Brasil,

Equitação: conheça modalidades esportivas equestres e seus benefícios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isadora Fabris
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

VETNIL-Equitacao-conheca-modalidades-esportiva-equestres-e-seus-beneficios-FOTO-DIVULGACAO VETNIL-Equitacao-conheca-modalidades-esportiva-equestres-e-seus-beneficios-FOTO-DIVULGACAO

Engana-se quem acredita que a equitação é apenas um método de aprender alguma modalidade esportiva com os cavalos. A prática tem uma função social importante, podendo funcionar como um esporte, uma terapia e até mesmo lazer para quem pratica. "Montar a cavalo traz uma experiência única de conexão com o animal, impactando positivamente o bem-estar físico, mental e emocional de quem pratica", destaca Maria Amélia Salviano, gerente de marketing equinos da Vetnil, uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil.

As modalidades esportivas que envolvem a equitação são variadas, como o salto, onde o cavalo e seu cavaleiro devem superar obstáculos, envolvendo além de equilíbrio, uma enorme conexão do cavaleiro com o animal. Há também a modalidade de rédeas, em que os atletas guiam o cavalo por meio de uma sequência de padrões predefinidos, realizando movimentos precisos e fluídos. Outra modalidade interessante é o enduro equestre, competição de longa distância em que os conjuntos, cavalo e cavaleiro, percorrem determinado percurso em terreno variado, como trilhas naturais, estradas de campo e trilhas florestais.

Além de se destacar como esporte, a equitação tem grande potencial para colaborar com a saúde das pessoas. "A equoterapia é um método que utiliza a equitação para o desenvolvimento psicológico e social de pessoas com necessidades especiais. A atividade reúne exercícios de coordenação motora, flexibilidade, concentração e agilidade como forma de terapia psicomotora para pessoas com determinada deficiência ou com necessidades especiais. Além de, claro, ajudar o desenvolvimento emocional, por meio da ligação entre homem e cavalo", acrescenta Maria Amélia.

Entre os benefícios da equoterapia estão estimulação física, emocional e psicológica, desenvolvimento cognitivo, integração social e melhoria expressiva na qualidade de vida. "Utilizar o cavalo como tratamento terapêutico proporciona sensação de paz e confiança, ideal para reduzir o estresse e a ansiedade".

Um ponto importante para o bom desempenho da equoterapia, por exemplo, é o acompanhamento multiprofissional, envolvendo profissionais da saúde, como fisioterapeutas, psicólogos e médicos-veterinários. "Veterinários garantem que o animal esteja apto a realizar tais funções e isso só é possível por meio dos cuidados básicos de saúde. É importante ressaltar que o bem-estar dos cavalos deve ser levado em consideração para quaisquer atividades que ele pratique. Por isso, a Vetnil está sempre aliada à classe veterinária, contribuindo com sua atuação e investindo em capacitação e desenvolvimento", completa Maria Amélia.

Sobre a Vetnil

A Vetnil é uma empresa brasileira idealizada pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, em 1994, na cidade de Louveira (SP). Nasceu com a intenção de desenvolver produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis para o mercado de saúde animal. Hoje é uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, com um portfólio sólido e reconhecido entre os profissionais do setor. Está presente em diversos países da América Latina, em especial, Chile, Colômbia e Peru, e em países como Eslovênia, Angola e Emirados Árabes Unidos. Em 2021 foi a vencedora do prêmio Melhores do Agronegócio, concedido pela revista Globo Rural e Editora Globo, na categoria Saúde Animal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar