade profissional das duas começou em um escritório de arquitetura, onde trabalharam lado a lado, e se transformou em uma parceria que culminou na criação do BTliê Arquitetura, em 2014.

Inspiradas por sua ascendência japonesa e com uma curiosidade latente pela cultura oriental, Bel e Tef mergulharam no universo do Feng Shui, integrando seus conceitos aos fundamentos sólidos da arquitetura. Esse diferencial permitiu que a dupla desmistificasse práticas supersticiosas e trouxesse uma abordagem prática e transformadora para o mercado brasileiro, rompendo com a visão cética tradicional. Além dos projetos personalizados, voltados para promover harmonia e bem-estar, as sócias expandiram sua atuação com a criação do curso Projetando com Feng Shui, a primeira formação reconhecida pelo MEC nessa área. Com ele, impactaram não apenas a vida dos clientes, mas também a carreira de outros arquitetos e designers que buscam integrar propósito e técnica em seus projetos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar