Brasil,

81% dos brasileiros memorizam anúncios na TV Conectada por até 24 horas após serem impactados

Streaming apresenta grande potencial para publicidade. Crédito da imagem: Freepik Streaming apresenta grande potencial para publicidade. Crédito da imagem: Freepik

Brasileiros formam público com maior capacidade de recordação após visualizarem propagandas no streaming de vídeo, aponta relatório da Rakuten Advertising

Cada vez mais presente no gosto popular, o streaming de vídeo segue explorando novas formas de entrega de conteúdo e amplia a gama de possibilidades no âmbito da publicidade. Em recente pesquisa realizada no mundo todo, a Rakuten Advertising levantou novos e poderosos insights sobre esse mercado.

Globalmente, uma média de 60% dos espectadores se recordam corretamente de um anúncio 24 horas depois de vê-lo no formato de TV Conectada (CTV). Dentre os brasileiros, esse percentual é o maior de todos, já que 81% dizem ser capazes de manter essa memorização -- à frente dos espectadores da Espanha (70%); Itália (66%), Alemanha (56%), França (54%), Reino Unido (54%) e EUA (36%).

O estudo também avaliou o poder de repercussão da mensagem, indo além do seu reconhecimento. Para 56% dos brasileiros, esse impacto está diretamente ligado ao mindset do espectador enquanto assiste ao streaming. Ou seja: a publicidade contextualizada, associada ao conteúdo do streaming, cria um poder de assimilação no espectador que gera maior entendimento da mensagem.

Ainda que o streaming de vídeo seja um mercado relativamente novo, os dados do estudo apontam que essas plataformas já estão concorrendo à altura com veículos tradicionais, a exemplo da TV, quando o assunto é eficácia da publicidade. Considerando o poder de captação e assimilação do público final, a fórmula de entrega se resume aos três “Rs”: Recordação, Repercussão e Retorno.

No campo da recordação, o famoso recall da transmissão é um modelo de longa data e bem-sucedido para a publicidade de TV tradicional. Isso porque a exposição generalizada leva à conscientização e à recordação.

Os dados também mostram que as estratégias de transmissão agora devem ser construídas ao lado do que o mercado chama de "narrowcasting" (disseminação de informações para um público restrito). Nesse quesito, será fundamental a capacidade da CTV de ajudar o público a aprimorar a sua mentalidade enquanto consome conteúdo, o que qualifica a sua repercussão.

A importância da fixação da mensagem

Já em relação ao último “R” (o retorno), que diz respeito à conversão, a pesquisa conclui que a associação entre o entendimento da mensagem e sua conexão com os produtos está gerando retornos tangíveis ao investimento em publicidade. Os espectadores reagem aos anúncios de acordo com o conteúdo consumido no streaming, sendo direcionados para o botão de compra.

Globalmente, 71% dos entrevistados afirmaram que compram ou compram ocasionalmente o produto ou serviço depois de vê-lo anunciado em serviços de streaming. No Brasil, o número é ainda maior, chegando novamente a 81%.

“Essas descobertas demonstram o motivo pelo qual a publicidade em plataformas de TV Conectada é parte intrínseca de uma estratégia de mídia bem-sucedida”, diz Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil. “Quando o anúncio do produto prioriza o contexto, ele repercute mais e gera melhor recall, com maior propensão à compra. Uma abordagem que só é possível por meio da compreensão do humor do espectador – algo exclusivo no streaming de vídeo e uma das razões pelas quais ele alcançou a TV tradicional em relativamente pouco tempo", afirma.

Sobre a Rakuten Advertising

A Rakuten Advertising conecta agências, marcas e afiliados líderes a consumidores ativos e engajados em todo o mundo. Com acesso às diversas propriedades de mídia e públicos da Rakuten, combinados com uma rede de performance premiada e proprietária de insights de consumidores, a Rakuten Advertising cria as condições certas para alcançar novos clientes e manter uma lealdade duradoura. Sua base de tecnologia avançada, dados e serviços estratégicos posiciona a Rakuten Advertising para oferecer um conjunto diferenciado de soluções de marketing e publicidade, ao mesmo tempo em que impulsiona continuamente o setor. Mais informações: rakutenadvertising.com/pt-br

Sobre o Rakuten Group, Inc.

Rakuten Group, Inc. é uma das principais empresas de serviços de internet do mundo. Sua missão é contribuir com a sociedade criando valor por meio da inovação e do empreendedorismo e prestando serviços de alta qualidade que ajudam no crescimento dos usuários e parceiros. Hoje sua cartela de clientes soma mais de 70 empresas abrangendo e-commerce, conteúdo digital, comunicações, fintech e esportes profissionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo