Brasil,

Como escolher carregador de baterias de chumbo-ácido adequado para seu negócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Denise de Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

FRONIUS PC dessulfatacao ameaca baterias de chumbo FRONIUS PC dessulfatacao ameaca baterias de chumbo

Além do tipo de bateria utilizado, a frequência e a agilidade necessárias para abastecimento devem ser consideradas, segundo especialista da Fronius

Além dos procedimentos corretos, ter carregadores compatíveis com a bateria de tração e que forneçam um fluxo de energia controlado e na medida certa é fundamental para manter a vida útil das empilhadeiras e outros equipamentos intralogísticos para movimentação de estoque. Pois estima-se que 60% dos danos às baterias muito usadas em empilhadeiras e plataformas elevatórias estão associados ao uso de carregadores inadequados.

Segundo Bruno Caetano, consultor de vendas da unidade Perfect Charging, da Fronius do Brasil, especializada em soluções de carregamento de baterias, a escolha deste equipamento não se deve basear apenas no preço e no tipo de bateria usado na frota, mas também na potência e capacidade. Pois, dependendo do modelo escolhido, pode-se obter a médio e longo prazo uma economia de até 30% em média na conta de luz e de até 50% do custo operacional de uma intralogística.

Nesse sentido, saber o que se está por dentro de cada carregador de veículos elétricos, como as funções disponíveis, modo de operação, características e diferenciais que ajudam a tornar o processo de carga mais eficiente também é fundamental para fazer a escolha certa e prolongar a vida útil dos equipamentos. Para isso, o executivo da Fronius faz as seguintes recomendações para líderes e gestores de intralogística, que precisam considerar cada detalhe para fazer uma compra assertiva e otimizar o investimento realizado:

O que deve se saber sobre carregadores - Diferentemente do que se imagina à primeira vista, os carregadores não abastecem a energia para bateria da mesma forma.

Os carregadores convencionais, de 60 hertz, iniciam o carregamento fornecendo uma corrente mais alta até atingir uma determinada tensão, em que a bateria registra menor capacidade de absorção de energia, e reduz a curva de carga gradativamente. A vantagem deste modelo de equipamento é o custo menor, porém a carga inicial alta provoca superaquecimento da bateria e danos internos, sem falar o alto consumo de eletricidade.

Há os carregadores alta frequência (HF) que operam em frequência maior, na casa dos mega hertz, e contam com recursos para controlar a saída de energia e nível da corrente, de acordo com as condições da bateria, assim como o desligamento automático. Caso a bateria esteja muito descarregada, o carregador HF pode iniciar o carregamento com corrente mais baixa aumentando gradativamente, evitando a sulfatação (acúmulo de sulfato de chumbo nos componentes internos). Ao promover um carregamento mais cuidadoso e seguro, evita-se o superaquecimento da bateria, prolongando a sua vida útil e ainda gera maior economia de e nergia.

Tecnologia agregada - “Mesmo entre os carregadores convencionais ou de alta frequência há muitas diferenças entre um modelo e outro em termos de tecnologia que precisam ser levados em conta”, afirma Caetano. Segundo o executivo, esses diferenciais tecnológicos são fundamentais para otimizar o carregamento, bem como a economia gerada com o aumento da durabilidade dos veículos e maquinários, menos manutenção e por dispensar a cessórios extras para agilizar a carga.

Alguns carregadores de baterias de chumbo-ácido, como os da linha Selectiva 4.0, da Fronius, por exemplo, reúnem todos os recursos de um sistema HF e também funções avançadas, como processo de carregamento Ri, que ajusta o fornecimento de energia elétrica de acordo com as condições, tempo de uso e a resistência da bateria. Como o sistema promove maior eficiência no carregamento (em torno de 84% contra 74% dos similares do mercado), também realiza carregamento em menos tempo, o que dispensa uma bomba de circulação de eletrólitos (EUW).

Sobre a Fronius

Reconhecida como líder em inovação e tecnologia, a Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje está presente em mais de 30 países por meio de filiais e em mais de 60 países por distribuidores e representantes. Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição. No Brasil, a sede da empresa está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes e filiais em todo território nacional.

Perfect Charging

Perfect Charging é a mais antiga das três unidades da Fronius. Desde a sua fundação, a empresa trabalha na área da tecnologia de carregamento de baterias e no desenvolvimento de carregadores para baterias de arranque e acionamento. A inovadora gama de produtos e serviços em Perfect Charging convence com seu desempenho, sua eficiência, rentabilidade e sustentabilidade. Seja com a finalidade de operação de empilhadeiras elétricas na intralogística ou fornecimento confiável de energia para baterias de arranque em automóveis – na produção, em salas de exposição ou ofic inas –, a tecnologia da Fronius proporciona máxima disponibilidade para os veículos, custos operacionais consideravelmente reduzidos e baterias com uma vida útil maior a inúmeros usuários no mundo todo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar