A violência contra animais como um alerta para crimes violentos é o foco da campanha "Quebre o Elo", discutida no Sencientes Podcast
Participação de Coronel Robis Nassaro e da veterinária Rosangela Gebara no Sencientes Podcast reforça a importância da campanha "Quebre o Elo"
O episódio mais recente do Sencientes Podcast contou com a participação do Coronel Robis Nassaro e da veterinária Rosangela Gebara, da Ampara Animal, abordando a Teoria do Elo, uma importante conexão entre a crueldade contra animais e a violência humana. O podcast, que trata de temas relacionados à proteção animal, meio ambiente e veganismo, contou com a apresentação de Ricardo Laurino, vice-presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, e da co-host, a atriz Natália Rosa.
A presença de Robis Nassaro e Rosangela Gebara reforçou a campanha "Quebre o Elo", lançada pelo Instituto Ampara Animal, em 2023 em parceria com Robis, especialista no tema. A iniciativa busca alertar a sociedade para os perigos do ciclo de violência que começa com maus-tratos a animais e pode evoluir para violência contra humanos.
Durante o programa, Nassaro destacou a relevância de romper esse ciclo: “A pessoa que maltrata animais não é uma pessoa boa”. Ele também ressaltou a perpetuação da violência no ambiente doméstico: “É uma sequência de fatos, pais brigando entre si, batendo no filho e no cachorro... a criança cresce e continua praticando a violência. É necessário quebrar esse elo”.
Rosangela Gebara acrescentou que os profissionais da veterinária podem desempenhar um papel fundamental na identificação de abusos: “O médico veterinário tem um papel importante para identificar os abusos contra os animais”, disse ela, sublinhando a necessidade de sensibilizar os profissionais da área sobre essa responsabilidade.
Um estudo realizado entre homicidas nos Estados Unidos mostrou que uma conduta comum entre eles durante a infância era a prática de violência contra animais. Esse dado reforça a importância da Teoria do Elo. Durante o podcast, o Comandante Robis Nassaro destacou a seriedade do tema: "Se existe mau trato contra animais em ambiente doméstico, devemos levantar uma bandeira vermelha", alertou, enfatizando a necessidade de intervir cedo para prevenir o agravamento da situação.
A campanha "Quebre o Elo" visa promover uma cultura de respeito e compaixão por todas as formas de vida, incentivando a sociedade a interromper a progressão da violência.
O episódio trouxe uma discussão fundamental sobre como a violência contra animais pode ser o início de um ciclo destrutivo. Como Nassaro pontuou, “São 130 ligações por hora para o 190 no país só de violência doméstica”, reforçando a necessidade de campanhas como essa para frear o ciclo.
O Sencientes Podcast segue abordando temas de grande relevância social, ampliando a discussão sobre os direitos dos animais e a preservação do meio ambiente.
Teaser:
https://www.instagram.com/reel/DAqiIJFS0eS/?igsh=NTByMHpiZjk1bHVu
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário