Brasil,

Paginação de revestimentos: saiba tudo sobre o tema!

Linha Stucco, da Roca Cerámica, com paginação vertical na parede Linha Stucco, da Roca Cerámica, com paginação vertical na parede

Referência no setor, a Roca Brasil Cerámica ensina a importância de uma boa paginação e traz dicas para ajudar no processo

Você sabe o que é a paginação de um piso ou parede? Etapa essencial quando se fala de revestimentos de superfícies, ela consiste no planejamento de como será feita a aplicação das peças, pensando em seu desenho e direcionamento para, então, permitir um assentamento impecável. “É a paginação que garante um resultado de aplicação sem erros, compondo desenhos e encaixes perfeitos dos revestimentos”, diz Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica, referência no segmento e detentora das marcas Roca Cerámica e Incepa.

Planejamento e economia

Segundo a empresa, planejamento é a palavra-chave quando se fala de paginação. "Além de uma aplicação sem erros, o processo pode evitar desperdícios de peças e determina, também, a quantidade de revestimento necessário para cada ambiente", destaca Christie. Aqui vão algumas dicas:

- Segundo a Roca Brasil Cerámica, é importante começar sempre desenhando os revestimentos na planta, respeitando suas medidas reais e formatos;

- A espessura do rejunte também deve ser levada em consideração nesse momento de planejamento;

- É sempre ideal manter o maior número de peças inteiras possível;

- Quando o assunto é piso, essas peças inteiras devem ocupar os espaços com mais circulação, enquanto as cortadas devem ser aplicadas em cantos e áreas com menos visibilidade;

- Deve-se sempre começar a paginação pelos cantos, reduzindo a necessidade de cortes e garantindo, assim, menos desperdício.

Tipos de paginação

Linha Fior di Bosco, da Roca Cerámica, com paginação alinhada no piso

Com essas dicas em mente, é hora de conhecer os principais tipos de paginação e os efeitos que elas causam nos ambientes. “Isso ajuda a determinar o estilo que mais conversa com todo o projeto”, afirma Christie, que diz que a paginação alinhada é uma das mais comuns e procuradas. “Nesse caso todas as peças possuem o mesmo formato e dimensão e são dipostas de forma totalmente alinhada, criando uma sensação de unidade visual”, explica.

Segundo a Roca Brasil Cerámica, a paginação vertical também está em alta. Como o nome já indica, nesse tipo de paginação as peças devem estar alinhadas verticalmente - em revestimentos retangulares, isso significa que a dimensão maior da peça estará disposta verticalmente. "Paginações verticais trazem sensação de altura, marcando o pé-direito dos ambientes", comenta Christie. Por outro lado, paginações horizontais, que organizam as peças de acordo com o eixo horizontal, podem trazer a sensação de amplitude.

Linha Fit, da Roca Cerámica, com paginação vertical

“Existem ainda paginações que trazem mais movimento para os pisos e paredes, como a espinha de peixe”, afirma Christie Schulka. Nesse caso, desenha-se um padrão de Zig Zag, em que as peças são aplicadas em ângulos de 45 graus, criando um geometrismo interessante. Muito semelhante, a paginação escama de peixe traz peças instaladas com um ângulo de 90 graus e é ideal para revestimentos retangulares.

Linha Brick, da Roca Cerámica, com paginação transpassada

Por fim, ainda existe a paginação transpassada, ideal para revestimentos estilo brick, em que as peças são colocadas uma ao lado da outra, mas com o final desencontrado.

Sobre a Roca Brasil Cerámica

Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA da Roca Brasil Cerámica, sólida empresa global que figura como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo, com suas marcas Roca Cerámica e Incepa.

Para tanto, investe constantemente em suas fábricas por meio de tecnologias que, junto ao time de desenvolvimento de produtos, assegura entregar ao mercado um robusto portfólio de peças que seguem as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica – como é o caso da Supercompactadora Contínua +, adquirida pela Roca Brasil Cerámica em 2014, e com operação iniciada em 2015. Sustentabilidade e beleza andam lado a lado, criando linhas com soluções para todos os ambientes do lar, com peças de pequenos e SuperFormatos, capazes de atenderem ao mercado de revestimento e moveleiro.

Desde o final de 2021 pertence ao Grupo Lamosa, empresa mexicana de atuação mundial com foco na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Possui um histórico de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com operações em 9 países e 33 centros de produção nas Américas e na Europa. Hoje, o Grupo Lamosa ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 225 milhões de m².


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo