Brasil,

A importância da normatização dos conduletes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sheila Diez
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A importância da normatização dos conduletes

Indispensáveis para a segurança das instalações elétricas, optar por conduletes adequados às normas vigentes é responsabilidade de especificadores e profissionais do setor

Eles estão no metrô, nos terminais de ônibus, nas obras de infraestrutura, de distribuição de energia e também na indústria, no comércio e em muitas residências. Os conduletes, componentes fundamentais para instalações elétricas aparentes internas e externas, fazem parte do nosso dia a dia e o que muitos não sabem é que eles precisam atender a uma norma de fabricação específica.

Trata-se da ABNT NBR 15701:2016, que define as características técnicas construtivas e os requisitos mínimos de desempenho dos conduletes metálicos roscados ou não roscados para sistemas de eletrodutos, utilizados em instalações elétricas aparentes.

Destinados à organização dos cabos elétricos e para facilitar o acesso às tomadas e interruptores, os conduletes protegem a fiação e evitam acidentes, além de contribuírem para a implementação das instalações elétricas sem quebra da parede. A norma define seis classes de produtos, conforme aplicação – residencial, comercial ou industrial - e níveis de segurança necessários.

Entretanto, muitos profissionais da área, por vezes, desconhecem a aplicação das distintas categorias dos conduletes presente na referida norma, quais as diferenças de cada uma, onde estas devem ser preferencialmente instaladas, entre outros detalhes que fazem a diferença na hora de adquirir ou mesmo especificar este tipo de produto para uma obra ou sistema elétrico.

Assim, um condulete de categoria III, por exemplo, deve atender perfeitamente a um ambiente residencial ou comercial. Já os conduletes de categoria I e II devem ser utilizados preferencialmente para ambientes comerciais e industriais, deixando os de categoria IV, V e VI para ambientes exclusivamente industriais, onde se faz necessária uma maior robustez.

“As normas técnicas de fabricação definem os parâmetros básicos de eficiência e qualidade para garantir a segurança às instalações elétricas. Por isso, é imprescindível que revendedores e profissionais se atentem para comercializar e especificar marcas que atendam às normatizações vigentes”, afirma André de Lima, Diretor Executivo da fábrica de materiais elétricos da Tramontina, empresa que está preparada para atender aos requisitos das mais diversas normas de produtos e que dispõe das seis classes de conduletes homologadas para o mercado brasileiro.

Estrutura dedicada

Para oferecer produtos adequados e seguros, é necessário ter uma estrutura que possibilite realizar todos os ensaios previstos na NBR 15701:2016 e demais normas de materiais elétricos regidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e solicitados pelos organismos de certificação acreditados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Para tanto, a Tramontina realizou importantes investimentos na construção de seu CIPeD (Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento), um conjunto de laboratórios dedicados às diversas áreas de atuação (elétrica, mecânica, metrológica e de materiais), o qual é mantido em sua sede, em Carlos Barbosa/RS, e construído especialmente para o atendimento das determinações previstas em normas. A estrutura permite a realização dos ensaios nos conduletes conforme todas as categorias previstas em norma, inclusive os de classes IV e V, próprios para áreas com necessidade de maior espaço interno, robustez e resistência a jatos de água, condição necessária para a proteção dos sistemas elétricos à estas severidades.

“Ambientes com afluência de público precisam de produtos e acessórios adequados às normas, a fim de garantir a eficiência do sistema e a segurança das pessoas. Investimos constantemente em tecnologia de produção, conhecimento e inovação, para oferecer produtos de qualidade e durabilidade superiores conforme as normas, atendendo às especificidades de cada projeto e às necessidades de segurança humana e patrimonial”, conclui Lima.

Tramontina, o prazer de fazer bonito

Mais do que números, o que define a Tramontina é o esforço permanente em tornar a vida das pessoas cada vez melhor. A pequena ferraria fundada por Valentin e Elisa Tramontina em 1911, no sul do Brasil, deu origem a um grupo que hoje conta com 9 unidades fabris e mantém a vocação centenária de encantar com gestos simples.

O segredo para manter a essência está em acreditar nas pessoas. A Tramontina valoriza cada um dos mais de 10 mil funcionários para que entreguem ao mercado produtos funcionais e com estilo, que inspiram o dia a dia e estimulam experiências para gerar valor e satisfação a clientes, consumidores e comunidades.

Tudo isso é traduzido nos mais de 22 mil itens que carregam valores de uma marca única. Utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, móveis de madeira ou de plástico, além da ampla linha de equipamentos dirigíveis são fabricados para o mercado nacional e exportados para mais de 120 países.

É no fazer bonito que a Tramontina e as pessoas se encontram. Atuando de forma global, a marca tem o suporte necessário para entregar soluções capazes de atender as necessidades de seu tempo, aliando produtividade e superação de metas ao desenvolvimento sustentável por meio do programa de gestão ambiental. Muito prazer, Tramontina!

Saiba por que a fábrica de materiais elétricos da Tramontina faz bonito

Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a fábrica de materiais elétricos da Tramontina é reconhecida pela segurança, design e soluções técnicas em materiais para instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais. Nos últimos anos, a empresa vem aplicando sua expertise na ampliação de seu portfólio e investindo no lançamento de linhas de produtos em novos segmentos. 2018 marcou a entrada da marca no segmento de lâmpadas LED e, em anos anteriores, a empresa investiu em linhas de disjuntores e quadros de distribuição, além de divisões dedicadas aos setores de atmosferas explosivas e injeção de alumínio sob encomenda. Seu moderno parque fabril ocupa uma área construída de 50 mil m², conta com 13 células de injeção de alumínio e 15 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada para processar 3.300 toneladas/ano de alumínio e outras 3.000 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas. Desempenho, segurança e estética estão alinhados em todos os produtos para que o consumidor possa fazer bonito ao utilizá-los.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar