Brasil,

5 práticas sustentáveis usadas nas obras da Andrade Gutierrez

Programa de Inovação Aberta da Andrade Gutierrez é porta de entrada para essas soluções, que são aplicadas em obras da construtora tornando-as mais eficientes e sustentáveis

A preocupação com práticas sustentáveis cresce em todos os setores. O compromisso de empresas e organizações com a sustentabilidade também se reflete na sua credibilidade junto ao mercado e à sociedade.

A área de engenharia e construção segue essa tendência e algumas soluções tecnológicas aplicadas em obras e projetos, além de tornarem os empreendimentos mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis, ainda podem aumentar sua qualidade e inclusive se refletir em redução de custos.

“Para aproveitar da melhor forma as soluções disponíveis no mercado, é importante que esse aspecto seja levado em conta desde a fase de planejamento de uma obra, pensando em como cada etapa de execução pode incorporar métodos, soluções e materiais mais sustentáveis. Todo o ciclo de vida de um projeto ou empreendimento pode ser repensado sob esse viés e os benefícios contemplam a sociedade como um todo, do ponto de vista ambiental, e o próprio empreendimento em si, que se torna mais moderno, eficiente, racional e sustentável”, afirma André Medina, Gerente de Inovação da Andrade Gutierrez e responsável pelo Vetor AG, programa de inovação aberta da construtora.

Pensando nisso, conheça algumas soluções que passaram pelo Vetor AG e que possuem como pilar a sustentabilidade:

Levitar: participante do 1º ciclo do programa, a tecnologia possui inteligência para operação de drones, que pode ser utilizado, por exemplo, na agricultura, mineração e infraestrutura. Na Andrade Gutierrez, a construtora usou um drone para o lançamento dos cabos em Linhas de Transmissão, reduzindo de 75% para 24% o número de hectares desmatados.

Sunew: a empresa, que passou pelo 3º ciclo do Vetor AG, é responsável por uma tecnologia importante que está sendo aproveitada em obras da Andrade Gutierrez. Conhecida como OPV (Organic Photovoltaics - filme fotovoltaico orgânico), ela gera energia renovável e limpa a partir de luz solar ou artificial, podendo ser aplicada em diferentes superfícies, como veículos, fachadas de vidro e mobiliários. A AG foi a primeira empresa do mundo a aplicar a solução sobre as carpas nos seus canteiros de obras.

Magnetic Water: trata-se de uma solução que atua na promoção da redução do uso de cimento e aditivos na produção de concreto. Quando falamos de grandes obras e o uso em em grande escala, essa tecnologia é de extrema importância para ter uma obra mais sustentável.

Construcode: a startup desenvolveu uma tecnologia de gestão e armazenamento de projetos de forma digital e com isso reduziu mais de 90% nas impressões de projetos em papel, demonstrando que é possível aplicar a sustentabilidade em diversas etapas e aspectos de um empreendimento.

PWTech: participante do 4º ciclo do programa de inovação, possui uma tecnologia de baixo custo capaz de tornar águas não potáveis e até contaminadas próprias para o consumo humano. Apta a ser aplicada em diversos setores, a tecnologia foi comprada pela Unops, braço da ONU para implementação de serviços de ajuda humanitária, para ajudar cerca de 10 mil ucranianos. A solução também está sendo implementada em obras da Andrade Gutierrez.

Sobre o Vetor AG:

O Vetor AG é o primeiro programa de inovação aberta do setor de engenharia e construção. Além de participar no desenvolvimento de projetos inovadores internos da Andrade Gutierrez, o Vetor AG é o ponto de conexão da AG com as soluções inovadoras do mercado. No 4º ciclo de inovação aberta do programa, em andamento, mais de 190 empresas nacionais e internacionais se inscreveram para participar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo