Brasil,

Cooperativa Frísia caminha para alcançar a Excelência em Gestão até o seu centenário

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luis Fernando Duarte
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Trabalho realizado pela diretoria e colaboradores está elevando a qualidade gerencial e de governança pelo Programa de Excelência em Gestão (PEG)

Ação é implementada com o apoio do Sistema Ocepar e com avaliação dos técnicos da Fundação Nacional da Qualidade

Quando se fala em gestão de alto nível, uma série de questões é vinculada. Transparência, eficiência, qualidade no atendimento e redução de riscos são alguns dos pilares. A Frísia Cooperativa Agroindustrial foi a pioneira entre as cooperativas de produção do Paraná a desenvolver o Programa de Excelência em Gestão (PEG), que visa aprimorar um modelo de gestão até alcançar a “Excelência”, nível conquistado pelas mais importantes organizações do mundo. Essa meta deve ser atingida quando completar 100 anos, em 2025.

De acordo com Carlos Roberto Vasconcelos Valter, coordenador de Gestão da Qualidade da Frísia, o projeto da cooperativa começou em 2015, com o Programa de Desenvolvimento Gerencial das Cooperativas (PDGC), alinhado pela Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), que se baseou em projeto da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). Depois, se tornou PEG.

O projeto está dividido em quatro etapas: “Primeiros Passos”, “Compromisso com Excelência”, “Rumo à Excelência” e “Excelência”.

Há várias vantagens, tanto para a organização quanto para a comunidade a qual está inserida, quando chega ao nível de excelência. A começar pelo aumento do grau de transparência na governança, prestação de contas, relacionamento com o cooperado, confiança nos processos, melhora no ambiente de trabalho para o colaborador e o fornecedor, redução de risco nos investimentos, geração de emprego, desenvolvimento local, eficiência operacional e redução de custos.

Valter conta que, em 2017, a Frísia verificou o cenário de gestão, que, na ocasião, foi avaliado em 53 pontos percentuais (PP) de aderência. Esse é o chamado “Primeiros Passos” do PEG. Na segunda análise, em 2018, houve uma melhora para 73 PP, 20 a mais. Em 2019, chegou a 83 de aderência, uma evolução para, assim, no ano seguinte, com a pandemia, a cooperativa alcançar o segundo degrau, o “Compromisso com Excelência”.

Pilares

Alfredo Benedito Kugeratski Souza acompanhou desde o início o desenvolvimento do projeto como então coordenador de Gestão Estratégica do Sistema Ocepar. Ele explica que o projeto de melhoria da gestão das cooperativas surgiu com o plano Paraná Cooperativo 100 (PRC 100), que estimava que as cooperativas do Estado alcançariam R$ 100 bilhões de faturamento até 2020.“Foi criado um pilar chamado de Governança e Gestão que apontava para a melhoria do modelo nas cooperativas”, destaca Souza.

Ele conta que o desafio era a implementação desse modelo, por isso, em 2016 houve uma rodada de apresentação às cooperativas. A Frísia foi a cooperativa-piloto, em que foi criada uma metodologia. “Precisávamos encontrar uma cooperativa que fosse a pioneira, até falamos que a Frísia não está com a sede localizada na Avenida dos Pioneiros à toa”, brinca.

Este ano, pela primeira vez, todos os setores da cooperativa serão analisados, totalizando 76 avaliações. “Nós nunca avaliamos para ganhar prêmio. O objetivo é: melhorar nossa gestão”, conta Valter. “Temos quase 100 anos e continuamos inovando”.

Com essa avaliação, a expectativa é conquistar o último nível. “Quando se chega ao nível 4, é considerada uma organização de classe mundial. Suas práticas de gestão e governança são equiparáveis às práticas das melhores organizações do mundo”, destaca o ex-coordenador de Gestão Estratégica do Sistema Ocepar.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial

Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2020 produziu 283 milhões de litros de leite, 832.765 toneladas de grãos e 28.063 toneladas de suínos, resultado do trabalho de 895 cooperados e 1.119 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos cinco anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar