Brasil,

5 motivos para pensar nas crianças ao votar na eleição de 2022

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Neste ano, iremos exercer o direito de escolher, de maneira democrática, o presidente da República, senadores, governadores, deputados federais e estaduais que nos representarão pelos próximos quatro anos. Ao votar, temos o dever de honrar crianças e adolescentes menores de 16 anos, que ainda não têm o direito de votar, e escolher representantes que tenham projetos para a infância e juventude.

De acordo com o Artigo 227 da Constituição de 1988, as crianças devem ser prioridade absoluta em todas as decisões, programas e políticas públicas. Por isso, pensando em incentivar os eleitores a considerar este público no exercício do voto, o Lunetas, espaço 100% dedicado à reflexão sobre a infância, lista 5 motivos para colocar as crianças como prioridade.

Além disso, para quem deseja se aprofundar ainda mais no assunto, o Lunetas lançou o especial “Infâncias em foco: Quem vota pelas crianças?”, um hub de informação sobre política e as infâncias. Entre as mais de 20 reportagens inéditas, estão conteúdos que abordam desde como os adultos podem falar sobre política com as crianças até a visão dos pequenos sobre o tema.

Fome

De acordo com um levantamento realizado pela Fundação Abrinq, cerca de 18,8 milhões de meninos e meninas de até 14 anos passam fome no Brasil. Com a insegurança alimentar, o crescimento e o desenvolvimento físico e cognitivo necessários para que elas consigam crescer de maneira saudável são prejudicados de maneira permanente e irreversível.

Analfabetismo

Há 50 anos, a educação infantil não era uma realidade no Brasil, no entanto, políticas públicas mudaram essa realidade. Ainda assim, nos últimos dois anos, o número de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler e escrever cresceu em 1 milhão. Pensando no futuro e nos próximos passos do Brasil relacionados à educação pública, é necessário eleger candidatos que queiram enfrentar as desigualdades sociais e lutar para que todas as crianças e adolescentes tenham acesso à educação de qualidade.

Trabalho Infantil

Atualmente, cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil no Brasil. Desse total, 66% são crianças pretas ou pardas e 71% estão na área urbana, de acordo com um levantamento divulgado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua).

Violência e exploração sexual

Entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes, de 0 a 19 anos, foram mortos de forma violenta no Brasil e 180 mil sofreram violência sexual, segundo o Panorama da Violência Sexual contra crianças e Adolescentes no Brasil, lançado pela Unicef e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Por isso, é necessário eleger pessoas que tenham coragem para combater esse cenário e falar de assuntos como igualdade de gênero, empoderamento de meninas, violência sexual e feminício.

Moradia

Mais de 5 milhões de pessoas ainda residem em domicílios sem banheiros ou sanitários de uso exclusivo e 9,7 milhões vivem em condições de adensamento excessivo, com mais de três moradores para cada dormitório. Este é um assunto que não deve ser ignorado, já que todas as crianças precisam de acesso à moradia para viver com dignidade e poder se desenvolver em outras áreas, como lazer, educação e saúde.

Sobre o Portal Lunetas

Criado em 2018, com o apoio do Instituto Alana, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, o Lunetas nasceu com o principal objetivo de ser um espaço de informação e reflexão sobre as múltiplas infâncias, colocando a criança como um sujeito pleno de experiências e direitos. Atualmente, são mais de 700 mil seguidores no Facebook, 30 milhões de visualizações no site, 94 mil seguidores no Instagram e 500 mil visualizações no YouTube; além do apoio de instituições como ONU, Unicef e Greenpeace. O Lunetas tem parceiros como Porvir e A Taba, e colunistas como Alexandre Coimbra Amaral, Viviana Santiago, Juliana Prates, Renato Noguera e Mariana Rosa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar