Brasil,

Ofurô terapêutico auxilia na recuperação de bebês prematuros em Barcarena

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação – Pró-Saúde
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito Divulgação  Pró-Saúde Crédito Divulgação Pró-Saúde

A prática humanizada, adotada pelo Hospital Materno-Infantil de Barcarena, remete o bebê ao ambiente uterino

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), localizado no interior paraense, utiliza práticas humanizadas para auxiliar no tratamento de bebês prematuros, principal público em atendimento na unidade. Entre as ações adotadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de Cuidados Intermediários (UCIs), está o “Ofurô Terapêutico”.

O método tem como objetivo o relaxamento do recém-nascido, por meio das propriedades da água aquecida e das técnicas de hidroterapia e mobilidade aplicadas pela fisioterapeuta, que favorecem a recuperação clínica e estabilização dos sinais vitais. A unidade, que pertence ao Governo do Estado e é gerenciada pela Pró-Saúde, atua como referência para gestantes de alto risco na região do Baixo Tocantins.

Rafaela Miranda, fisioterapeuta do HMIB, explica que essa técnica “ativa a memória do recém-nascido, remetendo ao período em que estava no útero da mãe. Isso proporciona relaxamento, evita a perda de peso e contribui para a redução dos níveis de estresse neonatal”. É possível destacar ainda o estímulo à produção de cortisol, que favorece o desenvolvimento neurológico da criança, além do ganho de tônus muscular, controle de tronco e respiratório.

Ravy Gael da Silva Oliveira, de apenas 15 dias de vida, já experimentou o banho de ofurô terapêutico da unidade. O pequeno deu entrada na UCI para ganhar peso, logo após o parto, em 8 de agosto, já que nasceu com apenas 33 semanas de gestação. Ele recebeu alta na tarde desta segunda-feira (22).

“Além dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, os enfermeiros ganham destaque como parte integrante desta prática, conduzindo o processo junto aos familiares e incentivando a participação efetiva do acompanhante no momento do banho. Sempre orientamos as mães sobre como reproduzir essa ação em casa, já que é muito positiva e acalma o bebê”, complementa Nataliel Miranda, coordenador da UTI Neonatal do HMIB.

A unidade conta ainda com outras práticas humanizadas que visam proporcionar o bem-estar dos prematuros e auxiliar a recuperação clínica, como o Método Canguru, que consiste em manter o bebê prematuro e de baixo peso no contato pele a pele na posição vertical, junto ao colo dos pais.

“Há ainda o Projeto Octos, onde polvinhos de crochê fazem companhia para os bebês prematuros nas incubadoras. Os tentáculos remetem ao útero materno, se assemelhando ao cordão umbilical, proporcionando conforto e acolhimento. É uma ferramenta de estimulação sensorial, tátil e visual, que contribui para o desenvolvimento neurocognitivo dos recém-nascidos”, lembra Lorena Portal, diretora Assistencial do HMIB.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar