EDP Renováveis inicia operação do primeiro projeto híbrido eólico-solar da Espanha

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Martinez
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Anúncio confirma pioneirismo da EDP Renováveis no desenvolvimento de novas soluções para acelerar a transição energética; em 2023, a empresa já havia iniciado operações de parques híbridos em Portugal e na Polônia

A EDP Renováveis (EDPR), empresa líder no desenvolvimento global de energias renováveis, anunciou o início das operações do primeiro parque eólico-solar híbrido da Espanha. Em agosto do ano passado, a Companhia havia anunciado a instalação de um complexo deste tipo na Polônia, com a conexão de um parque fotovoltaico de 45 MW ao parque eólico de Pawlowo, de 79,5 MW.

Localizado em Santa María del Cubillo, na província de Ávila, na zona central do país, o parque eólico "Cruz de Hierro" tem 22 turbinas eólicas, capacidade instalada de 14,5 MW e está em operação desde 2000. Agora, com mais de 25 mil painéis solares fotovoltaicos bifaciais instalados no mesmo local, o complexo aumentará significativamente a produção de energia renovável, com uma capacidade instalada combinada de 28,75 MW. Juntos, os projetos irão produzir mais de 58 GWh de eletricidade por ano, energia que seria suficiente para abastecer o equivalente a mais de 17 mil casas anualmente.

A EDPR foi a primeira empresa na Espanha a receber, em junho de 2023, autorização do IDAE (Instituto para a Diversificação e Economia de Energia) para ligar à rede um parque híbrido que combina estas duas tecnologias.

Ao adicionar a energia solar a um projeto eólico em operação, a EDPR contribui de forma significativa para a transição energética na região, evitando a emissão de mais de 24 mil toneladas de CO2 por ano, o que corresponde à captura de mais de 40 mil árvores adultas.

Conectar à rede o primeiro parque híbrido de Espanha é um importante avanço no setor elétrico do país, pois maximiza a produção de energia renovável e permite alcançar mais rapidamente as metas de transição energética. A hibridização de projetos em operação promove a complementaridade de fontes de energia. Quando uma fonte está inativa, devido a uma possível falta de recursos naturais, a outra pode garantir energia e contribuir para a estabilidade da eletricidade fornecida à rede, uma das principais preocupações do setor.

“Colocar em operação o primeiro projeto híbrido da Espanha reforça o nosso compromisso em desenvolver projetos pioneiros de energia limpa, de maneira eficiente e sustentável, num mercado-chave para a EDPR. Depois de implementar projetos semelhantes em Portugal e na Polônia, estamos satisfeitos em poder trazer soluções diferenciadas para a transição energética espanhola", diz Miguel Stilwell d'Andrade, CEO da EDP.

Com este projeto, a EDP Renováveis torna-se a primeira empresa a lançar projetos com tecnologias híbridas em Portugal, Espanha e na Polônia. A EDPR espera colocar outros dois parques híbridos em operação em Espanha nos próximos meses e tem mais de 15 projetos de hibridização eólica-solar em desenvolvimento, que devem adicionar mais de 230 MW de capacidade renovável ao país nos próximos anos.

Até 2026, a EDP pretende investir 25 bilhões de euros no desenvolvimento e implementação de energias renováveis em todo o mundo, dos quais 40% são destinados à energia eólica em terra e outros 40% à energia solar em grande escala. A Espanha continua a ser um mercado estratégico para a EDP, onde a empresa tem uma capacidade instalada de quase 2 GW entre energia solar e eólica, 444 MW em energia hídrica e onde a Companhia também desenvolve projetos de hidrogênio verde.

Sobre a EDP Renováveis (EDPR)

EDP Renováveis (Euronext: EDPR) é líder global em energias renováveis, com presença em 28 mercados da América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico. Com sede em Madrid e escritórios regionais em Houston, São Paulo e Singapura, a EDPR tem uma carteira sólida de desenvolvimento de ativos de qualidade e uma capacidade operacional líder no mercado das energias renováveis. Merecem destaque a eólica terrestre, a solar distribuída e a grande escala, a eólica marinha (OW, através de uma empresa conjunta em 50/50) e as tecnologias complementares das renováveis como a armazenagem e o hidrogénio verde.

As políticas da EDPR centradas nos colaboradores permitiram obter o reconhecimento como "Top Workplace 2023" nos Estados Unidos da América, "Top Employer 2023" na Europa (Espanha, Itália, França, Roménia, Grécia, Portugal e Polónia), na Colômbia e no Brasil, para além da inclusão no Índice de Igualdade de Género da Bloomberg.

EDPR é uma divisão da EDP (Euronext: EDP), líder na transição energética com enfoque na descarbonização. Para além da sua forte presença nas energias renováveis (com a EDPR e operações hidroelétricas), a EDP tem uma presença integrada de utilidade pública em Portugal, Espanha e Brasil, incluindo redes eléctricas, soluções para clientes e gestão de energia.

A EDP - principal acionista da EDPR - está cotada no Índice Dow Jones há 14 anos consecutivos, tendo sido recentemente nomeada a empresa de eletricidade mais sustentável do Índice.