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IDV projeta aumento nominal nas vendas do varejo para setembro e os próximos dois meses

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paulo Viarti
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Empresas associadas ao IDV estimam aumento nominal das vendas de 6,7% em setembro, 6,2% em outubro e 6,9% em novembro, na comparação com os mesmos meses do ano anterior

Os mais recentes dados do IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo), elaborado com base nas projeções feitas pelas empresas associadas do Instituto e apurado pela EY, projetam aumento nominal de vendas, sem descontar a inflação, de 6,7% em setembro, 6,2% em outubro e 6,9% em novembro, na comparação com os mesmos meses do ano anterior. Em agosto, a variação nominal registrada foi de 5,5% em relação ao mesmo mês de 2021, mas vale ressaltar que está em declínio desde abril.

Para o futuro, alguns fatores que podem influenciar o varejo são a instabilidade política devido às eleições e a redução de impostos em diversas categorias de produtos. “O IAV tem antecipado com certa precisão o que é efetivamente realizado pelo varejo com três meses de antecedência”, afirma Jorge Gonçalves Filho, presidente do IDV.

Quando descontado o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), a projeção real é de queda de 1,0% em setembro/22 e 0,7% em outubro e uma leve alta de 0,5% em novembro, sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em agosto, também em termos reais, houve queda de 3,2% em relação ao mesmo mês de 2021.

No IAV setorial, quatro dos seis segmentos apresentaram variação positiva: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (22,2%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (20,6%), tecidos, vestuário e calçados (14,0%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,7%). Os setores de material de construção e de móveis e eletrodomésticos apresentaram variação negativa de 1,4% e 3,0%, respectivamente. Já para os próximos três meses, todos os setores apresentam perspectivas de aceleração do crescimento, sendo este crescimento decrescente para os setores de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e de material de construção.

Em relação às projeções por setor, nos dados divulgados para agosto, foram apresentados os resultados das primeiras projeções para novembro, justamente o mês da Black Friday, com destaque especial para o setor de móveis e eletrodomésticos, que projeta crescimento nominal de 7,5% em novembro. Esse setor sinaliza uma retomada do fôlego no início do 4T22, com projeção também positiva para outubro em 13,1%, após forte período de retração ao longo do ano.

“O cenário macroeconômico complexo vem melhorando nos últimos meses, porém alguns desafios têm se mantido. As previsões do PIB vem frequentemente sendo revisadas para cima, enquanto a inflação recua. Com a massa salarial se expandindo, a confiança do consumidor aumentando e o desemprego caindo, o cenário para o final do ano se mostra um pouco mais favorável. Porém, como fatores negativos ainda temos o cenário de inadimplência e o alto custo do crédito às famílias”, explica Jorge Gonçalves Filho.

Sobre o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)

Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), permite projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo. Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas nos meses seguintes.

Sobre o IDV

O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 72 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal.

Conheça as empresas associadas: Alesat, Americanas S/A, Arezzo, Beleza na Web, Bob´s, C&A Modas, C&C Casa e Construção, Cacau Show, Caedu, Calvin Klein Brasil, Carrefour, Cencosud, Centauro, Companhia Sulamericana de Distribuição, Cybelar, Dafiti, Decathlon, DPaschoal, DPSP, Estée Lauder, Ferreira Costa, Frigelar, Gouvêa Ecosystem, Grupo Boticário, Grupo Avenida, Grupo Pão de Açúcar, Grupo Soma, Habib’s, Inbrands, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Lojas Bemol, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Pompeia, Lyon, Magazine Luiza, Marisa, Marisol, McDonald’s, Movida, Mundo do Cabeleireiro, Natura&Co, Nagem, Netshoes, Novo Mundo, Óticas Carol, Pague Menos, Pandora, Panvel Farmácias, Pernambucanas, Petz, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Ráscal, RD (Raia Drogasil), Renner, Restoque, Ri Happy, Riachuelo, Roldão, Saraiva, Sephora, Telhanorte, Tok&Stok, Via Varejo, Via Veneto/Broosfield, Vivara e Zara.


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