Carnaval: Principais cuidados com a pele para manter a beleza e a saúde durante a folia
Mantenha sua pele protegida e hidratada para curtir a festa sem preocupações
O Carnaval é uma das épocas mais animadas do ano, mas também exige atenção especial com a pele. As altas temperaturas, o esforço físico intenso e o consumo de álcool podem levar a uma maior desidratação e desgaste do organismo. Para evitar danos à pele, é essencial manter uma hidratação reforçada com água, água de coco e sucos naturais. A alimentação também deve ser equilibrada, priorizando frutas, verduras e carboidratos leves, evitando comidas gordurosas.
De acordo com o Dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Diretor Clínico do Instituto Fraga de Dermatologia, é fundamental manter a pele protegida mesmo em condições adversas, como blocos ao ar livre, praia e piscina. "Aplique protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol, com fator de proteção (FPS) de pelo menos 30. Não esqueça do protetor labial. O uso de chapéus, bonés e óculos escuros também é um aliado importante contra os raios solares", orienta o especialista.
Outro cuidado essencial é a limpeza da pele após a folia. Mesmo que seja lavada no banho com água e sabão, uma limpeza mais profunda é necessária. “Utilize um demaquilante sem álcool ou água micelar para remover resíduos de maquiagem e impurezas da rua. A hidratação deve ser feita de dentro para fora, com uma ingestão de pelo menos dois litros de água por dia. Se houver consumo de álcool, essa hidratação precisa ser intensificada. Além disso, aplicar um hidratante na pele antes do protetor solar ajuda a torná-la mais resistente”, destaca o dermatologista.
Quem faz tratamentos com peelings, ácidos e lasers, deve evitar esses procedimentos pelo menos 15 dias antes do Carnaval, pois a pele fica mais sensível e suscetível a irritações e queimaduras. O contato com glitter, tintas e a exposição solar intensa podem resultar em manchas.
Outro ponto de atenção é o consumo e a manipulação de frutas cítricas, que podem causar uma reação química ao entrar em contato com a pele e a luz solar, resultando em queimaduras, bolhas e manchas acastanhadas que podem durar semanas. Esse fenômeno é conhecido como Fitofotodermatose.
“Caso ocorra uma queimadura ou reação alérgica, significa que a barreira de proteção da pele foi comprometida. Nesses casos, é essencial procurar atendimento médico para evitar que a irritação evolua para bolhas e manchas duradouras”, alerta o Dr. José Roberto Fraga Filho.
Seguindo essas dicas, é possível curtir a festa com segurança, mantendo a pele bonita e saudável durante e após o Carnaval.
Fonte:
Dr. José Roberto Fraga Filho
Médico dermatologista, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, fundador e Diretor Clínico do Instituto Fraga de Dermatologia.
Instagram: @fragadermatologia
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário