Brasil,

4 dicas de décor para fazer do projeto residencial um refúgio particular

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leonardo Sandoval
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A decoração intimista envolve a criação de um ambiente acolhedor dentro de casa. Nesta sala de estar decorada pela arquiteta Júlia Guadix, iluminação, cores suaves e móveis resultam em um lugar aprazível para os moradores | Projeto: Studio Guadix |Foto: Guilherme Pucci A decoração intimista envolve a criação de um ambiente acolhedor dentro de casa. Nesta sala de estar decorada pela arquiteta Júlia Guadix, iluminação, cores suaves e móveis resultam em um lugar aprazível para os moradores | Projeto: Studio Guadix |Foto: Guilherme Pucci

Arquiteta Júlia Guadix fala sobre como transformar a casa em profundas experiências

Correria, trânsito, muitos compromissos e muitas preocupações na mente e na alma: depois de cumprir a agenda do dia, tudo o que desejamos é voltar para casa e sentir-se nos os versos escritos por Gilberto Gil: “A paz invadiu o meu coração | De repente me encheu de paz” (música A Paz). Na analogia de uma morada que nos abraça, a combinação dos elementos do décor de interiores é a responsável por tecer essa atmosfera aconchegante.

E como alcançar esse perfil? A arquiteta Júlia Guadix, responsável pelo Studio Guadix, elencou suas 4 principais dicas. Confira:

Iluminação

No dormitório de casal, a luz amarela do pendente ajuda no relaxamento gradual do morador enquanto conversa com a pessoa ao lado ou tira um tempinho para a leitura | Projeto: Studio Guadix |Foto: Guilherme Pucci

Na essência de uma decoração intimista, a profissional destaca a utilização de luzes devidamente complementadas por luminárias, arandelas, abajures e velas. Segundo ela, a luz indireta ajuda na criação de ambientes propícios para descansar depois de um dia intenso. “Principalmente à noite, gosto de luzes indiretas, que realçam detalhes e texturas e que, ao mesmo tempo, entregam sombras suaves”, explica. No período noturno, a luz amarela e mais baixa são artifícios que cooperam na estimulação da melatonina, hormônio responsável pelo sono.

Clima relax pela casa toda

No canto da sala, o sofá cinza e a proximidade com o cantinho do bar | Projeto: Studio Guadix |Foto: Guilherme Pucci

Nos projetos residenciais, não só o quarto é direcionado para proporcionar ares de quietude. O décor intimista é versátil e pode ser adequado em praticamente todos os cômodos da casa, sempre acompanhando as referências e gostos do proprietário. Júlia explica que “Na área social, é possível designar uma área mais resguardada da circulação principal para uma poltrona, acompanhada por uma luminária de piso e uma mesa de apoio, que juntos rendem um cantinho aconchegante e intimista”, exemplifica

Cores

Cores leves, neutras e terrosas auxiliam no clima intimista em casa. Nesta sala de estar realizada pela arquiteta Júlia Guadix, tapete, móveis e objetos decorativos não possuem cores saturadas e foram escolhidas foram justamente com o intuído de inspirar calma e acolhimento. | Projeto: Studio Guadix |Foto: Guilherme Pucci

As paletas de cores suaves e terrosas são frequentemente adotadas como mais um componente essencial para esse propósito. Tonalidades como o nude, terracota e verde-oliva, são favoráveis ao mood intimista e podem ser mesclados com cores mais fortes como o magenta e o azul escuro. “Essa constituição traz elegância e sofisticação”, revela a arquiteta. Ainda de acordo com ela, quando alinhados com uma iluminação adequada, resultam no equilíbrio visual convidativo para a reflexão e bem-estar.

Móveis

A arquiteta Júlia Guadix fez da sala de estar desse apartamento um espaço receptivo tanto para os moradores, como para as oportunidades em que recebem amigos em casa | Projeto: Studio Guadix |Foto: Guilherme Pucci

Do que adianta uma ambiência voltada para nosso interior se o mobiliário não completar esse direcionamento? Para fugir da impessoalidade, a arquiteta entende que o propósito está em buscar o equilíbrio. “Nosso olhar precisa sentir a conforto do mobiliário antes mesmo de experimentarmos”, analisa Júlia, que sugere a incorporação de poltronas e sofás que convidativos não só em sua estrutura, como também em seus formatos. “Os móveis curvos e com estofado mais fofinho traduzem super bem essa intenção”, exemplifica.

Para a arquiteta, o objetivo é sempre o de criar espaços voltados à contemplação, ao pertencimento e ao relaxamento, eliminando o distanciamento muitas vezes associado aos ambientes contemporâneos. Outra recomendação diz respeito ao excesso no décor, que deve evitado. “Com tudo isso, itens de memória afetiva, um tapete gostoso, uma música, um vinho e o que mais trouxer prazer complementam o desejo de vivermos uma bolha de conforto em casa”, finaliza.

Sobre o Studio Guadix

Fundado em março de 2016 pela arquiteta Júlia Guadix, o escritório, que antes se chamava Liv’n Arquitetura, nasceu com o intuito de construir, junto aos clientes, projetos originais e personalizados, capazes de promover mudanças tanto no imóvel como no estilo de vida dos moradores. A troca de nome para Studio Guadix, planejada por Júlia e seu irmão Victor, que também integra a equipe, aconteceu em 2021. Mas o propósito da arquiteta segue o mesmo desde o princípio: entregar trabalhos que passem a ideia de conforto e modernidade por meio de um estilo simples, acolhedor e atemporal. Até agora, são mais de 30 reformas concluídas.

Av. Dr. Cardoso de Melo, 291, São Paulo – SP


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar