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Cattalini Terminais garante alta produtividade no desembarque de navio movido a metanol

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Cattalini Terminais garante alta produtividade no desembarque de navio movido a metanol

A operação do navio “Mari Jone”, realizada no píer da Cattalini Terminais Marítimos, na última semana,representou dois importantes marcos para a empresa. A alta produtividade registradano desembarque de 40,8 mil toneladas de metanol e o uso do produto como combustível marítimo.

Para alcançar uma maior vazão na descarga do produto, a Cattalini definiu a utilização simultânea dos quatros dutos que interligam o píer privativo aos tanques de armazenagem da empresa. “O esforço conjunto de diferentes setores promoveu esse ganho importante para o cliente. Acreditamos que podemos manter a excelência dos nossos serviços a partir da sinergia do time e do planejamento e da organização logístico-operacional”, comentou Bruno Marcel Santos, gerente de logística.

O desembarque foi feito durante46 horas ininterruptas de operação, com uma média de descarga de 1.109m³/h, alcançando pico de 1.545m³/h.Em operações anteriores, com o uso de duas linhas, a produtividade foi, em média, de 800m³/h.

“Para chegarmos a esses resultados trabalhamos com foco no planejamento e na união entre as nossas equipes. Nosso intuito é sempre garantir que o serviçoseja ágil, eficiente e seguro, de modo que a nossa performance e a qualidade da nossa estrutura contribuam para a diminuição dos custos de operação e faça da Cattalini a escolha dos nossos clientes”, declarou Lucas Guzen, gerente comercial sênior.

Operação planejada

O metanol desembarcado no píer da Cattalini ocupou 10 dos 36 tanquesdo Centro de Tancagem 4 (CT4). “O envolvimento de todos garantiu o pleno atendimento à operação, com segurança, agilidade e eficiência”, destacou ÉlcioLuiz Kaminski, encarregado de operações do CT4.

Segundo Flávio Jakemiu Araujo Bortolon, coordenador de operações do CT 1, o destaque da operação do navio “Mari Jone”ficou por conta docomprometimento dos times de diferentes setores. “Houve colaboração entre os CTs e o píerpara a preparação eadequação das linhas que receberam o metanol e que, originalmente, eram destinadas à movimentação de outros líquidos. Cada etapa do processo exigiunossa atenção e hoje estamos satisfeitos em ver que possibilitamos esse diferencial para a Cattalini. Cumprimos a missão de atender os clientes com qualidade, agilidade e segurança”, frisou.

Assim como em outras operações portuárias, para atender o “Mari Jone”a Cattalini realizou a chamada “lavagem das linhas”, que é a limpeza dos dutos que transportamos granéis líquidos entre o píer e os Centros de Tancagem. O objetivo émanter a integridade da tubulação e garantir a qualidade das mercadorias transportadas.

“A Cattalini é um terminal dinâmico e está preparado para movimentar diferentes produtos. O processo de limpeza das linhas tem sido nosso diferencial para atender a maiores vazões, como deste navio. Também temos investido em melhorias para ampliar e otimizar essa operação que tem se mostrado relevante para a empresa e para os clientes, resultado de um trabalho conjunto de todos os setores”, salientou Rodrigo Teixeira Voi, coordenador de qualidade operacional.

Combustível limpo

Vindo do porto chileno de Punta Arenas, o “Mari Jone” cumpriu sua jornada até o terminal da Cattalini abastecido com metanol, o que, segundo a Methanex – proprietária da carga e do navio –, atende asnormativas de emissões internacionais gases poluentes como a IMO2020.

“O metanol é um combustível marítimo seguro, econômico e globalmente disponível. Com a crescente demanda por combustível marítimo mais limpo, o metanol é um combustível alternativo para navios que ajuda a indústria naval a cumprir regulamentações cada vez mais rigorosas de emissões. O metanol reduz significativamente as emissões de óxidos de enxofre (SOx), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado, e com a capacidade de ser produzido a partir de fontes renováveis, oferece um caminho para atender às futuras regulamentações de emissões sem mais investimentos de armadores”, informaa Methanex.

Para LeandroAugusto Guimarães da Silva, coordenador de operações do píer da Cattalini, o uso do combustível renovável vai ao encontro dos valores da empresa.“O metanol como combustível marítimo atende a uma exigência da IMO (sigla em inglês para Organização Marítima Internacional) para a redução de emissão de gases poluentes e a transição da matriz energética para novas fontes, como uso o metanol para combustão. É importante estarmos presentes nesse processo de mudança, que vem sendo acelerado nos últimos anos e está alinhado aos valores da Cattalini, entre eles, a preservação ambiental”, completou.


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