Brasil,

Como funciona a resistência do EPS?

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Especialista do Grupo Isorecort explica o desempenho do “isopor”, desde quando aplicado em tubulações e dutos de ar-condicionado até como suporte a equipamentos industriais e na proteção de móveis e eletroeletrônicos

Presente em diferentes tipos de instalações, o EPS, ou poliestireno expandido (popularmente conhecido como “isopor”), apresenta características físicas e mecânicas que se destacam quando o comparamos a outros tipos de materiais que exercem a mesma função. Leve e versátil, ele pode ser cortado em diversos formatos e modelos, de acordo com o projeto, e utilizado em tubulações, dutos de ar-condicionado, no suporte a equipamentos industriais e na proteção de móveis e eletroeletrônicos, proporcionando resistência ao calor e à compressão.

“Transformado industrialmente para atender necessidades específicas, a densidade do EPS pode variar do tipo 1F (10 kg/m³) a 8F (48 kg/m³), sempre em conformidade com a norma da ABNT NBR 11752”, explica a Engenheira Civil Karen Peroni Maia, do Grupo Isorecort.

Dependendo da aplicação, o material precisa cumprir diferentes funções de segurança, desde firmeza e sustentação até absorção de impactos e isolamento térmico. Mas, afinal, como funciona a resistência do EPS ao ser aplicado em diferentes soluções?

Uso em tubulações -- Resistente à altas temperaturas, as calhas em EPS impedem que as tubulações sofram alterações térmicas, oferecendo o melhor desempenho ao isolar a temperatura. Fabricadas a partir de blocos de média ou alta densidade, contam com a possibilidade de encaixe macho-fêmea, permitindo maior assertividade e agilidade na montagem. Além disso, o material possui baixa absorção de água, é resistente ao mofo, atóxico e quimicamente neutro.

Uso em dutos de ar condicionado -- Forte aliado para manter a temperatura do ar que passa pelas chapas galvanizadas dos dutos até a saída pelos difusores, as placas em EPS atuam como isolante térmico para que o ar-condicionado chegue aos ambientes com temperatura e umidade adequadas. O isolamento evita a condensação do vapor d’água na face externa, que provoca o gotejamento e a oxidação do duto. Com estrutura resistente e baixa absorção de água, as placas em EPS possuem aditivo de retardante a chamas, atendendo às exigências de normas técnicas como a BS EN ISO 11925-2, que trata da determinação da ignitabilidade dos materiais quando expostos a chamas.

Suporte a equipamentos industriais -- Conferindo proteção e suporte de produtos e equipamentos sensíveis a avarias, as peças em EPS para suporte a equipamentos industriais possuem alta resistência à compressão e à flexão, podendo suportar a cargas distribuídas de até 40 toneladas por metro quadrado. Podendo ser utilizado em diversas aplicações, devido à sua versatilidade e facilidade de moldagem de acordo com as características de cada projeto, o material também possui aditivo de retardante a chamas, oferecendo proteção sob medida contra sujeira, umidade, vibração, impacto e variação de temperatura.

Proteção de móveis a eletroeletrônicos -- Como embalagem personalizada, o EPS oferece segurança e proteção no manuseio, desde o armazenamento até o transporte de móveis e eletroeletrônicos. As peças podem ser moldadas ou recortadas em diversos formatos, dimensões e densidades, conforme a característica do projeto. Resistente a impactos e à deformação, outro destaque é que as embalagens em EPS suportam altos níveis de empilhamento.

Com forte apelo ambiental, o EPS é composto por 98% de ar e apenas 2% de matéria-prima, é isento de produtos tóxicos ou perigosos, tanto para o ambiente como para a camada de ozônio (é isento de CFCs), e ao final de sua vida útil, é 100% reciclável.

Sobre o Grupo Isorecort – Um dos principais transformadores de EPS (isopor) do país. É líder de mercado no segmento da construção civil e no desenvolvimento de peças técnicas para aplicações industriais. Fundado há mais de 15 anos, está presente nos estados de São Paulo e Minas Gerais, atendendo clientes em todo o Brasil. Com Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela ABNT NBR ISO 9001, o Grupo integra diversas entidades que visam ao desenvolvimento sustentável do setor, como a Comissão Setorial do EPS da Associação Brasileira das Indústrias Químicas (Abiquim) e o Comitê de EPS do Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), além de ser a única empresa do segmento a ser membro do GBC Brasil (Green Building Council – Brasil), organização que tem por objetivo fomentar o desenvolvimento da indústria da construção sustentável no país, atuando de forma consciente na preservação do planeta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo