Brasil,

Dia internacional do rum: empreendedor cria a primeira adega de envelhecimento da bebida no Brasil a bordo de um barco

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renato Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Dia internacional do rum: empreendedor cria a primeira adega de envelhecimento da bebida no Brasil a bordo de um barco

Joseph Van Sebroeck, criador do Cavendish Rum, em parceria com Ubiratam Matos, proprietário do Veleiro Dália, criaram uma forma inédita no Brasil de explicar a ligação entre Ilhabela e o rum

No dia 16 de agosto é comemorado o Dia Internacional do Rum. Existem diversas teorias sobre como a bebida surgiu, uma delas é de que tudo começou no ano de 1433, quando a cana-de-açúcar era cultivada na região de Caraíbas, na época de Cristóvão Colombo. A cana era transportada pelas esquadras de Colombo a partir das Ilhas Canárias. O primeiro rum destilado a partir da cana-de-açúcar foi produzido no início do século XVI.

O rum pode ser feito de forma industrial, obtido a partir do melaço, ou então de forma agrícola, obtido diretamente do caldo de cana fermentado. Com o passar dos anos, a bebida acabou sendo bastante associada aos piratas, já que muitos afirmam que antes das batalhas, os saqueadores do mar tinham o hábito de beber rum para dar coragem e confiança.

“Quando eu era pequeno, meu pai vivia me contando uma história de um pirata inglês chamado Thomas Cavendish, que usou a região de Ilhabela, litoral de São Paulo, como base por cinco anos”, explica Joseph Van Sebroeck, criador do Cavendish Rum. A ideia de criar o rum foi uma forma de Sebroeck seguir com o legado de seu pai, Etienne Van Sebroeck, que em 1958, produzia cachaça em uma propriedade da família, no litoral norte.

O rum Cavendish foi lançado em 2021, e tem notas aromáticas de baunilha, banana e cana. “O rum tem conquistado cada vez mais espaço no setor de bebidas, pois as pessoas estão descobrindo que ele é versátil, combina com várias receitas e possui aroma suave”, afirma o empreendedor. Embora tenha criado uma bebida ligada aos piratas e batizada com o nome de um bastante conhecido, Sebroeck queria ir um pouco além e decidiu fazer com que a experiência de saborear o rum fosse vivenciada justamente no local onde os antigod saqueadores viviam: o mar.

Sendo assim, o empreendedor decidiu criar a primeira adega de envelhecimento de rum no Brasil a bordo de um barco. O empreendimento foi feito em parceria com Ubiratam Matos, proprietário do Veleiro Dália. Matos e sua esposa Eliana Sales são proprietários desse veleiro clássico do século XVIII, e que foi inspirado nas famosas escunas de pesca de Nokomis e Lafayette, duas escunas do século XIX feitas para pesca e reformuladas para velejar.

“Nesse ano, decidimos fazer uma parceria com o Dália e criamos um passeio pelas praias de Ilhabela, sendo que durante todo o percurso, os consumidores podem apreciar drinks à base de rum feitos por um bartender profissional. Uma forma de vivenciar com mais intensidade a experiência de beber rum no mar, como os piratas faziam”, pontua Sebroeck. O Cavendish Rum envelhecido no barco foi deixado em barris de carvalho para repousar durante três anos. Ele é feito em pequenos lotes, em garrafas numeradas e possui graduação alcoólica de 42%.

Para quem quer conhecer de perto a adega, é necessário agendar o passeio através dos telefones (12) 99172-3765 ou (12) 99176-8119. O e-mail para contato é .

“Nosso objetivo foi agregar no rum envelhecido em uma adega a bordo de um barco alguns aromas diferentes relacionados à salinidade, já que se trata de um ambiente com muita maresia e água do mar, então o processo de produção é parecido com os de um whisky escocês envelhecido em adegas no litoral, bem próximo do mar”, finaliza o empreendedor.

Sugestões de receitas

Para quem quer comemorar a data brindando, o bartender parceiro da Cavendish, Soham Bello, explica o passo a passo de algumas receitas, confira:

Rum com café
Ingredientes
45ml de Rum
15ml de licor de café
30ml de expresso

Modo de preparo

Bata tudo vigorosamente em uma coqueteleira e sirva em uma taça cupê. Finalize com uma jabuticaba.

- Bacurau
Ingredientes
60 ml de rum
10 ml suco de limão Tahiti
10 ml suco de limão siciliano
5 ml xarope simples
80 ml caldo de cana

Uma pequena quantia de Bitter Angostura

Modo de preparo

Juntar tudo na coqueteleira e bater com gelo. Coar em um copo baixo.

Sobre o Cavendish

O Cavendish Rum foi desenvolvido por Joseph Van Sebroeck, de família proprietária de alambique na região de Ilhabela, e tem notas aromáticas de banana, cana de açúcar e especiarias. A bebida é uma homenagem ao litoral de São Paulo, já que o nome é uma referência ao pirata inglês Thomas Cavendish, que fez história quando usou essa região como base por cinco anos. O rótulo é o segundo produto produzido pela Destilaria Dona Filó.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar