Brasil,

CASACOR SP 2022: Monica Costa assina Jardim Guaimbé

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Chechetti
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Foto: Gabriela Daltro Foto: Gabriela Daltro

Mais de 600 plantas, árvores e uma alameda de Palmitos Juçara compõem jardim dentro de um dos maiores símbolo modernista da cidade de São Paulo

Em sua terceira participação na CASACOR SP, a paisagista Monica Costa teve a missão de criar um jardim que liga, através de alamedas, os seis livings especiais que homenageiam profissionais consagrados na história dos 35 anos de CASACOR: Sig Bergamin, Rosa May Sampaio, Brunete Fraccaroli, Consuelo Jorge, Leo Shehtman e Marina Linhares. O Jardim Guaimbé conta com 600 m2 entre alamedas que ocupam o mezanino do icônico Conjunto Nacional em plena Avenida Paulista, onde a mostra acontece pela primeira vez.

Nesta edição especial, a premissa foi priorizar o bem-estar físico, mental e espiritual, o conforto e equilíbrio. Partindo do pressuposto, Monica criou um jardim marcado pela pluralidade de espécies tropicais, onde os Guiambés, com suas incríveis folhas, são a base que pavimenta todo o jardim.

Ao acessar a rampa de entrada, Ravenala, uma espécie de palmeira que lembra bananeira, dá boas-vindas aos visitantes, que também serão recebidos por grandes vasos verdes da Vallve, especialmente personalizados para a mostra. Além de contemplativo, o jardim é um espaço para um respiro na maratona de visitação, por isso, Monica utilizou um banco de Jequitibá, de Erik Bonissato, como um porto convidativo ao descanso. Elementos decorativos, como a escultura de toy art chamada Munny, criação do Estúdio PbArts de Lucas Bueno e Rafa Pippa, ganha iluminação exclusiva direcionada.

Seguindo pela passarela de madeira Cumaru, ao lado do living de Leo Shetman, o visitante é recebido por uma linda alameda de Palmitos Juçara, uma curiosidade do espaço, já que muitas pessoas nunca viram uma árvore da famosa iguaria culinária.

Neste espaço, a ducha com iluminação acoplada Bamboo, lançamento da Deca, estimula a um banho relaxante, enquanto o banco Wired, uma escultura fluida composta por linhas paralelas, assinado por Jader Almeida, além de mais três esculturas de ferro e madeira do artista Marcio Faria, ganham destaque entre as espécies.

O caminho da alameda do Jardim também revela Clusias, Ondulatas, mais Ravenalas e muitos Guaimbés, com iluminação assinada pela empresa Lucenera, do light designer Filippo Giorgi, que produz efeitos de sombras e desenhos nas paredes e teto de toda a extensão do jardim, utilizando 82 luminárias com a parceria e expertise da empresa Box76projetos, responsável por toda parte elétrica. No fim do percurso, ao descer a rampa de madeira, vasos de cimento com acabamento em granilite da Meu Colorido Home Garden, exclusivamente desenvolvidos para o espaço, se despedem dos visitantes.

Um aspecto muito importante deste espaço é o reaproveitamento de Guaimbés, que foram utilizados na edição de 2021 da CASACOR no espaço Nômade da LG. As plantas ficaram reservadas no viveiro Vertflora, parceiro da paisagista, que trouxe para esta edição todas as plantas em uma carreta de 15 metros de extensão, que também trouxe outras 400 plantas cultivadas pelo viveiro As Plantas. Esta operação consciente e sustentável de reaproveitamento foi realizada durante dois dias com mais de 20 pessoas envolvidas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar