Brasil,

Reúso de água em condomínios é ação simples para colaborar com o meio ambiente

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Fagnani
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Reúso de água em condomínios é ação simples para colaborar com o meio ambiente

Grupo Graiche destaca a instalação de cisterna para captação de água da chuva, para uso em áreas comuns

Há pouco mais de um mês, entrou em vigor lei a qual determina que o governo federal estimule o uso de água das chuvas e o reúso não potável das chamadas “águas cinzas” (usadas em chuveiros, pias, tanques e máquinas de lavar) em novas edificações e nas atividades paisagísticas, agrícolas, florestais e industriais.

Embora a determinação envolva novos empreendimentos, adotar ações de sustentabilidade naqueles já existentes, além de significativa contribuição ambiental, agrega ainda mais valor - algumas pesquisas indicam que um imóvel sustentável tem uma valorização imediata de 10%.

Em condomínios, iniciativa tida como uma das alternativas mais simples e baratas de reaproveitamento de água e que pode, ainda, ajudar a diminuir a conta em até 50%, é a instalação de cisternas para captação e reuso de água de chuva.

“As cisternas são reservatórios que podem ser instalados em lugares estratégicos do condomínio para captar a água da chuva, que será armazenada para a limpeza das áreas comuns e rega dos jardins, por exemplo. Existem diversos modelos que podem ser instalados até mesmo nos apartamentos”, explica Maria Claudia Buarraj El Khouri, gerente de Sustentabilidade do Grupo Graiche, empresa que gerencia 915 condomínios, com 114 mil unidades administradas.

As cisternas podem ser instaladas no nível do solo ou serem enterradas, mas em condomínios, Maria Claudia pontua que uma boa opção é situá-las nas áreas comuns, pois assim o investimento será mais baixo e não será preciso modificar a estrutura hidráulica. “No entanto, havendo possibilidade de um investimento maior, empresas especializadas podem elaborar um projeto personalizado para otimizar a captação, conectando mais de uma cisterna e anexando-as à uma rede de encanamento, de forma que os apartamentos sejam individualmente abastecidos”, diz.

A sustentabilidade é uma atitude que deve partir de cada pessoa, mas no condomínio esse estímulo encontra mais voz na coletividade, frisa Maria Claudia,. “Fazer a implantação de um programa completo de sustentabilidade no condomínio talvez, não seja uma tarefa tão fácil, mas é fundamental que a vontade de transformar atitudes para preservar o planeta faça parte da cultura condominial. Todos só têm a ganhar”, conclui.

GRUPO GRAICHE

O Grupo Graiche atua há 48 anos nos segmentos de administração condominial, administração de bens imóveis e na intermediação de locação e venda de imóveis. Hoje, a empresa administra mais 915 condomínios, com 113.755 mil unidades administradas, 6087 funcionários e 50.760 processos de pagamentos. Com métodos sempre inovadores, eficientes e transparentes na aplicação de recursos, é uma das mais bem-conceituadas empresas do ramo no Brasil, premiada Master Imobiliário. Em constante expansão, seu núcleo de funcionários reúne advogados, economistas, administradores de empresas, contadores, arquitetos e psicólogos. Muitos de seus clientes fazem parte da carteira do grupo há mais de trinta anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar