Brasil,

Quatro cuidados que você precisa saber ao comprar um televisor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  LARISSA LEÃO
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Pexels Pexels

Para poder aproveitar todas as vantagens da TV Digital, confira dicas importantes na hora da compra

Qual o tamanho da TV ideal para a sala? Será que esse lado da sala é o ideal para colocar a TV? E a distância do sofá? Será que o televisor é compatível? São tantas perguntas que podem aparecer na hora de organizar o cômodo novo, e todo cuidado vale a pena para deixar o ambiente do jeito que você gosta, evitando problemas maiores.

Para que a experiência seja única ao apertar o botão ‘ligar’ no televisor, o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), que trabalha intensamente na evolução da TV Digital aberta, elaborou um pequeno roteiro com os cuidados para comprar seu televisor.

Afinal, a TV Digital aberta tem diversas vantagens gratuitas, como a alta definição e a imagem sem chuviscos e chiados. Mas, para que você possa aproveitar tudo o que está disponível, você deve ter equipamentos que sejam compatíveis com o sinal da TV Digital. Confira as dicas do Fórum SBTVD:

1 – Televisor

Você pode assistir à TV Digital em qualquer tipo de TV: LCD, LED, plasma ou tubo. Todos os televisores de LCD, LED ou plasma fabricados no Brasil a partir de 2010 já têm o conversor digital integrado. Ou seja, basta conectar uma antena UHF e você poderá assistir à programação.

2- Verifique o selo DTV

Quando for comprar um televisor, verifique se ele possui o selo DTV.

O selo DTV indica que o fabricante é associado ao Fórum SBTVD, sendo a forma mais fácil de identificar que o televisor atende às normas técnicas da TV Digital aberta, além de garantir que o aparelho está pronto para receber o sinal digital, com garantia e assistência técnica no Brasil.

3- Qual é o tamanho ideal da TV?

Um ponto muito importante que você deve observar quando for comprar a sua TV é a distância dela até o sofá ou o local de onde assistirá aos programas. Você pode medir antes de ir até a loja.

E por que a distância entre o televisor e o sofá é importante?

Porque é igual sentar na primeira fila do cinema. Como a tela do cinema é muito grande, os seus olhos não conseguem enxergar a tela inteira. Você precisa movimentar os olhos para conseguir ver toda a imagem, o que é bastante cansativo. Mas, se você sentar a uma distância adequada, você notará que é muito mais confortável, pois verá todos os detalhes da imagem sem precisar movimentar os olhos.

Para que você possa estimar a distância ideal para sua TV, o Fórum SBTVD preparou uma tabela com sugestões de distância máxima e mínima para cada tamanho de televisor.

A sugestão é que o sofá fique no máximo a 2 metros do televisor e no mínimo a 1,3 metro (ou 1 metro e 30 centímetros). Porém, não há uma regra, cada telespectador deve procurar a distância que mais lhe agrade sem provocar qualquer desconforto na visão.

4- Televisores comprados fora do Brasil

Muitas pessoas compram televisores quando viajam para o exterior. Porém, estes televisores precisam de atenção:

a) Não têm garantia no Brasil

Quando o televisor é adquirido fora do país, o fabricante não se responsabiliza por eventuais defeitos, pois a garantia é válida somente para o país onde o televisor foi adquirido.

b) Não têm suporte e nem assistência técnica no Brasil

Um televisor adquirido fora do Brasil ou, ainda, um televisor comprado de uma importadora independente, não faz parte da linha de produtos do fabricante brasileiro. Desta forma, ele não tem peças de reposição, caso ocorra algum problema. Além disso, não tem Serviço de Atendimento ao Consumidor para sanar suas dúvidas.

c) Televisores estrangeiros não são compatíveis com o sinal de TV Digital aberta do Brasil

Mesmo que possuam conversor integrado, os televisores comprados fora do país ou adquiridos de importadores independentes não são compatíveis com o sistema de TV Digital aberta do Brasil. Neste caso, mesmo conectando uma antena UHF, você não conseguirá assistir à TV Digital aberta. A solução para assistir à TV Digital aberta será usar um conversor digital externo conectado a uma das entradas HDMI do seu televisor.

Agora que você já sabe tudo sobre os cuidados com a compra do seu televisor, é só assistir a programação da TV aberta e aproveitar os recursos de última geração, com a melhor experiência gratuita que você já viu!

SOBRE O FÓRUM SBTVD

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção e transmissão, indústria de software e entidades de ensino e pesquisa, bem como representantes do Governo Federal. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar