Com o excesso de informações, como fica o bem-estar animal?
Em um mundo hiperconectado, repensar a relação entre informação e bem-estar animal é fundamental para construir um futuro mais consciente e amigável aos pets
Por Dr. Pedro Mancini, MV, MSc*
Na era digital, um dos efeitos mais notáveis do mundo moderno é a sobrecarga de informações, e isso pode levar a uma confusão sobre o que é fato e o que é mito a respeito do bem-estar animal. Com tanta informação disponível, muitas vezes pode ser difícil distinguir entre conselhos válidos e informações imprecisas sobre cuidados com animais de estimação. Isso pode levar a decisões inadequadas, que resultam em um impacto negativo na saúde e felicidade dos bichinhos.
Um exemplo claro disso é o impacto do barulho excessivo na vida dos pets. Com tantas informações circulando na internet, muitos tutores ainda não sabem exatamente como proteger seus animais domésticos de sons altos, como fogos de artifício e trovões. No entanto, o fato é que existem medidas efetivas e comprovadas que podem ajudar efetivamente a minimizar o estresse causado nessas situações.
Comportamento responsável do tutor diante de sintomas em animais de estimação
Sabe quando tem aquele evento na sua cidade com muitos fogos de artifício e o seu cão ou gato fica apavorado? É importante que nós, tutores responsáveis, saibamos identificar os sinais de estresse em nossos pets e tomemos medidas para ajudá-los a relaxar. Uma opção comprovada é o uso de abrigos acústicos, que são capazes de bloquear o barulho e proporcionar um ambiente seguro e tranquilo para o animal.
Uma medida eficaz para reduzir o estresse dos pets causado por barulhos excessivos é o uso de protetores auditivos. Os fones de ouvido para pets ajudam a atenuar o som e proporcionam maior conforto aos animais em situações como fogos de artifício, tempestades e eventos com música alta, por exemplo. É importante que o tutor escolha um modelo adequado ao tamanho do animal e que esteja confortável para ele, evitando, assim, qualquer tipo de desconforto ou ineficácia do produto.
Na dúvida, procure a opinião de um profissional!
É cada vez mais comum nos depararmos com informações contraditórias ou sem comprovação científica na internet quando se trata de cuidados com animais de estimação. Nesse sentido, é fundamental que os tutores busquem a orientação de profissionais e especialistas para garantir o bem-estar de seus pets.
Afinal, eles possuem conhecimento técnico e experiência prática que podem ajudar a identificar quais informações são relevantes e quais são apenas mitos. Além disso, seguir orientações adequadas pode prevenir problemas de saúde e comportamentais nos animais, melhorando sua qualidade de vida. Mesmo em tempos de informação fácil e rápida, é importante lembrar que a opinião de profissionais qualificados é sempre o caminho mais confiável.
Por fim, é um fato que a chegada da internet trouxe uma sobrecarga de informações que pode levar a uma confusão sobre o que é verdadeiro ou não no que se refere aos cuidados com animais de estimação. Como tutores responsáveis, precisamos estar atentos às informações imprecisas e seguir as orientações de profissionais e especialistas, garantindo o bem-estar de nossos pets. Em situações de barulhos excessivos, como fogos de artifício, é importante identificar os sinais de estresse e tomar medidas para ajudá-los a relaxar, como o uso de abrigos acústicos e protetores auditivos adequados e que, de fato, sejam efetivos.
Dessa forma, reitero que a opinião de profissionais qualificados é sempre o caminho mais confiável para prevenir problemas de saúde e comportamentais nos nossos animais de estimação, garantindo que eles vivam felizes e saudáveis.
*Dr. Pedro Mancini é CEO da DogPhones, startup que utiliza a tecnologia para desenvolver fones de ouvido para pets. Médico veterinário pela Universidade de Marília, é Mestre em oftalmologia pela USP.
Sobre a DogPhones
Especialista no desenvolvimento de fones de ouvido para pets, a DogPhones teve seus primeiros produtos ofertados em 2019. Criada pelo veterinário oftalmologista Pedro Mancini, a empresa levou cerca de três anos, contanto com todo o apoio da tecnologia, para estabelecer um produto ideal e que inibe até 90% de todo ruido externo. Nesse período, foram considerados a densidade da espuma, a estrutura e formato do plástico do casco e tantos outros fatores, tudo para chegar a um produto confortável e eficiente aos pets.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>