Entidades lançam Observatório Digital dos Litígios Judiciais no Brasil
Parceria inédita entre a ABJ, CIEE e IASP viabilizou ferramenta que organiza dados da movimentação jurídica do País
Nesta segunda, 22, a Associação Brasileira de Jurimetria, ABJ, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE e o Instituto dos Advogados de São Paulo, o IASP, se reuniram para lançar o Observatório Digital dos Litígios Judiciais no Brasil. A parceria inédita viabilizou a criação da ferramenta responsável por organizar e cruzar os dados das movimentações jurídicas do País com outros bancos de informações.
A ferramenta reúne três abas principais: Litigiosidade, Produtividade e Dados. Neste espaço será possível realizar pesquisas empíricas, relacionar dados da litigiosidade com características socioeconômicas, acompanhar a taxa de congestionamento de processos, e até mesmo fazer download dos dados disponíveis.
O evento de lançamento, realizado no Teatro CIEE, no Itaim Bibi, em São Paulo, contou com participação de Humberto Casagrande, CEO do CIEE, Celso Fernandes Campilongo, advogado, professor e diretor da Faculdade de Direito da USP e PUC/SP, Julio Trecenti, secretário-geral da ABJ, Paula Cometti, juíza assessora da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, Marcelo Guedes Nunes, presidente da ABJ, Renato de Mello Jorge Silveira, presidente do IASP e Vidal Serrano, diretor da Faculdade de Direito da PUC/SP. O encontro foi mediado por Ricardo Melantonio, diretor Jurídico e Compliance do CIEE.
Segundo Humberto Casagrande, “a iniciativa pioneira no mundo jurídico é uma maneira de mapear os gargalos que existem dentro do sistema Judiciário”, e acompanha a informatização da área. “É uma tentativa de libertar os dados do judiciário”, conta Julio Trecenti.
Vidal Serrano ainda acrescenta que “os operadores do direito necessitam de respostas céleres e confiáveis”. Para a juíza Paula Cometti, mais do que celeridade, a ferramenta “caminha ao lado da justiça e contribui para a transparência”.
Negócios
Ao ampliar o debate para além do âmbito jurídico, os convidados relacionaram a importância dos dados para a análise do comportamento também econômico da sociedade. Para Marcelo Nunes, o acesso aos dados em geral gerou uma nova ciência e com ela foi possível construir novos negócios. Enquanto Celso Campilongo defende que “os bancos de dados servem para que o Direito possa facilitar a vida da atividade econômica”.
Segundo Renato de Mello Jorge Silveira, o Observatório Digital dos Litígios Judiciais no Brasil abrange a academia e o mercado e tem como intuito entender as nuance da justiça, "onde ela caminha mais rápido, devagar, se emperra e porque emperra”, afirma.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário