Brasil,

Câmara aprova projeto que altera quórum para mudança de destinação de imóvel

Para advogado, alteração no Código Civil prejudica condôminos em geral

A mudança de destinação de um edifício ou uma unidade imobiliária não precisará mais da unanimidade dos condôminos para ser realizada. Esta é a proposta do Projeto de Lei 4000/21, do Senado, que foi aprovada pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia 21. O Projeto altera o artigo 1.351 do Código Civil para autorizar a mudança pelo voto de 2/3 dos condôminos. A proposta agora segue para a sanção presidencial.

Para o advogado especializado em Direito Imobiliário André Luiz Junqueira, do escritório Coelho, Junqueira e Roque Advogados, que representa aproximadamente 10% dos condomínios do Rio de Janeiro, esse tipo de projeto vem em resposta a um problema que tem acontecido em diversos centros urbanos, em que diversos condomínios não residenciais, comerciais e de prestação de serviços estão vazios.

“Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, muitas empresas deixaram o Centro durante a pandemia, tornando alguns locais quase como uma zona fantasma. Então esse Projeto de Lei vem em resposta a esse tipo situação, já que facilitaria muito se estes condomínios pudessem ser convertidos para, por exemplo, condomínios residenciais ou mistos”, analisa Junqueira.

No entanto, na sua opinião, esta é uma resposta muito superficial ao problema e acaba expondo os condôminos em geral quanto à alteração de destinação. “Imagina você comprar um apartamento em um condomínio residencial e, em um determinado momento, 2/3 dos condôminos mudam de ideia e o condomínio passa a não ser mais residencial e sim comercial?”, questiona.

De acordo com ele, isso pode mudar toda a rotina interna do edifício, gerando, inclusive, aumento dos custos, pois o condomínio pode ter outras despesas para se adequar ao novo ambiente. “No não residencial, a rotatividade é muito maior, então teria que se investir mais em segurança e pontos extras, por exemplo”, ressalta o advogado.

“Na nossa opinião, esta não é uma boa resposta ao problema que está surgindo. Seria muito melhor que a solução Legislativa fosse facilitar a forma de se obter o quórum, mas não reduzir o quórum. Da forma como está, é realmente muito prejudicial”, completa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo