Brasil,

Conhecendo o mundo através dos vinhos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Brucker
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Conhecendo o mundo através dos vinhos

Características particulares e lista dos melhores vinhos de nove regiões diferentes do globo.

Viajar é uma das melhores formas de aprender sobre história, cultura e experimentar novos sabores através da gastronomia e costumes locais. Os vinhos, também podem ser uma fonte de conhecimento: explorar as viniculturas traz acesso às questões como qualidade do solo, tipo de clima, detalhes sobre o cultivo das uvas, tempo de maturação, colheita, cuidado do trabalho artesanal.

É o conjunto de todos esses fatores que transformam cada garrafa de vinho em algo tão particular e especial de cada determinada localidade. A sommelier da Grand Cru, Rafaela Reis, apontou algumas das mais ricas características de alguns países, grandes produtores de vinhos, e trouxe algumas dicas de como aproveitar melhor cada região.

Na Argentina, por exemplo, prevalecem os vinhos de Malbec, que dentro das suas características,hoje, encontramos variações de corpo, acidez e tanino. Segundo Rafaela Reis, destaca-se também as uvas Bonarda, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e a branca aromática, Torrontés. Já no Chile, apesar da uva mais emblemática ser a Carmenere, a mais plantada e talvez mais bem sucedida do país seja a Cabernet Sauvignon, responsável por produzir grandes vinhos no Chile, destacando-se, igualmente, os cortes bordaleses que o Chile faz com grande qualidade.

Na Europa, há diversos países para explorar, como a Espanha, que é um país rico em uvas e estilos, mas o grande destaque fica com os vinhos feitos da uva de Tempranillo, e claro, os inconfundíveis vinhos de Jerez. Portugal, segundo a sommelier é uma bela surpresa: "É incrível como um país pequeno tenha tantas variedades de uvas, não é a toa que existe os "Field Blends" e "Vinhas Velhas" que são vinhos onde o blend já acontece no vinhedo, um único vinhedo possui diversas variedades de uvas, algo que é incomum no resto do mundo. Com tanta variedade temos diversas regiões e estilos, como os leves Vinhos Verdes, os elegantes vinhos do Dão e os potentes vinhos do Alentejo e Douro, os inconfundíveis vinhos do Porto"

A França, claro, é um mundo à parte, com terroirs infinitos e diversificados. Resumidamente, Rafaela cita os vinhos tintos com corpo e estrutura de Bordeaux e Cotes do Rhône, e os elegantes vinhos da Borgonha, Pinot Noir e Chardonnay principalmente. Os rosés delicados de Provence, e não pode faltar, o Champagne que é uma bebida reconhecida em qualquer lugar do mundo. Outro local que desperta curiosidade é a Nova Zelândia, que tem grande produção de uvas brancas e uma qualidade indiscutível do Sauvignon Blanc e tinta Pinot Noir, fazendo com que este país tenha um lugar guardado no coração dos amantes de vinhos.

Dos dias 13 de junho a 20 de julho, a Grand Cru vai propor uma volta ao mundo através dos vinhos, com uma seleção que explora nove países e seus rótulos característicos, são eles: Argentina, Brasil, Chile, Espanha, França, Itália, Nova Zelândia, Portugal e Uruguai; além de oferecer 15% de desconto na compra de uma unidade dessa lista, 20% na compra a partir de três e 25% na compra a partir de seis garrafas. Confira abaixo uma seleção de vinhos para cada país.

Argentina: Cobos Cocodrilo - Este Malbec é um blend de uvas de duas sub-regiões importantes de Mendoza: Lujan de Cuyo e Vale do Uco.

Brasil: Espumante Victoria Geisse - Um dos mais reconhecidos produtores de espumantes do país, a Família Geisse. Espumante pelo método tradicional.

Chile: Altair Sideral - Este é um corte bordalês chileno do Vale Cachapoal, vinho intenso e complexo.

Espanha: Espumante Gramona Imperial - Um dos maiores produtores de espumante do mundo, Gramona, antes produtor de Cava e hoje produtor de Corpinnat, uma nova nomenclatura para os grandes espumantes espanhóis.

França: Berne AOP Inspiration - Do sul da França, temos os rosés de maior elegância e delicadeza do mundo, os vinhos de Provence são referência absoluta quando se fala de vinho rosé.

Itália: Mazzei Fonterutoli Chianti - Um dos maiores clássicos da Toscana, o vinho Chianti que é uma das principais denominações à base de Sangiovese.

Nova Zelândia: Saint Clairs Sun Pinot Noir - Os Pinot Noir leves e aromáticos da Nova Zelândia são excelentes para conhecer este país através de seus vinhos.

Portugal: Vallado, Reserva Field Blend Douro Tinto - Como citado anteriormente Field Blend, é uma mistura de variedades típicas da região, geralmente misturadas desde o plantio das videiras.

Uruguai: Pizzorno Don Prospero Tannat Malbec - Para fugir um pouco do clássico Tannat, temos aqui o Don Prospero, vinho que tem uma porcentagem de Malbec, que traz mais aromas frutados ao vinho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar