Hidrogênio Verde pode ser o futuro energético do Brasil
Com nove parques de energia eólica e solar espalhados pelo território brasileiro, a CGN Brasil estuda investir em um novo tipo de energia limpa
Na terça-feira, 9 de maio, o CEO da CGN Brasil, Yao Zhigang, se encontrou com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para formalizar o interesse da empresa chinesa em investir em uma planta de hidrogênio verde no estado. O projeto faz parte de uma iniciativa para aumentar a produção de energia limpa e sustentável na região.
“A transição energética é uma pauta de interesse nacional, do presidente Lula e do Governo da Bahia. Por isso, precisamos continuar contribuindo para que cada vez mais empresas possam se estabelecer e desenvolver projetos de energia limpa no estado”, afirmou o governador.
A Bahia tem potencial para produzir mais de 60 milhões de toneladas de hidrogênio verde por ano, segundo dados do SENAI CIMATEC. “A maior parte da energia solar e eólica produzida pela CGN Brasil vem da Bahia, porém ainda não possuímos uma planta de hidrogênio verde no local e essa proposta reforça o nosso comprometimento e participação na economia do estado”, garante André Martini, diretor de Desenvolvimento de Negócios da CGN Brasil.
A assinatura que vai formalizar o aceite da proposta da CGN Brasil pelo Governo do Estado da Bahia deve acontecer no dia 30 de maio, durante evento que celebra a inauguração do Complexo Eólico de Tanque Novo, quarta planta da empresa na Bahia e a primeira a ser entregue ao estado após a pandemia.
“Estamos implantando um dos mais modernos e produtivos parques eólicos do Brasil e o Governo da Bahia tem sido um parceiro fundamental no sucesso dessa operação, por isso pretendemos ampliar nossa presença no estado”, disse Yao Zhigang.
Hidrogênio Verde no Brasil
O Brasil é o país com o custo de produção mais baixo do mundo para o hidrogênio verde, devido ao grande potencial para produção de energia solar e eólica do território nacional. O hidrogênio verde permite uma mudança de matriz energética, com produto premium e selo verde, que além de gerar energia limpa e servir como insumo para a produção de combustível, também pode ser usado para produzir fertilizantes verdes, a partir da amônia.
Atualmente o Brasil possui projetos-piloto para a produção de hidrogênio verde na Bahia, no Ceará e no Rio de Janeiro. “Acreditamos que até 2030 podemos alcançar uma produção nacional em larga escala e estamos preparados para entrar nesse mercado em ascensão”, complementa Martini.
Em parceria com uma empresa de desenvolvimento de projetos renováveis da Bahia, a CGN Brasil Energia já mapeou a possibilidade de gerar até 14 gigawatts (volume equivalente ao de Itaipu) para produzir hidrogênio verde .
Sobre a CGN Brasil
A CGN Brasil nasceu em 2019 como a plataforma de investimento em geração de energia limpa do Grupo CGN no país, que atualmente possui sete usinas eólicas e duas usinas solares que juntas somam uma capacidade de mais de 1.400 Megawatts de geração, tornando a CGN Brasil uma das dez maiores geradores de energia renováveis do Brasil.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues com o CEO da CGN Brasil, Yao Zhigang e o plano para a produção de hidrogênio verde no estado. Complexo eólico de Tanque Novo, na Bahia
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário