Brasil,

Dia do físico: 7 filmes e séries para aprender e se divertir

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiza Lafuente Woellner dos Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Interestelar Interestelar

O dia 19 de maio é uma referência ao Ano Miraculoso de Einstein. Saiba mais sobre sua obra e como afeta nosso dia a dia

O Dia do Físico é comemorado anualmente em 19 de maio. A data foi escolhida por ser uma referência a 1905, o chamado Ano Miraculoso de Albert Einstein. Foi neste ano que o físico publicou quatro artigos de grande repercussão, incluindo a Teoria da Relatividade.

Considerado como uma das mentes mais brilhantes da ciência, Albert Einstein revolucionou a área da Física com suas teorias que iam além do que a maioria dos cientistas acreditava por volta do ano 1900. O professor de Física do Colégio Marista Paranaense, Martin Töws ressalta que é até difícil mensurar como os desdobramentos das suas teorias influenciaram outras áreas de conhecimento. “Creio que uma das grandes importâncias de Einstein é ter conseguido pensar fora e além do comum, ter insistido e se dedicado incansavelmente ao desenvolvimento da ciência”.

Enquanto a maioria dos físicos acreditava que apenas a Física Clássica, desenvolvida até aquela data, era capaz de descrever satisfatoriamente a natureza, Einstein foi além. “Isso se mostrou totalmente equivocado com o surgimento da Mecânica Quântica e da Relatividade, áreas para as quais Einstein contribuiu substancialmente”, explica o professor.

Os principais feitos de Einstein

Albert Einstein é muito conhecido por elaborar sua teoria da relatividade, que revolucionou nossa compreensão do espaço, do tempo, da gravidade e do universo. A relatividade também nos mostrou que matéria e energia são apenas duas formas diferentes da mesma coisa. Esse fato foi expressado por Einstein como E=mc², a equação mais conhecida da história.

Para saber mais sobre a Física, sua história e suas aplicações, confira 7 filmes e séries sobre o tema:

Interestelar

O filme vencedor do Oscar mostra que a Física e o futuro da humanidade estão intimamente ligados. Em um cenário apocalíptico de escassez de recursos e queda da qualidade de vida, cientistas olham para o espaço para procurar maneiras de sobreviver. Uma equipe de astronautas viaja por uma minhoca espacial para conseguir salvar a humanidade e ao longo da história, explicam diversas teorias sobre o espaço e tempo.

A Teoria de tudo

O filme é baseado na obra de Jane Hawking, que escreveu sobre sua vida com o marido, Stephen Hawking. O longa mostra os desafios do físico para estudar, trabalhar e propor suas obras inovadoras ao mesmo tempo em que lida com a esclerose lateral amiotrófica (ELA). Também traz um pouco de diferentes gêneros, incluindo romance, drama e muito conhecimento.

Apollo 13

A frase “Houston temos um problema” é conhecida mundialmente e vem justamente da história dos astronautas da nave Apollo 13 e da missão dramática para retornar à Terra. Uma viagem que deveria ter levado a tripulação a Lua acabou dando errado no espaço e força os tripulantes a usarem todo seu conhecimento de física e ciência para sobreviver. O filme foi lançado em 1995 e prende o público do começo ao fim.

Particle Fever

Este documentário acompanha a vida de seis cientistas que descobriram o Bóson de Higgs, desde suas teorias e debates até suas atividades corriqueiras. O filme procura explicar o funcionamento do acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider e de um dos mais caros experimentos realizados na história.

Radioactive

A história de Marie Curie, a “mãe da radiação” é contada neste filme, que retrata os desafios de uma cientista mulher em meio a uma área predominantemente masculina. Foi ela quem descobriu os elementos químicos Rádio e Polônio, utilizados em exames de Raio-x e também a bomba atômica. Em 1903, ela e seu marido receberam o Prêmio Nobel de Física pelas suas descobertas.

The Big Bang Theory

A famosa série mostra a vida de jovens cientistas que vivem em Pasadena, Califórnia. O físico teórico Sheldon Cooper mora com o experimental Leonard Hofstadter e são vizinhos da bela garçonete Penny. Entre seus amigos estão o engenheiro aeroespacial Howard Wolowitz e o astrofísico Rajesh Koothrappali. Com 12 temporadas, o show mostra que ciência, comédia, romance e drama podem conviver em certa harmonia.

Dark

Será possível viajar no tempo? Os fãs da série Dark podem explicar melhor. A história cruza diferentes personagens que se conectam em diferentes momentos do tempo e espaço por meio de um túnel que funciona como um atalho. A narrativa se baseia nos estudos dos físicos Albert Einstein e Nathan Rosen.

Sobre os Colégios Maristas: os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar