Brasil,

Cozinhas: como escolher o melhor modelo levando em conta a sua relação com a culinária?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Russo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

No apartamento de uma moradora que adora receber familiares e amigos, a arquiteta Cristiane Schiavoni não teve dúvidas: com a cozinha aberta – com direito à ilha com cooktop –, a proximidade com mesa de jantar foi perfeita para os momentos de confraternização. Em destaque o azul das cadeiras estofadas no entorno da mesa ‘dialogam’ com as banquetas, da mesma cor, em acrílico| Foto: Carlos Piratininga No apartamento de uma moradora que adora receber familiares e amigos, a arquiteta Cristiane Schiavoni não teve dúvidas: com a cozinha aberta – com direito à ilha com cooktop –, a proximidade com mesa de jantar foi perfeita para os momentos de confraternização. Em destaque o azul das cadeiras estofadas no entorno da mesa ‘dialogam’ com as banquetas, da mesma cor, em acrílico| Foto: Carlos Piratininga

Ao ser promovida como coração da casa e principal local de confraternizações, a cozinha e a sala de jantar ganharam vistosidade na arquitetura de interiores dos projetos residenciais;

Com o advento das cozinhas conectadas com os demais ambientes, a arquiteta Cristiane Schiavoni explica o que deve ser analisado, em cada situação, antes de definir se o layout

Na internet, nas páginas de revista e nos programas de televisão, como o internacional Irmãos à Obra, do Discovery Home & Health, as cozinhas integradas são uma verdadeira sensação no Brasil. E não é para menos! Além de valorizar um ambiente que, por muito tempo não recebeu a devida atenção com o décor e à parte do contexto de uma casa, ela emergiu como um dos cômodos mais adorados dos projetos.

As razões são inúmeras e se adaptam aos mais diferentes perfis de moradores, suas predileções e modo de vida. Com o afeto e a alegria que a comida proporciona ao preparar uma receita para recepcionar um convidado, a possibilidade de todos tomarem café da manhã juntos no espaço da bancada, para abrir mais fluidez ou para resolver questões como aptos mais compactos, o desejo de integração é cada vez mais presente. “Todos esses fatores despertam o desejo de conviver dentro desse formato. Mas sempre argumento que a decisão não deve sem uma análise prévia sobre o que precisa ser considerado para realizar (ou não) a integração”, analisa a arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva seu nome.

Para contribuir com aqueles que agora passam por essa hesitação, ela relaciona algumas reflexões que ajudam a tomar uma decisão pautada nas características que serão benéficas para o dia a dia do imóvel. Acompanhe!

O ponto de partida

A integração dos cômodos implica em abrir o leque para as interações sociais que acontecem entre as pessoas que habitam a casa, como também por aqueles os visitam. Segundo Cristiane, o ponto inicial está ligado com esse anseio de tornar a cozinha um novo espaço de convivência, aos moldes do que fazíamos na sala de estar. “Gosto sempre de ressaltar para meus clientes que não existe um certo ou errado nessa escolha. A vontade compartilhada por eles é considerada de acordo com o estudo de viabilidade que realizamos para o projeto”, detalha.

Cozinhas integradas

No apartamento com a área social completamente aberta, a cozinha foi disposta no recuo onde estava presente a varanda. Com um amplo fechamento de vidro, a iluminação natural favorece o preparo dos alimentos e se amplia para a sala de estar. Apoiada com a bancada, a mesa com as cadeiras em acrílico é ideal para as refeições diárias, como também para acomodar as visitas | Foto: Carlos Piratininga

Uma cozinha aberta vem acompanhada por outras questões que precisam ser resolvidas, como a inconveniente a emissão de odores e gorduras que acontecem durante a cocção. Para não fazer feio com os móveis e itens decorativos das salas de jantar e estar, coifas e depuradores são capazes para efetuar, com eficiência, a sucção dos cheiros que podem se espalhar por toda casa.

No que diz respeito ao décor, o olhar preciso do profissional de arquitetura é fundamental. Nessa conexão entre a cozinha com a sala de estar/jantar, a composição do mobiliários, como dos acabamentos, precisam passar a ideia de fluidez e continuidade. “E nessa lista eu também incluo os eletrodomésticos, que formam o visual completo do cômodo”, menciona Cristiane.

Passando para iluminação, o equilíbrio deve reinar nas definições. Ao passo que a intenção também seja de proporcionar um ambiente mais intimista aos visitantes, a luz perfeita para os trabalhos não pode deixar de marcar presença. “Uma saída que gosto muito é optar por duas propostas específicas e complementares. Acima da bancada da ilha, a instalação de pendentes é muito bem-vindo”, orienta a arquiteta.

Com a clássica e atemporal combinação entre o preto e branco, a cozinha é ampla e equipada com eletrodomésticos que acompanham o estilo do projeto | Foto: Carlos Piratininga

Para muitos, a atmosfera de um ambiente gourmet é alcançada com as ilhas de cozinha, que geralmente delimitam o final do ambiente e o início do próximo. Em um espaço previsto para a possível instalação da pia e cooktop – para tanto, o projeto deve prever o reposicionamento dessa infraestrutura –, as banquetas tornam-se as poltronas que acolhem moradores e convidados. “Sem contar que a parte interna dela é perfeita para ocultar o que não necessariamente precisa estar visível para todos”, relata a profissional.

Polivalência: entre as tantas perspectivas para a realização de uma cozinha integrada, Cristiane também considera a rotina da casa. “Para aqueles que usam diariamente o ambiente e que precisam ficar atentos à movimentação do filhos, essa proximidade traz tranquilidade ao pais e mães que realizam mais de um atividade simultaneamente. Sei muito bem como é isso”.

Cozinhas não integradas

Com um clima amoroso, marcado pelo estilo clássico da marcenaria e os revestimentos que remontam ao trabalho artesanal do ladrilho hidráulico, a cozinha conta com um bom volume de paredes para os armários. Uma copinha, com mesa e 4 cadeiras foi disposto para as refeições cotidianas | Foto: Raul Fonseca

Por outro lado, os moradores podem não ter o costume de abrir a cozinha para acolher os convidados, não sentirem a necessidade de interagir enquanto preparam as refeições ou mesmo de não ter o hábito frequente de realizar refeições em casa. Esses são alguns do motivos que fazem da cozinha separada da área social a melhor opção. O segredo da funcionalidade, além de ter em mente as necessidades do morador, é pensar em possibilidades.

Quando o proprietário do imóvel expressa a vontade de ter uma área mais técnica, para deixar as louças para o dia seguinte, por exemplo, a cozinha separada é a resposta. E por não necessitar de tanto espaço, ela salienta a viabilidade de diminuir o ambiente para ampliar a sala de estar.

Nesse projeto de cozinha não integrada, as paredes são repletas de armários para a melhor organização do ambiente e dos itens de cozinha | Foto: Raul Fonseca

Integração parcial

Mas e quando a saída certa não é a integração ou a separação completa? A arquiteta ainda elenca a perspectiva de uma conexão parcial, que pode ligar apenas um cômodo ou de inserir duas integrações independentes, quando a planta baixa permite.

Pensando no perfil de visitas dos moradores, Cristiane Schiavoni resolveu integrar a cozinha, mas apenas a parte de uso íntimo, ou seja, com a sala de almoço e a de TV. Porém, fez com que as áreas sociais da sala de jantar e varanda ficassem fisicamente separadas, proporcionando, inclusive, atividades e visitas diferentes ao mesmo tempo. | Foto: Carlos Piratininga

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar