Brasil,

Com incentivo da Irani, Bienal do Lixo busca fomentar a sustentabilidade e a consciência ambiental por meio da arte

Com incentivo da Irani, Bienal do Lixo busca fomentar a sustentabilidade e a consciência ambiental por meio da arte

Evento será realizado entre os dias 27 de maio e 5 de junho, na cidade de São Paulo; companhia catarinense estará presente em um espaço para apresentar suas ações, juntamente com a exposição do artista plástico Leo Piló, que produz obras com material de descarte

Espaço da Irani na Bienal do Lixo irá apresentar conteúdos educativos e de conscientização ambiental

Além da busca pela excelência em suas operações e da oferta de soluções sustentáveis no mercado de papel e embalagens, a Irani Papel e Embalagem S.A. reforça a responsabilidade de suas ações sociais e se prepara para participar da Bienal do Lixo. A companhia catarinense é uma das patrocinadoras do projeto cultural que irá acontecer entre os dias 27 de maio e 5 de junho, no Parque Villa Lobos, na cidade de São Paulo.

O evento, que acontece pela primeira vez no Brasil, tem a arte como forma de diálogo das relações do ser humano com a natureza e como meio de impactar a sociedade, gerando reflexões sobre o meio ambiente. A Bienal irá apresentar obras de arte feitas a partir de material de descarte, intervenções artísticas, oficinas, mostra de cinema, palestras e painéis relacionados ao tema, sendo totalmente gratuito e acessível para a população em geral.

“O compromisso da Irani com o meio ambiente se faz presente em toda sua cadeia de negócio. Desde as florestas, de onde saem os recursos utilizados no processo produtivo, até a atuação na sociedade. Por isso, entendemos que apoiar eventos como a Bienal do Lixo se faz necessário atualmente, pois contribui diretamente com a preservação ambiental e levanta discussões importantes como a sustentabilidade”, comenta Sérgio Ribas, diretor-presidente da Irani.

Outros temas importantes que serão abordados no evento e levaram a companhia a participar da Bienal do Lixo são a economia circular, consumo consciente e gestão de resíduos. Para o executivo, é fundamental para o futuro, não apenas da Irani, mas do planeta como um todo, dialogar e conscientizar a sociedade sobre a redução do impacto de nossas ações e a responsabilidade que temos sobre o meio ambiente.

“Assim como houve um esforço do nosso setor para atender a alta demanda dos últimos anos, precisamos trabalhar soluções cada vez mais inteligentes para os materiais que produzimos. Por isso é importante debatermos temas como a reciclagem. O papel e a embalagem têm uma função importante nesse processo, pois são materiais altamente reaproveitáveis e garantem novos ganhos ambientais, sociais e econômicos”, completa Ribas.

Considerada uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani estará presente em uma área especial do evento, com cerca de 60 m², para apresentar as ações e iniciativas desenvolvidas pela companhia ao longo dos mais de 80 anos de história. Para tornar o espaço atrativo e integrado com a proposta da Bienal do Lixo, ele contará com plantas e árvores na cenografia, além da matéria-prima da companhia em parte da estrutura.

A área contará ainda com um espaço reservado para a apresentação de conteúdos educativos e de conscientização ambiental, disponibilizados de forma didática em um totem e por meio da realização de um jogo sobre mitos e verdades do setor de papel e embalagem. Também haverá uma máquina de interação sobre a temática de lixo e reciclagem, que irá distribuir mudas de árvores e sementes de diversas plantas aos participantes.

Outra ação prevista no espaço da companhia catarinense é a promoção de oficinas para as famílias. Programadas para acontecer todos os dias do evento, às 14, 16 e 17 horas, as atividades recreativas serão realizadas em parceria com a Mobri e o Museu da Imaginação, e vão ensinar o público a transformar papel e embalagens sustentáveis em diversos objetos, como brinquedos.

Neste mesmo espaço reservado à Irani ainda estarão expostas as obras do artista plástico Léo Piló. Mineiro de Belo Horizonte, o artista desenvolve trabalhos feitos a partir da reutilização de resíduos urbanos, temática com aderência ao modelo de negócio da empresa, e apresenta novos olhares e possibilidades sobre os materiais, em termos de cultura, arte, educação e recursos econômicos, além de criar um elo entre arte e natureza.

Ao todo serão quatro obras produzidas pelo artista mineiro que estarão expostas no local: Paz, que foi feita de papel, Humanidade, produzida com pedaços de madeira, Família, que teve o reaproveitamento de papelão em sua produção, e o Tetra Pak – Fé, obra que utilizou uma estrutura de arame coberta com embalagens cantonadas, que é composta por papel-cartão, polietileno e folha de alumínio.

Além das atividades interativas e exposição de Léo Piló, a Irani irá participar de um dos painéis da Bienal. Com o tema “Economia Circular: compromissos por um mundo melhor”, o painel será mediado por Beatriz Luz, especialista em sustentabilidade e economia circular, e contará com a participação de Salete Pereira, coordenadora de Sustentabilidade da Irani. O painel acontece no dia 31, às 16 horas, na Biblioteca do Parque Villa Lobos, e será aberto ao público.

Serviço
Bienal do Lixo
Data: 27 de maio a 5 de junho de 2022
Local: Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto dos Pinheiros - São Paulo – SP
Entrada: Gratuita

Sobre a Bienal do Lixo

A Bienal do Lixo é um evento que propõe usar a arte a serviço da transformação positiva da sociedade e do resgate da vida sem desperdícios. Um espaço onde criatividade e informação se unem para explicar a força do nosso impacto e da nossa responsabilidade sobre o destino deste planeta. O evento, que vai acontecer pela primeira vez no país entre os dias 27 de maio e 5 de junho, ocupará uma área de 3 mil m² no Parque Villa Lobos, onde serão instaladas obras de artistas que têm o material de descarte como base para seu trabalho criativo e cujas obras são exemplos de transformação. O evento está sendo executado pelas agências La Mela e Usina, a partir de um projeto incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, e tem como um dos patrocinadores a Irani Papel e Embalagem.

Sobre a Irani

Fundada em 1941 e controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da Região Sul do País, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens de papelão ondulado no Brasil, além de ser referência no setor de papel para embalagens (rígidas e flexíveis). Com produção integrada, florestas próprias, energia autogerada e máquinas e equipamentos constantemente atualizados, a Irani produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, resinas de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade e competitividade. A Irani possui 5 unidades produtivas: duas em Vargem Bonita (SC), uma em Santa Luzia (MG), uma em Indaiatuba (SP) e uma em Balneário Pinhal (RS), além de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), e conta com mais de 2.200 colaboradores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo