Brasil,

4 lições valiosas que o maior evento online do mundo pode nos ensinar

Crédito: Freepik Crédito: Freepik

Especialista em eventos virtuais comenta sobre as principais estratégias do WWDC (Worldwide Developers Conference) 2022

Semana passada, o ecossistema de eventos online foi impactado pelas novidades de formato apresentadas durante o WWDC 2022, conhecido, no Brasil, como Conferência Mundial para Desenvolvedores da Apple. A atividade virtual, considerada a maior do planeta, trouxe uma série de novos recursos tecnológicos e, como era de se esperar, proporcionou uma experiência inesquecível para palestrantes e espectadores, deixando um grande legado para o setor.

Segundo Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup que simplifica eventos onlines, o WWDC, mais uma vez, deu uma aula de planejamento e execução, além de deixar muitos aprendizados para todas as empresas que apostam nesse tipo de estratégia.

"Por conta da pandemia do Covid-19, a Apple, em 2020, mudou 100% o formato dos seus eventos. Antes, eram presenciais, com custo de até USD 1500 por pessoa e, agora, passaram a ser realizados no formato virtual e gratuito de simulive. De forma resumida, simulive significa simulação de um ao vivo, ou seja, o evento é pré gravado e, por isso, pode ser editado, mas dá a impressão ao espectador de que está sendo uma live. Então, o participante que chegar atrasado, por exemplo, vai assistir ao vídeo de onde ele estiver sendo transmitido, sem a possibilidade de voltar para os minutos iniciais", afirma.

E conclui: "Eventos de sucesso dependem de diversos fatores, e, definitivamente a Apple apostou em todos, sempre inovando e, dessa vez, também trouxe esse formato”, comenta Reinaux.

O CEO da Even3 elencou 4 lições e aprendizados valiosos que o evento da Apple deixou para o setor.

1.Tipo de transmissão

Repetindo o mesmo formato de 2021, já sabendo de sua eficácia, o WWDC fez sua transmissão por simulive. Com isso, ficou claro que a Apple apostou mais uma vez em vídeos gravados para a edição, já pensando nos riscos de possíveis falhas ou transmissão do ao vivo para milhões de pessoas.


Através do simulive, houve uma grande produção com estratégias de humanização e senso de comunidade, que puderam ser vistas em representações com os tradicionais Memojis da Apple, presentes em várias etapas do evento.

Ou seja, tudo isso só foi possível por conta da gravação que pode contar com uma ótima edição, além de estarmos falando de uma estratégia extremamente segura com seus dados.

2.Internacionalização do evento

É possível concluir que um dos principais pontos positivos dos eventos virtuais é o fato de que pessoas do mundo inteiro podem se conectar, interagir e assistir ao conteúdo, seja do conforto da sua casa, do trabalho ou até mesmo se estiverem na rua. Nesse caso, o vídeo gravado tem mais um benefício, que é a inclusão de legenda, o que, consequentemente, garante maior número de inscrições e de participantes, gerando ainda mais credibilidade para o evento.

Sabendo que legendar em vários idiomas é uma tarefa demorada, a estratégia encontrada pela Apple foi transmitir o WWDC 22 em inglês, no formato de simulive. Depois, o vídeo gravado foi disponibilizado on-demand para o público e as legendas em diversos idiomas serão adicionadas ao longo dos meses.

3.Ferramentas de submissão

Ao longo do evento, a Apple surpreendeu marcando apoio à educação e desenvolvimento dos estudantes, gerando ainda mais engajamento e união entre as pessoas do mundo inteiro.

No caso da Apple, eles tiveram o Swift Student Challenge, uma tradição de incentivar alunos que gostam de codificar através de um desafio, que promove prêmios aos vencedores.

Portanto, esse tipo de ferramenta, só confirma que as submissões em eventos fazem toda diferença. E isso é algo que requer muita atenção e cuidado. A Even3 também usa dessa estratégia, através do envio de trabalhos e de atividades em eventos, otimizando o processo e fazendo com que ninguém mais precise passar horas organizando trabalhos por e-mails, formulários ou planilhas.

4.Fóruns de Discussão

Ainda em busca de interatividade, a Apple apostou também no uso de fóruns de discussão, uma estratégia que tem sido adotada por vários grandes eventos, e, que já existe há muito tempo na internet.

No caso do WWDC 22, há fóruns onde qualquer um com Apple ID pode expor sua opinião e até ser respondido por um dos engenheiros da Apple.

Na Even3, durante a produção de alguns eventos, existe a instrução para esses fóruns e enquetes, que são uma excelente opção para ouvir a audiência do seu público. Além disso, é recomendado também realização de sorteios e criação de comunidades exclusivas nas redes sociais, que também acabam se tornando fóruns de discussão.

Com tantos ensinamentos e lições deixadas pelo WWDC, o setor nacional de eventos é desafiado com tendências, mas segue forte e aquecido mostrando que já apresenta soluções para eventos online semelhantes à da gigante Apple.

Sobre a Even3

A Even3 é uma startup de tecnologia que une pessoas e conhecimento, por meio de uma plataforma inteligente para organização de eventos acadêmicos, técnicos, científicos, empresariais e entretenimento, em formato híbrido, presencial ou online. A plataforma faz a gestão dos eventos através de ferramentas que agilizam o credenciamento e check-in, criação de certificados, assim como aceleram a submissão de trabalhos, tornando as inscrições para todos os formatos de eventos mais ágeis, em um ambiente seguro e personalizável. Com esse formato, a empresa alcança também o mercado internacional. Além disso, a Even3 oferece serviços de publicação de conteúdos acadêmicos de um jeito prático e rápido. Fundada em 2016, em Recife, pelos sócios Leandro Reinaux, Cláusio Barbosa e Renato Cruz, no último ano a startup registrou um crescimento de 169%, possibilitando a ampliação do time e o lançamento de novos produtos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo