Manteiga blend pode ter composição mais saudável
Segundo especialista, o óleo de palma pode ser uma alternativa mais saudável e sustentável na produção de produtos lácteos.
Nem todas as pessoas estão acostumadas com o termo "blend", quando falamos de alimentação. No entanto, esse termo é mais comum do que parece. Quando o assunto é carne, por exemplo, existem as misturas usadas para o preparo de hambúrgueres. Mas na busca por uma alimentação saudável, os famosos "blends" esbarram em grandes desafios a serem superados, porque existem alimentos aparentemente inofensivos incorporados à dieta e que possuem misturas com ingredientes pouco saudáveis, de acordo com especialistas. Essas misturas geralmente passam por um ultraprocessamento em que sofrem reações químicas e recebem aditivos antes de chegar à prateleira do supermercado.
Mas será que não existe uma outra maneira de obter esses blends de forma mais saudável?
Quando o assunto são produtos lácteos, há um questionamento muito grande em vários âmbitos. Em 2019, órgãos do governo brasileiro, como a ANVISA, passaram a discutir sobre a proibição de alimentos que contenham óleos e gorduras hidrogenadas ou transgênicas, utilizadas para a produção de alguns tipos de margarina.
O óleo de palma surge como uma alternativa de matéria-prima mais saudável, já que contém conservantes naturais que aumentam a vida útil dos produtos, apresenta maior rendimento, se comparado aos demais óleos, e não possui gorduras trans nem organismos geneticamente modificados, o que é primordial para uma alimentação saudável.
Para Fernando Martins, engenheiro químico e diretor de operações da Laticínios Econata, é importante considerar a hipótese de trabalhar com outros processos, a partir de métodos mais saudáveis, do ponto de vista médico, e mais sustentáveis, se considerado o fato de que produções que envolvem agentes químicos podem afetar além do organismo humano.
“Atualmente, todas as blends encontradas no mercado brasileiro se utilizam do método da interesterificação para a produção de margarinas para uso doméstico e industrial, com catalisadores químicos, ou seja, metóxido de sódio e/ou enzimas do tipo lipase”, lembra o diretor de operações dos Laticínios Econata. A interesterificação, mencionada por ele, consiste em uma alternativa tecnológica ao processo de hidrogenação parcial, uma vez que viabiliza a produção de óleos e gorduras com funcionalidades específicas.
“É preciso inovar, buscar alternativas, pensar em matérias-primas que temos em abundância e que podem substituir processos inadequados”, destacou Fernando ao lembrar da possibilidade de utilizar óleo de palma como parte da produção de uma manteiga blend, visando a saúde e o bem-estar dos consumidores.
Sobre o óleo de palma
De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma (ABRAPALMA), a palma produz até 10 vezes mais do que outras oleaginosas; quando bem orientada, seguindo os critérios sociais e ambientais exigidos pela legislação brasileira e pelos critérios internacionais de sustentabilidade; pode ajudar no sequestro de carbono, contribuindo para mitigar os problemas relacionados às mudanças climáticas.
Será o óleo de palma a matéria prima do futuro?
Para saber mais informações, acesse: www.econatalaticinios.com.br
SOBRE A MANTEIGA BLEND:
Produto 100% natural;
Clean Label, feita somente com 4 ingredientes;
Não contém gorduras trans, inclusive ao longo do shelf;
Transgênicos e OMG free;
Utilização de Palma certificada;
Garantia de disponibilidade dos principais ingredientes: creme de leite (LATSUL) e óleo de palma (contrato com direto com produtor local);
Possibilidade de zerar a lactose;
Produto com 6 meses de shelf.
SOBRE OS LATICÍNIO ECONATA:
Originária de Minas Gerais, maior estado produtor de leite do Brasil, a tradicional fábrica dos Laticínios Econata se destaca pela produção com o melhor custo-benefício do mercado. Para manter o padrão de qualidade de seus produtos e continuar oferecendo o melhor custo para seus clientes, a holding investe fortemente em inovação e em seu capital humano. Situada na charmosa cidade de Pouso Alto, a fábrica produz desde a matéria prima até o produto final embalado. São 1.170 m2 de área construída, em um terreno de 2.400 m2, tendo uma capacidade instalada de produção de cerca de 20 toneladas por dia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário