Brasil,

Acessibilidade é lei - Tecnologia de startup mineira, revoluciona a inclusão de PCD no Brasil

Há 7 anos, no dia 6 de julho de 2015, foi criada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Baseada na Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência de 2008 da ONU, a lei busca avanços importantes na temática da deficiência, sendo um deles: os conceitos relativos à acessibilidade, o mesmo que levou a TiX Tecnologia Assistiva a desenvolver o Colibri. A tecnologia, que é um mouse de cabeça, sem fios, que permite usar celulares, tablets e computadores apenas com movimentos de cabeça e piscadelas, vem fazendo um baita sucesso pelo Brasil.

Marcelo Cunha, do Rio de Janeiro, que é pintor e integrante da Associação de Pintores com a Boca e os Pés, é um dos usuários que tiveram suas vidas modificadas pelo Colibri. “Sou tetraplégico há 31 anos e sempre busquei ter uma vida ativa: ler muito, fazer atividades que me dão prazer, estudar, além de trabalhar como artista plástico. Nesta rotina, o Colibri se encaixa perfeitamente. Ele me permite ler online, grifar, fazer edições de vídeos e fotos que uso para divulgar meu trabalho. A autonomia que essa tecnologia me dá eu nunca imaginei viver”, relata o artista.

A tecnologia também vem se destacando em São Paulo, que atualmente reúne quase 40% dos assinantes do produto. É o caso do Douglas Reis, de 40 anos, que desde 1997 busca por uma tecnologia como o Colibri. “O dispositivo foi uma grande surpresa na minha vida. Isso porque os produtos eletrônicos de acessibilidade, principalmente aqueles que operam celulares, tablets e computadores, praticamente não existem no Brasil, ainda mais por preço acessível. Hoje, com o Colibri, eu pisco ou dou um sorriso e já tenho acesso a um mundo de coisas. É incrível”, relata Douglas.

O Colibri é o carro chefe, mas não é o único produto da TiX Tecnologia Assistiva que, desde 2009, trabalha para criar soluções que simplifiquem a vida de pessoas com deficiência.

Sobre o Colibri

O Colibri é pequeno, leve, tem bateria recarregável e basta pareá-lo via bluetooth para começar a usar. Além disso tudo, o Colibri é lindo! Por ser um produto vestível, cada usuário pode escolher a cor do aparelho e dos óculos que o acompanham. Quem preferir, ainda pode prender o Colibri à armação de óculos que já usa. Agora, a dúvida que não quer calar: o que ou quem inspirou a TiX a criar um produto 100% acessível, inclusive no preço? De acordo com Adriano Assis, sócio fundador da TiX, foi a história do pequeno Mikael Monteiro, de 10 anos, que o levou a desenvolver a tecnologia.

“Por ter nascido com artrogripose, o Mikael não conseguia mover os braços e, por isso, jogava no celular usando a boca. Motivados, construímos em 30 dias o protótipo de um mouse de cabeça para o garotinho, que se adaptou ao recurso imediatamente. Nos 16 meses seguintes, o projeto seguiu evoluindo, sempre sendo testado pelo Mikael e, posteriormente, por outras pessoas com condições de movimento semelhantes, até chegarmos a uma versão robusta, que batizamos de Colibri e teve seu primeiro lote industrial pronto em outubro de 2021”, relata Adriano.

Incrível, né? Se ficou curioso para conhecer todos os produtos criados pela startup para promover a inclusão humanizada de pessoas com deficiência, clique aqui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo