Brasil,

Veio para ficar: a Etnobotânica traz o uso de plantas na beleza e promete crescer 9,7% ao ano na próxima década

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiza Rubio
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Veio para ficar: a Etnobotânica traz o uso de plantas na beleza e promete crescer 9,7% ao ano na próxima década

O uso de ativos vindos da natureza em produtos de beleza não é novidade, mas essa prática como tendência e diferenciação dentro do mercado passou a ser mais valorizada e se tornou fator de decisão do consumidor apenas a cerca de 5 anos. E veio para ficar, segundo relatório da Fact.Mr, o mercado de produtos de skin care plant-based tem uma previsão de crescimento anual de 9,7% até 2031.

O que é Etnobotânica?

Este é um conceito milenar de análise das plantas para potenciais aplicações em cosméticos. A Ellementti Dermocosméticos, marca de produtos de alta performance que respeita o ecossistema cutâneo e ambiental, há 15 anos já aplica esse conceito no desenvolvimento dos produtos que oferece ao mercado, unindo o que existe de melhor e mais avançado em ciência e tecnologia para os cuidados com o rosto e o corpo.

Dentro da Etnobotânica são avaliados até mesmo fatores socioculturais e geográficos para descobrir quais plantas agem de forma positiva para uma determinada população. “O Dragon’s Blood, por exemplo, é um ativo derivado de uma seiva de árvore muito usada pela medicina dos Incas, hoje, analisando a fundo seu uso na região e aplicando a tecnologia, temos um potente reparador, rejuvenescedor e estimulador da síntese de colágeno”, explica Dra. Fernanda Chauvin especialista em dermatocosmética e presidente da Ellementti Dermocosméticos.

Em quais ativos naturais devemos apostar nossas fichas?

O skin care com produtos plant-based já revelou novas estrelas do mercado de beleza, como o phytoesqualano e o cannabidiol. Segundo a especialista em dermatocosmética, para os próximos anos, a tendência é unir cada vez mais o bem-estar, a saúde mental e a brasilidade com a beleza e a saúde da pele. Já que fatores ambientais e emocionais desequilibram o funcionamento do corpo e da pele, causando assim efeitos negativos. Por isso, algumas das apostas são: o óleo de Copaíba (um CBD-Like) e a Ashwagandha, como ativos, assim como o resgate de experiências sensoriais únicas que ofereçam bem-estar, conforto e felicidade.

A Ashwagandha, planta medicinal Ayurvédica originada na Índia, quando utilizada dentro do skin care reduz a ação de radicais livres e a hiper-reatividade da pele e ainda pode contribuir para o desempenho mental e redução da ansiedade. Já o óleo de Copaíba, amplamente usado na Amazônia, é cicatrizante, anti-inflamatório e age como ótimo regenerador e reforço da função barreira. Porém, também influencia no aumento da produção de beta-endorfinas promovendo relaxamento e sensação de bem-estar.

Essas duas tendências conseguem agir na pele e na mente simultaneamente por meio da tecnologia dos neuropsicosméticos. “Esses ativos ao ter contato com a pele se comunicam com as terminações e neurotransmissores presentes na epiderme e derme, fazendo o que é chamado de neuromodulação cutânea, dessa forma, é possível perceber sua ação na mente e na melhora da pele”, conta Dra. Fernanda Chauvin.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar