Acidentes em armazéns obrigam empresas a indenizar funcionários
Advogado trabalhista alerta que penalidades variam de acordo com proteção oferecida aos empregados
Com as vendas de final de ano impulsionando o comércio eletrônico e as lojas físicas, os centros de distribuição de produtos estão trabalhando com o máximo de sua capacidade. O aumento nas movimentações de cargas eleva também o risco de acidentes. Segundo estudo do Ministério Público do Trabalho, máquinas e equipamentos são os principais causadores de acidentes de trabalho no Brasil. Entre as máquinas mais usadas nas empresas estão as empilhadeiras. E casos recentes na Justiça mostram que acidentes com esses veículos podem gerar altas penalidades aos empregadores.
Em 2020, uma grande rede atacadista e uma prestadora de serviços terceirizados foram condenadas a pagar mais de R$ 100 mil a um trabalhador, por danos morais e materiais decorrentes de um atropelamento por empilhadeira, que reduziu sua capacidade de trabalho.
Embora o operador da empilhadeira fosse funcionário da empresa terceirizada, o atacadista contratante do serviço também foi condenado a arcar com parte da indenização. Segundo a ação, não havia sinalização no corredor em que a empilhadeira estava sendo conduzida e a vítima não estava usando colete reflexivo para alertar sua presença na área.
Em decorrência do atropelamento, a vítima foi submetida a intervenção cirúrgica e tratamento. A Justiça concluiu que o empregado teve sua capacidade de trabalho reduzida e condenou as duas empresas a pagar uma indenização equivalente a parte do salário da vítima, multiplicada pelos anos restantes de trabalho.
O advogado trabalhista Bruno Valente alerta que as penalizações das empresas por acidentes de trabalho dependem da proteção oferecida a seus funcionários. “Em caso de acidente de trabalho, a Justiça busca garantir o direito do empregado, que é a parte mais frágil. Já a empresa precisa demonstrar que toma todos os cuidados com a segurança de seus colaboradores”, ressalta.
De acordo com Afonso Moreira, especialista em segurança de operações logísticas, em alguns segmentos mais críticos, com muitas interações e movimentações entre máquinas e pessoas, fornecer equipamentos básicos de proteção e sinalizações de perigo pode não ser suficiente para reduzir o risco de acidentes. “E caso eles ocorram, o empregador pode pagar muito mais caro em indenizações do que se investisse em sistemas mais avançados de prevenção”, completa Moreira, que é diretor da AHM Solution.
Sobre a AHM Solution
Com sede no Brasil e filiais em cinco países da América, a AHM Solution é uma empresa de soluções de segurança e produtividade, principalmente para operações de intralogística (movimentações e armazenagem de cargas).
A especialidade da empresa é mapear os riscos de acidentes de cada operação e apresentar um diagnóstico completo, com as probabilidades de ocorrências, grau de gravidade e soluções recomendadas para cada situação.
A AHM Solution também oferece dispositivos de tecnologia de segurança, como sensores de movimento, sistemas de alertas visuais e sonoros e câmeras embarcadas em empilhadeiras, que reduzem ou eliminam os riscos da operação, ao mesmo tempo em que aumentam a produtividade de pessoas e máquinas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário