Especialista explica como conservar sobras de frutas e legumes
Uma das soluções é guardar em potes de vidro com tampa hermética, que impede a entrada e saída de ar
A conservação adequada de alimentos não apenas prolonga a vida útil deles e reduz o desperdício, mas também mantém o sabor, a textura e o valor nutricional. Ao guardar frutas e legumes cortados na geladeira, por exemplo, a superfície é exposta à oxidação e ao crescimento de bactérias, podendo causar uma deterioração rápida e perda de qualidade. Para preservá-los por mais tempo, uma opção é armazenar essas partes em recipientes herméticos, que criam uma barreira que reduz a exposição ao ar e à umidade.
“Para manter a frescura dos alimentos e evitar a contaminação cruzada, o armazenamento na geladeira requer alguns cuidados. Frutas mais sensíveis e de fácil oxidação, como maçãs, peras e melões, devem ser envolvidas em filme plástico ou guardadas em uma vasilha hermética, evitando a entrada e saída de ar para não haver proliferação bacteriana. Já para as cítricas, como laranjas e limões, as melhores opções são potes fechados ou sacos plásticos devidamente amarrados”, explica Jussara Pessôa, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU Boa Viagem.
No caso dos vegetais, a nutricionista apresenta outras formas para a conservação. “A metade de cebolas, pimentões e tomates deve ser envolvida em filme plástico ou guardada em recipientes herméticos. Já os tipos folhosos, como alface, rúcula e espinafre, podem ser enrolados em papel toalha umedecido e colocados em sacos plásticos para manter umidade e frescura”, afirma a nutricionista.
"As dicas caseiras também são essenciais. Após descascar e colocar a cenoura em um recipiente, adicione um pouco de água, tampe a vasilha e guarde na geladeira. Ela vai permanecer em ótima qualidade por quinze dias. Se deseja conservar o abacate, deixe a semente no pedaço do fruto ainda não utilizado e cubra com papel toalha umedecido. Ele não fica preto nem ressecado por dois dias", finaliza Jussara.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário