Com a natureza como inspiração, ambiente que instiga os cinco sentidos marca a participação da Plantar Ideias na CASACOR São Paulo 2022

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Janini
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Felipe Stracci e Luciana Pitombo, dupla de arquitetos responsáveis pela Plantar Ideias, propõem diversas ideias aplicáveis em ambiente imersivo na 35ª edição da CASACOR, que neste ano acontece no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, São Paulo. | Foto: Salvador Cordaro Felipe Stracci e Luciana Pitombo, dupla de arquitetos responsáveis pela Plantar Ideias, propõem diversas ideias aplicáveis em ambiente imersivo na 35ª edição da CASACOR, que neste ano acontece no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, São Paulo. | Foto: Salvador Cordaro

Projeto arrojado do escritório de arquitetura explora a sensorialidade dentro de um espaço onde a natureza e a tecnologia se mesclam em harmonia

O espaço idealizado pelo escritório de arquitetura e paisagismo Plantar Ideias é a prova de como é possível criar ambientes que façam releitura de uma paisagem natural dentro de um espaço edificado e urbano. Por isso, quem se inspirar no ambiente criado para CASACOR São Paulo 2022, que acontece na Avenida Paulista, coração da metrópole paulistana, terá inúmeras ideias replicáveis, como terrários, biombos, móveis e a técnica de instalação de pisos, iluminação e muito mais. Para recriar o ar natural, topografias foram empregadas em MDF cortado em CNC, aplicadas sobre um piso que remete aos pátios de antigas casas com maxi-cacos de cerâmica e cimento queimado. A paleta de cores do ambiente projetado por Felipe Stracci e Luciana Pitombo é composta por tons terrosos e um Sol recriado com vidro furta-cor.

Nomeado como Sol:.Ar, o espaço da Plantar Ideias cria uma grande praça, como um pátio, que receberá os visitantes em 170m² e se conecta a outras sete áreas do evento, atuando como um ponto central de recepção e acolhimento do público visitante.

Imersos na temática da CASACOR desse ano, pautada na conjectura do ‘Infinito Particular’, os profissionais explicam que o conceito e a inspiração para o projeto exposto na 35ª edição “se revelam pela leveza, harmonia e tropicalidade que a natureza, em suas distintas formas, pode promover em cada um de nós, assim como a busca por experiências mais sutis e delicadas de uma paisagem que expressa a biodiversidade e são integradas com elementos das artes plásticas”. Os profissionais trouxeram para o espaço uma série de elementos naturais como palhas, cerâmica, vegetação propriamente dita, areia, entre outros elementos que remetem à natureza, mas de uma forma afetiva.

Uma das propostas do local é provocar, em quem estiver nele, uma experiência sensorial por meio do estímulo aos nossos sentidos: o paladar, pelo delicioso café oferecido pela Starbucks®; o olfato, através das folhas de eucalipto seco nos canteiros que foram dispostos para aromatizar o ambiente; o tato, com peças de palha; e visão, pela composição harmônica no ambiente e de peças belíssimas e autorais, como o sol sintético em furta-cor que ilumina todo o espaço e o biombo orgânico de MDF, inspirado na obra “Os bichos”, da escultura brasileira Lygia Clark.

Veteranos da CASACOR, Felipe e Luciana – que já participaram das edições paulistas de 2017, 2018, 2019 e 2020 –, detalham a essência do projeto que construíram explorando a riqueza o e requinte nos detalhes: “Buscamos traduzir os elementos, concepção e experiências que mais influenciam nosso trabalho como a leveza e sutileza da iluminação que ganha a potência de elemento físico com um grande sol espelhado projetando um espectro de luz alaranjado banhando o espaço por completo, em uma influência direta que idealizamos por meio do trabalho realizado pelo artista islandês-dinamarquês Olafur Eliasson”, especificam os profissionais sobre a peça solar instalada no ambiente.

O olhar dos arquitetos para a estética das artes plásticas também contempla a influência de Lygia Clark com sua série de obras denominadas ‘Bichos’, estruturas instáveis que questionam a certeza física. “As peças se encaixam de diferentes formas e o resultado da montagem é único, orgânico e cria uma paisagem lúdica que completa a paisagem do Sol:.Ar”, explanam os arquitetos sobre outro destaque primoroso do projeto: o biombo orgânico que também nos remete a Monstera deliciosa, espécie de planta conhecida popularmente como Costela-de-Adão.

Não obstante, as homenagens e honrarias a ícones das artes plásticas, o trabalho autoral da Plantar está em cada centímetro do projeto, que apresenta móveis originais. “Praticamente todos os mobiliários são assinados por nós e fazem parte das coleções que lançamos com foco em peças de áreas externas”, explicam os profissionais que igualmente se inspiraram nos projetos arquitetônicos de varandas e quintais antigos para compor o espaço.

Reafirmando a veia dos profissionais como designers para a cena da vida outdoor, a Linha Trópicos, que está no ambiente com peças desenhadas exclusivamente para essa edição da CASACOR, é confeccionada com a mistura de cimento pré-fabricado e fibras naturais da bananeira trançadas artesanalmente. As peças não acumulam água, são resistentes às intempéries climáticas e ideais ambientes externos. Os já conhecidos Bichos da Serrinha, inspirados na fauna da Mata Atlântica e lançados na SP-Arte 2020, também marcam presença. Produzidos com metal e pintura eletrostática, eles são “mobiliários inspirados na arte indígena que, de maneira lúdica, remetem aos bichos da mata atlântica como o Ouriço, o Tamanduá-mirim, o Bugio e o Tucano-mirim”, descrevem os arquitetos sobre o mobiliário que foram colocadas singularmente no Sol:.Ar.

Intuindo ser um ponto de descompressão para o público que visitará a mostra, além de uma arquibancada montada com uma chapa inédita da Duratex e espaço para recarregar o celular, em adição à arte arquitetônica, o espaço irá expor um mural com mais de vinte metros de extensão confeccionado pelo artista congolês Lavi Israël, executado com tintas Coral.

Além de todo o requinte artístico e conceitual, o espaço Sol:.Ar levantará outra questão preciosíssima ao escritório Plantar Ideias: a responsabilidade para com a natureza e as questões ligadas ao meio ambiente. “O revestimento do piso cerâmico-orgânico será utilizado em sua integralidade, onde os cacos e caquinhos do piso serão também aplicados, assim como resíduos industriais do processo, resultando em zero desperdício do material produzido”, esclarecem Felipe e Luciana, que também propuseram uma maneira de reutilizar tudo o que foi feito no espaço, através da construção modular e a seco, permitindo o uso de peças modulares replicáveis que serão desmontadas após a mostra e reaproveitadas, em sua totalidade, em outras empreitadas.

Sobre o escritório Plantar Ideias

Plantar Ideias iniciou suas atividades em 2016 com atividades destacadas pelas diferentes escalas do design para as áreas externas e o propósito de criar objetos e lugares que promovam o bem-estar e contato com a natureza. Na busca do escritório, peças, lugares e cidades devem o equilíbrio entre a criatividade e a técnica, vem como a harmonia, leveza e a tropicalidade – seja no meio urbano ou natural, público ou privado.

​O desenvolvimento do design dos projetos é único e leva em si a assinatura da tropicalidade brasileira combinada com a devida compreensão das necessidades e desafios que cada projeto se propõe. Na Plantar Ideias, acredita-se que definir o futuro de um lugar envolve um exercício coletivo, contextual e orientado por valores.

​Através dos projetos, são afirmadas diversas perspectivas, disciplinas combinadas, intercâmbio aberto, profundo envolvimento com clientes e comunidades, comprometimento com a história e o contexto, curiosidade sobre novas formas de pensar e a criação com base em dados e tecnologias emergentes, que levam a um design mais forte.

Fundada por Felipe Stracci e Luciana Pitombo, os arquitetos uniram suas expertises de conhecimento técnico de projetos de arquitetura e elaboração de grandes projetos urbanos com know-how botânico e de paisagismo, desenvolvendo uma maneira de planejar e executar traduzida em abordagem mais sensível e apurada sobre as questões do meio natural e a construção da paisagem, seja ela por meio de um mobiliário, um jardim ou uma cidade. O desejo é o de conceber melhor espaços de convivência, lazer, descanso e aprendizado para as pessoas.

Lista completa de fornecedores:

Fullhouse
Duratex