Dia da Gastronomia Sustentável: alimentos enlatados podem ajudar a cozinhar com maior consciência ecológica
Data foi instituída em 2016 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e visa encorajar a sustentabilidade na cozinha
Desde 2016, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) instituiu o dia 18 de junho como o “Dia da Gastronomia Sustentável”. A data foi escolhida como uma forma de reafirmar e homenagear culturas e civilizações que oferecem contribuições importantes para o desenvolvimento sustentável relacionadas à alimentação saudável.
Enquanto cerca de 830 milhões de pessoas no mundo passam fome, segundo dados da organização alemã Welthungerhilfe (Ajuda Mundial para a Fome, em tradução livre), o desperdício de alimentos tem aumentado, trazendo dados que correspondem a um problema sério do ponto de vista global.
Estima-se que aproximadamente um terço de todos os insumos produzidos no planeta acabam no lixo, de acordo com a FAO, isso corresponde a nada menos do que 1,3 bilhão de toneladas todos os anos. Esse volume é responsável por 8% das emissões de gases de efeito estufa gerados.
Porém, algumas ações simples podem ajudar a diminuir a perda e tornar a gastronomia algo mais sustentável. Uma das principais razões para que os alimentos sejam jogados fora é o apodrecimento, um problema que pode ser resolvido, por exemplo, com a adoção de enlatados.
“Legumes e pescados estão entre os insumos mais desperdiçados quando vendidos in natura, por estragarem muito mais rápido que cereais e grãos”, explica a engenheira de alimentos e presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), Thais Fagury. “Mas isso muda quando adotamos os embalados em latas de aço. Mesmo ingredientes com meia-vida mais curta podem ser consumidos por um período maior quando armazenados em lata”, completa.
Além de ajudar a evitar o descarte de ingredientes, a adoção de mantimentos embalados em latas de aço também ajuda a diminuir o volume de lixo acumulado em aterros e oceanos. A reciclabilidade das latas de aço é de 100%, ou seja, podem retornar para a reciclagem infinitas vezes, o que não acontece com recipientes plásticos.
“O processo de revalorização das embalagens de aço é mais simples do que o de outros materiais. Ao usar enlatados, além de evitarmos o desperdício de comida, também ajudamos a reduzir o volume de lixo e a geração de gases do efeito estufa na produção de novas embalagens”, ressalta Thais.
Portanto, além de atitudes sustentáveis na cozinha, como utilizar talos e cascas de alimentos, evitar o desperdício de água na preparação dos pratos, e salvar até mesmo as sobras, a adoção dos enlatados também é uma atitude que torna a gastronomia uma prática mais sustentável, sem deixar o sabor de lado, é claro!
Sobre a Abeaço
Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário