Celebrado neste domingo (15), Dia Internacional da Família tem balanço de ações do Governo Federal

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação Social do MMFDH
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Destaques são para o Famílias Fortes e o Programa Equilíbrio Trabalho-Família, Projeto Reconecte e Projeto-piloto Família na Escola. Ações somam investimentos de R$ 6,9 milhões em 2021 e mais de 151 mil famílias beneficiadas, com mais de 160 municípios contempladas em todo o país

Quatro iniciativas do Governo Federal são os destaques do Dia Internacional da Família, celebrado neste domingo (15). Promovidos pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o Famílias Fortes, o Programa Equilíbrio Trabalho-Família, o Projeto Reconecte e o Projeto-Piloto Família na Escola somaram investimentos de R$ 7,1 milhões em 2022. As políticas públicas são voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares.

Titular da Secretaria Nacional da Família (SNF/MMFDH), Angela Gandra ressalta a importância do convívio familiar para a formação da pessoa. “A sociedade só consegue desenvolver o seu papel quando investe na família, que é a base de tudo. O Poder Público também, pois as políticas públicas precisam contemplar os vínculos familiares e o bem-estar de seus componentes”, afirma.

“Pudemos celebrar o Dia Internacional da Família em nossa missão em Nova York e em Sessão Extraordinária na OEA, proposta pelo Brasil, apresentando nossas políticas públicas e divulgando o Consenso de Genebra que defende a vida, a família, a mulher e a soberania dos países. Tivemos a grande alegria de receber a adesão da Colômbia durante o evento. É palpável o papel fundamental do Brasil no fortalecimento da pauta da família no plano internacional: proporcional à dimensão da Nação”, defende Angela Gandra.

Famílias Fortes

Com investimentos de R$ 2.280 milhões nesta gestão, 31,8 mil famílias beneficiadas e 1,4 mil municípios que aderiram, o Famílias Fortes é uma metodologia de prevenção de comportamentos de risco destinada a famílias com adolescentes de 10 a 14 anos, desenvolvida ao longo de sete encontros semanais. A prevenção é realizada por meio do fortalecimento de vínculos familiares e desenvolvimento de habilidades parentais e socioemocionais.

Os principais resultados são a redução da agressividade; melhoria na qualidade da relação familiar e nas habilidades parentais; redução em maus-tratos infantis; melhoria nas habilidades sociais dos jovens e no engajamento escolar; melhoria do desempenho acadêmico; aumento em perspectiva de tempo futuro; redução do uso de drogas e diminuição do comportamento antissocial.

Reconecte

O projeto tem o objetivo de fortalecer os vínculos familiares por meio do uso adequado das novas tecnologias. A metodologia consiste na aplicação de quatro “Oficinas Reconecte” com duração de uma hora cada, aplicadas em encontros semanais, para famílias que participam junto com os filhos entre 9 e 14 anos. As atividades abordam temas relacionados à tecnologia e sua relação com a família, saúde, educação e segurança digital. Os investimentos são de R$ 1.770 milhão do Governo Federal.

No total, mais de 5 mil famílias serão beneficiadas com a execução do projeto Reconecte. Outras 3 mil pessoas foram capacitadas no curso a distância “A Família e as tecnologias digitais”, alcançando 1.068 municípios. Outras 17 localidades estão aplicando o Projeto Reconecte atualmente, por meio de Acordo de Cooperação Técnica com o MMFDH.

Entre os principais resultados, constam o aumento da compreensão sobre as vantagens e desvantagens das novas tecnologias para o ambiente familiar; entendimento sobre como as novas tecnologias podem afetar a saúde física e mental dos membros da família; e redução da dependência tecnológica especialmente entre crianças e adolescentes.

Complementam os resultados o aumento da segurança digital, evitando diversos riscos para a família e a prática de crimes como cyberbullying; a melhoria na qualidade da relação familiar com aumento de atividades realizadas em família; e a promoção do fortalecimento dos vínculos familiares por meio do uso adequado das novas tecnologias.

Família na Escola

É um projeto-piloto de promoção da parceria entre a família e a escola, destinado aos profissionais de ensino e famílias de crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental nos anos iniciais, por meio da formação das habilidades parentais, da garantia dos direitos da criança e do acompanhamento pedagógico, com foco no fortalecimento dos vínculos familiares e no desenvolvimento integral da criança. Mais de 6 mil famílias serão beneficiadas com parcerias firmadas pela Secretaria Nacional da Família neste primeiro semestre.

Os principais resultados contemplam a melhoria no repertório de habilidades sociais, educativas e parentais e nas habilidades de resolução de conflito familiar; maior envolvimento dos pais/responsáveis com as atividades acadêmicas dos filhos realizadas em casa e com a escola; aumento da coesão familiar; menores índices de evasão escolar; e diminuição dos índices de violência familiar e abandono.

Trabalho-Família

O Programa de Equilíbrio Trabalho-Família destina-se a fomentar o equilíbrio entre responsabilidades familiares e profissionais no Brasil. De acordo com a Portaria nº 2.904/20, o programa possui os seguintes componentes: I – Ações de Educação em Equilíbrio Trabalho-Família; II – Selo Empresa Amiga da Família; e III – Prêmio Melhores Práticas em Equilíbrio Trabalho-Família. No decorrer de 2021, foram beneficiadas cerca de 115 mil famílias. Os investimentos do Governo Federal foram de aproximadamente R$ 1 milhão.

Acesse mais informações sobre as iniciativas

Data comemorativa

O Dia Internacional das Famílias é celebrado anualmente no dia 15 de maio. A data foi proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, e reflete a importância que a comunidade internacional atribui às famílias. O dia também oferece uma oportunidade para promover a conscientização sobre questões relativas às famílias e para aumentar o conhecimento dos processos sociais, econômicos e demográficos que afetam as famílias.

Conheça a campanha "Semana da Família" nas redes sociais @mdhbrasil