Brasil,

Recicladores de materiais ajudam Brasil a reduzir as emissões de carbono e a enfrentar o aquecimento global

Para presidente do Inesfa, Clineu Alvarenga, é preciso fortalecer o setor junto ao governo e sociedade civil

O Instituto Nacional de Reciclagem (Inesfa), que representa todos os segmentos responsáveis por reciclar materiais em desuso no país, quer colaborar com o governo nas ações visando à redução das emissões de carbono (CO2) e enfrentamento do aquecimento global do planeta.

Como membro permanente do Bureau Internacional de Reciclagem (BIR), sediado em Bruxelas, o Inesfa participou em Barcelona, nos últimos dias 23 a 25 de maio, da reunião semestral do World Council Recycling Association - WCRA, conselho mundial das associações de reciclagem.

“Foi consenso entre os países presentes que o aumento do uso de insumos recicláveis é a melhor rota para o enfrentamento das mudanças climáticas e do aquecimento global”, afirma Clineu Alvarenga, presente ao encontro.

Apesar desse papel importante dos recicladores, o Inesfa ficou de fora do acordo promovido no último dia 20 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) visando reduzir a emissão de gases do efeito estufa e melhorar a qualidade do ar. Embora o Inesfa seja a entidade responsável, desde início de maio, pelos setores de reciclagem de ferro e aço, alumínio, vidro, eletrônicos, papel, plástico, pneus e outros, além dos catadores autônomos, um total de 5 milhões de pessoas no Brasil, a entidade não foi convidada a participar desse acordo.

A assinatura da parceira, promovida pelo MMA, ocorreu no Rio de Janeiro, durante o Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes. “Podemos colaborar de forma ampla com a preservação do meio ambiente sempre que formos chamados”, diz Alvarenga.

Segundo Alvarenga, “os recicladores sempre tiveram um papel essencial no Brasil, ao lado dos catadores (os chamados ‘carrinheiros’, mais de 1,5 milhão de pessoas), na preservação e defesa do meio ambiente e na economia circular".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo