Brasil,

Pets: Tutores precisam de atenção ao oferecer pratos juninos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Felipe Dantas Mousinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Pets: Tutores precisam de atenção ao oferecer pratos juninos

Alimentos tradicionais nas festas podem apresentar riscos aos cães e gatos; veterinário reforça cuidados ao oferecer petiscos

Com o início das festividades juninas, os pratos típicos da época tornam-se fartos e frequentes em muitos lares brasileiros. Entretanto, para quem tem pets, esse pode ser um período de preocupação, uma vez que as comidas servidas e barulhos produzidos são capazes de afetar o bem-estar de cães e gatos. Médicos veterinários alertam os tutores sobre a moderação enquanto responsáveis pelos bichos e reforçam a importância do bom senso quanto a participação nos eventos.

Alguns pratos, mesmo não muito saudáveis, não chegam a ser tóxico para os pets. E outros, considerados inofensivos, são perigosos para o organismo dos animais de estimação. O coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau em Teresina, Gerson Tavares, pontua a importância de se observar o preparo e os ingredientes inseridos nos pratos, pois, dessa forma, é possível participar das festividades com os peludos. "É totalmente possível levar nossos cachorros e gatos para as festas juninas. Mas, como tutores, é muito importante salientar os cuidados com os ingredientes de cada prato. Tem muito açúcar? Evite. Tem muito sal? Não ofereça. E faço um alerta especial para o uso de canela em qualquer alimento ou petisco oferecido aos animais. Infelizmente, esse condimento é bastante prejudicial ao estômago e intestino deles. Não dê!", explicou Tavares.

O médico veterinário ainda comenta as principais comidas servidas e as orientações a respeito da ingestão ou não.

- Canjica: Esse é o prato mais abundante durante o mês junino. O milho é um alimento saudável para os cães e gatos. Entretanto, os condimentos do preparo, como a canela e o açúcar, podem fazer bastante mal. Inclusive, a maioria dos cachorros tem intolerância ao leite de vaca. Logo, também faz mal;

- Pipoca e amendoim: A pipoca e o amendoim em si são saudáveis. Mas evite adicionar sal ou outros condimentos para evitar irritações no trato digestivo dos bichinhos;

- Pé-de-moleque: O problema nessa guloseima são os açúcares presentes em alta quantidade. Ou seja, maior risco de eles desenvolverem obesidade e até mesmo a diabetes. Se puder escolher, prefira quebra-queixo, pois é produzido com amendoim e rapadura, fontes mais saudáveis que os doces industrializados;

- Creme de galinha: Seguimos para o mais famoso no Piauí. Nele, é adicionado frango, um bom quitute para os bichos. Mas, infelizmente, são utilizados o leite de vaca, sal, trigo, azeites e outros incrementos. O excesso desses ingredientes pode afetar o trato digestivo dos animais. Então, evite.

A maioria dos alimentos da época não faz mal, mas o que está inserido no preparo mais elaborado pode causar alguma irritação. Na dúvida, evite dividir seus doces e demais preparados da estação com os pets. Alguns pratos inofensivos para humanos podem causar mal-estar e situações ainda mais graves aos animais. A consulta com um médico veterinário é a melhor alternativa antes de introduzir novos alimentos e oferecer pratos típicos aos bichos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar