Brasil,

Saiba qual é o vinho ideal para cada estação do ano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por 
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O vinho ideal para cada estação do ano O vinho ideal para cada estação do ano

Sommelier José Filho Anjos explica o comportamento de consumo de vinhos e espumantes do goiano. Ele promove o Goiânia Wine Festival dia 20 de maio no Enne Restaurante e Adega

O vinho vem a cada dia despertando mais consumidores no Brasil e isso pode ser comprovado em diversas pesquisas que mostram, que mesmo em países tropicais, onde as bebidas servidas bem geladas são mais populares, os fermentados de uva têm criado mais adeptos. O clima, inclusive, é um dos pontos importantes na hora da escolha da bebida, isso porque vinhos brancos, tintos e espumantes despertam sensações diferentes que é ideal para cada estação do ano.

As dicas vêm do sommelier José Filho Anjos, que está promovendo o Goiânia Wine Festival, que acontecerá dia 20 de maio no Enne Restaurante e Adega. Serão mais de 80 rótulos para degustação oferecidos pela Decanter Distribuidora e pelo Enne Restaurante e Adega, quando além de experimentar vinhos de mais 10 países, incluindo nacionais, os participantes também poderão conversar com sommeliers e entender um pouco mais sobre essa bebida milenar.

De acordo com Anjos, o estado de Goiás, mesmo tendo um clima predominantemente quente, o vinho tinto é o mais consumido, mesmo sendo mais indicado para dias mais frios. “ Dias quentes como os de verão pedem vinhos ácidos, frescos e de corpo leve, preferencialmente sem passagem por carvalho”, explica. Contudo, no inverno a dica é abusar dos vinhos mais robustos com taninos e corpo pesado. Segundo o sommelier, a bebida, além de toda sua essência, tem um teor alcoólico que é maior que cervejas, por exemplo, por isso é considerada uma bebida que aquece.

O comportamento do goiano, em especial o goianiense, é de quem ainda está conhecendo a diversidade da bebida. No inverno, por exemplo, o especialista e empresário nota que há o aumento do consumo de uma maneira geral o vinho. “O clima esfria um pouco por aqui e as pessoas já idealizam uma noite com vinho e harmonização, e isso reflete imediatamente nas adegas. Contudo, no período de férias, em especial de dezembro para janeiro há uma busca maior por vinhos leves como: espumantes, brancos e rosados”. Essas compras, além de serem destinadas ao consumo em casas de praias e resorts, também refletem os hábitos das confraternizações e de presentear típicas da época.

Estações do ano

Para o verão a dica é aproveitar o frescor dos espumantes, vinhos brancos e rosados. “Para quem não abre mão do tinto, basta dar preferência para vinhos das castas como Pinot Noir, Gamay e Tempranillo'', diz José.

Já na primavera, que em Goiás é quase um verão, os aromáticos como da casta argentina Torrotés e Riesling alemão também combinam com o calor. “A estação permite também degustar vinhos tintos que chamamos de macios e frutados como das castas: Garnacha (Grenache), Cinsault e alguns Carménère jovens”, lista Anjos.

Já na estação atual, o outono, quando as temperaturas começam a baixar, o especialista diz que já vale investir nos rótulos mais encorpados, “mas com boa acidez, assim como os vinhos da Toscana os Chianti, e também os Merlot franceses”. Enquanto no inverno, José sugere abusar dos vinhos mais gordos, com passagem por carvalho, com corpo e taninos mais altos, destaque para os aclamados vinhos de Tannat, Cabernet Sauvignon e os Malbecs.

*Harmonização*

Entre os fatores a ter em conta na harmonia do vinho com a comida, realça-se: o peso, a intensidade aromática, a acidez, o açúcar, em todos eles. É importante também avaliar o sal da comida e os taninos no vinho.

Dicas:
Verão: Ceviche e Sauvignon Blanc
Inverno: Fondue e Merlot
Primavera: Galinha caipira com pequi e Torrontés
Outono: Feijoada e Espumante Rosé Brut

*Serviço*
Goiânia Wine Festival
Local: Enne Restaurante e Adega
Endereço: R. 1136, 379 - St. Marista, Goiânia.
20 de maio das 20h às 23h
Mais de 80 rótulos internacionais e nacionais
Finger Food Enne Restaurante Adega
Harmonização com produtos da TEF Charcutaria
Valor: R$ 200
Pontos de venda:
Enne Restaurante e Adega - 62 99601-0226 (whatsapp)
Decanter - 62 3095 3003 (whatsapp)

Patrocínio
Saga BMW
XP investimentos
Apoio
Água prata e água cachoeirinha.
TFT Charcutaria
Mãe Gourmet
Record Goiás


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar