O que o Krav Maga tem a ver com a Copa do Mundo?
O israelense, Grão Mestre Kobi Lichtenstein, que trouxe o Krav Maga de Israel para o Brasil, explica como a modalidade de defesa pessoal pode contribuir para a segurança em eventos de grandes proporções
Estamos em plena Copa do Mundo de Futebol e eventos de grandes proporções como esse, que reúnem milhares de pessoas de países diversos e que vão se deslocar em massa para acompanhar cada jogo e, depois, para comemorar cada resultado, demandam SEGURANÇA, dentro e fora dos estádios.
Nesse cenário, o Krav Maga, a modalidade israelense de defesa pessoal, tem muito a contribuir. A técnica foi criada por Imi Lichtenfeld, em Israel, na década de 1940 e durante quase 20 anos foi restrita à elite do exército de Israel.
As forças de segurança – unidades militares, policiais ou de segurança privada – enfrentam uma realidade completamente diferente do mundo civil. Por isso, o treinamento do Krav Maga voltado a elas é diferente do que ocorre em aulas regulares em academias. Pouco tempo para treinamento; riscos; proteção a terceiros; uso de equipamentos pesados; ambiente hostil; armamentos; tudo isso é levado em consideração durante a capacitação da tropa.
“No caso de uma Copa do Mundo, cenário em que a segurança de um grande volume de pessoas é necessária nos estádios, no trajeto até eles, nas estações de metrô, em locais onde essas pessoas vão comemorar o resultado dos jogos etc, a preparação do profissional de segurança é importantíssima”, atenta a maior autoridade do Krav Maga da América Latina, o israelense Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan).
Grão Mestre Kobi, que preside a Federação Sul Americana de Krav Maga, explica: “esse tipo de trabalho vai demandar do agente de segurança a atenção extrema, atitude rápida, na maioria das vezes sem o uso de arma de fogo, por se tratar de espaços de grandes aglomerações, e tudo isso contando com o peso de seu equipamento”. E completa: “o Krav Maga considera todas essas variáveis e prepara esse profissional, fisicamente, emocionalmente e tecnicamente, para que ele possa antever o risco, atuar com eficiência e garantir a segurança do público em questão e de si próprio”.
Grão Mestre Kobi, que foi aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld, é ex-combatente nas Forças de Defesa de Israel, com MBA em Segurança Nacional pela Israeli College fo Security and Investigation em Hod Hasharon em Israel e Newport University, nos Estados Unidos.
Por meio da Federação Sul Americana de Krav Maga, desenvolve a prática regular da modalidade no mundo civil e, ao mesmo tempo, a realizar treinamentos para forças de segurança pública e privada, incluindo várias corporações militares e policiais, tais como: Comandos Anfíbios que atuaram nas Olimpíadas em 2016, Segurança Pessoal da Presidência da República, BOPE, entre outros.
A Federação Sul Americana de Krav Maga considera que cada unidade de segurança tem o seu próprio tipo de missão, inimigo, ambiente de operação, nível de agressividade, equipamentos e armamentos. Dessa forma, segundo a filosofia do Krav Maga, o treinamento para forças de segurança é direcionado para as necessidades de cada unidade. Ele é dividido em 23 módulos, cada um com as características, técnicas e simulações pertinentes a cada unidade a ser treinada. Esta forma de treinamento resulta em uma qualificação da tropa mais rápida e eficaz. Para saber mais, acesse: https://kravmaga.com.br/militar/
Sobre a Federação Sul Americana de Krav Maga - referência mundial em qualidade, é a precursora do Krav Maga na América Latina. Conta com representação no Brasil, México, Argentina, Portugal e Canadá, onde trabalha pela preservação da filosofia, didática e técnica do Krav Maga, tal como foi criado e ainda é aplicado em Israel. É presidida por Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld e seu primeiro aluno a sair de Israel para difundir a modalidade. Vivendo no Brasil desde 1990, Grão Mestre Kobi forma e atualiza pessoalmente seus instrutores, garantindo a qualidade e a ética do Krav Maga praticado na Federação Sul Americana de Krav Maga.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário