Brasil,

Com quem fica a guarda do filho no feriadão de Carnaval?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elemara Duarte
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Pexels Crédito: Pexels

Professora do curso de Direito da Faculdade Milton Campos, em MG, explica como funciona a guarda compartilhada no período

Carnaval chegando, com quem vão ficar os filhos de pais separados? Você gosta de Carnaval, sua ex também e ambos querem a presença do filho. Ou sua ex não vai viajar, mas quer seu filho por perto no feriado – mas, você também quer o mesmo. Os impasses da guarda compartilhada têm os mais variados contornos, mas, para tudo tem um jeito. Neste ano, a maior festa popular do país será realizada na primeira semana de março.

“Em geral, quando os pais terminam o relacionamento de casal, deve ser estabelecida a regulamentação da guarda e fixados os períodos de convivência com os filhos”, sugere a professora da Faculdade Milton Campos e advogada especialista em Direito de Família e Sucessões, Tereza Mafra.

A professora explica que o Código Civil, nos artigos 1.583 e seguintes, prevê a guarda unilateral (atribuída a um só dos genitores o a alguém que o substitua) ou a compartilhada (responsabilização conjunta e convivência de forma equilibrada com os pais).

Diante disso, a maior parte das vezes, aponta, a guarda será compartilhada, salvo se algum dos pais não a quiser, ou quando houver risco de violência doméstica ou familiar. “Também é comum, na guarda compartilhada, ser definido o domicílio do filho em companhia do pai ou da mãe e a previsão dos períodos em que estará com o outro genitor, por exemplo, a metade das férias ou em feriados alterados, entre outros”.

Outros impasses

Se os dois pais não podem ficar com o filho no feriado de Carnaval, o que diz a lei? “O mais comum é que o feriado seja atribuído a um dos pais. Se nenhum deles puder ficar, deve tentar outros parentes ou pessoas próximas, de preferência da confiança de ambos os pais, para ficar com a criança ou adolescente - que deve ser tratado como prioridade”, alerta a professora da Milton Campos. A Faculdade Integra o Ecossistema Ânima de ensino em Minas Gerais.

Esta solução vale inclusive para casos em que o filho não gosta de Carnaval – situações de muitos menores já adolescentes que começam a definir seus gostos de lazer - e ambos os pais gostem. “O menor tem direito à convivência familiar. Então é possível que fique em companhia de algum parente, desde que o bem-estar do menor seja assegurado”, frisa Tereza Mafra.

Há também impasses ao contrário. Quando ambos os pais querem muito ficar com o filho no período. Diante de falta de acordo, o que diz a lei? “Mesmo que a previsão de divisão dos feriados entre os pais não funcione, ficará com o menor aquele a quem coincidir o período de Carnaval na previsão. Ausente a possibilidade de acordo, a solução é judicial. Aí, caberá ao juiz decidir, de acordo com o melhor interesse do menor”, indica a professora.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar