Brasil,

Cores, estampas e texturas em alta influenciam no consumo ‘phygital’ do varejo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natalia Peixoto
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Imagem: Freepik Imagem: Freepik

Além de tornar o cliente cada vez mais exigente, as tendências de mercado são decisivas na jornada de compra do consumidor

Algumas tendências costumam pautar as escolhas dos consumidores durante a jornada de compra, como uma cor, estampa ou textura que está em alta em determinado momento. O phygital – união do físico com o digital, modelo que vem mudando os hábitos de consumo nos últimos anos – é diretamente afetado por essas características. Por mais sensoriais que elas sejam, podem influenciar as compras no ambiente digital tanto quanto no físico.

“Identificar oportunidades para alavancar as vendas é uma alternativa para se destacar em meio à concorrência. Por exemplo, enxergar que as cores são um poderoso recurso para aumentar as vendas e que podem interferir diretamente em diversos setores como marketing, negócios e também no varejo é essencial”, comenta Juliano Ricardo Regis, gerente comercial do Myrp Enterprise, sistema de gestão integrado voltado às grandes operações do varejo de moda.

De acordo com estudo divulgado pelo relatório O Amanhecer do Consumidor Phygital, da MindTree, 60% dos clientes preferem a combinação da compra online com a física, ou seja, mais da metade dos consumidores concordam que a integração do varejo faz sim com que as vendas sejam impulsionadas. Para o ramo varejista, algumas tendências, como a Cor do Ano da Pantone (Pantone Colour System), criado para estimular designers e artistas a analisar cada tom, podem motivar a jornada de compra. Elas podem, inclusive, ser responsáveis por aumentar a procura de produtos como roupas, acessórios, móveis e objetos de decoração que sejam da ‘cor da moda’.

Regis analisa que as tendências podem influenciar as escolhas de compra, seja pela internet, seja nas lojas físicas. “As cores e tonalidades de um produto, dentro da jornada de compra, estão diretamente ligadas ao pertencimento do cliente”. Ou seja, quando uma tendência forte, como a cor do ano Pantone (Viva Magenta 18-1750), é capaz de atingir diferentes nichos, é possível, sim, que esteja relacionada à busca pela melhor experiência do consumidor, já que ele passa a buscar pelas marcas que podem oferecer tal objeto de desejo.

“Se o consumidor vai à loja com um produto de desejo em mente, baseado em uma tendência que ele segue, é fácil ele se frustrar caso não o encontre do jeito que queria, nas cores que imaginou, por exemplo. É aí que o phygital entra integrando físico e online. O vendedor faz a busca pela cor escolhida na loja virtual, em outra loja física ou até mesmo diretamente na fábrica. Todo esse processo diminui a perda das vendas por parte do varejo”, afirma o executivo.

Por fim, Juliano conclui que a tendência phygital ganhou espaço no setor varejista pois além de facilitar o processo de compra e venda possibilita uma maior autonomia e praticidade ao consumidor para realizar as compras em diferentes ambientes, o que diminui a ruptura de vendas e promove uma experiência completa de consumo.

Sobre o Myrp

A empresa Myrp possui atualmente dois produtos: Myrp Standard e Myrp Enterprise. O Myrp Standard foi o primeiro sistema de gestão empresarial em nuvem do país. Idealizado pelos empreendedores Tibério César Valcanaia (diretor técnico) e Reinaldo Pires de Oliveira (diretor comercial), a tecnologia é voltada para pequenas e médias empresas, auxiliando atualmente mais de 30 mil clientes no controle fiscal e financeiro dos seus negócios. Em 2022, é lançado oficialmente o segundo produto da empresa, o Myrp Enterprise, um PDV exclusivo para grandes operações do varejo de moda. O Enterprise se baseia em três pilares: cloud (100% online), mobile (para ser acessado em qualquer dispositivo) e omnichannel (um elo entre o varejo físico e o digital). A solução já atende grandes corporações no segmento de logística, hotelaria e agora moda, seu principal foco de atuação. O MYRP como empresa faz parte do Grupo Inventti, uma das maiores empresas de mensageria fiscal do país e que atende clientes de renome nacional como Carrefour, Lojas Americanas, Riachuelo, Ambev, entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar