INSPIRAMAIS movimenta cadeia da moda nacional
A 26ª edição do INSPIRAMAIS, salão que lançou mais de mil materiais e insumos para as indústrias de calçados, móveis, confecções e bijuterias, terminou hoje (20) com números elevados. Nos dois dias do evento, iniciado ontem na FIERGS, em Porto Alegre/RS, os mais de 100 expositores negociaram com mais de cinco mil visitantes, parte deles internacionais. O INSPIRAMAIS foi uma promoção da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização foi do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional.
A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destaca a qualificação dos visitantes, todos focados em negócios. “Os principais compradores do setor da moda nacional estavam aqui, em busca de informações e materiais que trazem inovação e sustentabilidade”, comemora a executiva, ressaltando que a sustentabilidade não somente dos materiais, mas do processo produtivo foi palavra de ordem no salão. “Foi uma unanimidade entre expositores e clientes”, conclui.
A coordenadora comercial da Endutex Brasil, Glória Santos, ressalta que o evento extrapolou as expectativas da multinacional portuguesa de tecidos tecnológicos com unidades em Três Coroas/RS e Sapiranga/RS. “Tivemos uma visitação expressiva, principalmente no primeiro dia. Ficamos muito satisfeitos com o feedbacks dos clientes, que confirmaram que a nossa coleção de Inverno está no caminho certo”, conta. Segundo ela, mais do que gerar negócios, o INSPIRAMAIS é um termômetro fundamental para a empresa sentir a aceitação do mercado. “Aqui na feira deixamos muitos negócios alinhavados. O mercado está aquecido. Nossa projeção é de crescimento de 25% ao longo de 2022”, projeta a coordenadora.
Outra expositora satisfeita era a Jomo, de Novo Hamburgo/RS. Com lançamentos focados em sustentabilidade, com destaque para palmilhas, acessórios, embalagens e materiais promocionais desenvolvidos com 50% de garrafas pet, a empresa recebeu grande visitação ao longo do evento. Segundo a gerente de vendas da empresa, Rose Souza, no INSPIRAMAIS, muitos projetos e negócios ficaram alinhavados para o futuro. “Sentimos uma procura muito grande por materiais sustentáveis”, conta a gerente, que além de receber clientes brasileiros, principalmente do Sul do Brasil, recebeu importadores de países do Mercosul.
De Franca/SP, a Stickfran trouxe uma gama de materiais - cadarços, elásticos, fitas, ilhoses, zíperes etc - para o INSPIRAMAIS. O gerente comercial da empresa, Hamilton Marquete, destaca que o estande recebeu visitantes de todo o País, principalmente da região Sul, além de compradores internacionais da Argentina, Colômbia, México, Guatemala e Espanha, esses por meio do Projeto Comprador (leia abaixo). “Os compradores vieram focados no desenvolvimento e no design. Os negócios acontecem mais para frente”, avalia, acrescentando que vê um mercado em aquecimento acelerado. “Nós, da Stickfran, sentimos os primeiros meses da pandemia de Covid-19, mas em julho de 2020 já estávamos crescendo, principalmente por meio de vendas dos elásticos (para máscaras faciais). Naquele ano, crescemos 18% sobre 2019, depois crescemos em 33% em 2021 e este ano devemos fechar com crescimento de quase 40%. Nesse período, dobramos o nosso parque produtivo de 7 mil metros quadrados para 14 mil metros quadrados. O mercado está aquecido e isso se reflete nos eventos que participamos”, avalia o gerente.
Mais de US$ 12 milhões em exportações
Se no mercado doméstico os negócios estão sendo contabilizados, e a maioria deles se dá no pós-evento, no ambiente internacional eles aconteceram em grande volume e foram contabilizados. O Projeto Comprador, realizado no âmbito do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, promovido pela Assintecal em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), gerou US$ 1,7 milhão de negócios durante o INSPIRAMAIS e uma expectativa de mais de US$ 12 milhões para os próximos 12 meses. “O Projeto Comprador foi especial. Com compradores focados em negócios, mais do que dobramos o valor gerado com as vendas em relação ao evento de janeiro”, comemora o gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luis Ribas Júnior.
Direto do México, o comprador do Grupo Sacuri, Juan Carlos Ruiz, ressalta a qualidade e os apelos de sustentabilidade dos produtos apresentados. “Focamos muito em materiais reciclados e encontramos uma ótima variedade”, conta. Segundo ele, as expectativas de negócios que ficaram alinhavados chegam a US$ 100 mil nos próximos 12 meses.
A próxima edição do INSPIRAMAIS acontece nos dias 24 e 25 de janeiro de 2023, também no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre/RS.
Sobre a Assintecal
Há três décadas a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas.
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